O que faz um Supervisor de Pesquisas do IBGE? Confira!
Foram publicados novos editais de processo seletivo simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Das 6.500 vagas ofertadas, 25 são destinadas ao cargo de Supervisor de Pesquisas do IBGE, cuja lotação será no Rio de Janeiro.
Sob organização do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 31 de março. Contudo, para garantir sua candidatura, também é necessário efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 30,27.
Ao se interessar por alguma vaga de emprego, é fundamental se atentar a alguns detalhes da função, principalmente, quanto às atribuições. Isso porque, é extremamente importante conhecer as atividades que serão realizadas pelo profissional.
Portanto, para tirar todas as suas dúvidas quanto à essa questão, elaboramos neste artigo tudo sobre as atribuições do cargo de Supervisor de Pesquisas do IBGE. Confira abaixo!
O que faz um Supervisor de Pesquisas do IBGE?
- Auxiliar no planejamento e execução dos trabalhos de definição metodológica da pesquisa, inclusive o detalhamento de âmbito, a elaboração do questionário e manuais;
- realizar pesquisa piloto;
- ministrar treinamentos objetivando à capacitação dos Agentes de Pesquisas por Telefone;
- organizar a distribuição das tarefas dos Agentes de Pesquisas por Telefone, de acordo com as orientações da coordenação da pesquisa;
- estabelecer contato com informantes, quando necessário;
- acompanhar e relatar à coordenação da pesquisa o desempenho dos Agentes de Pesquisas por Telefone;
- disponibilizar todo o tipo de informação possível aos Agentes de Pesquisas por Telefone, facilitando suas atividades de contato, convencimento e coleta de informações;
- reunir-se com os Agentes de Pesquisas por Telefone para uniformizar procedimentos e disseminar conhecimentos de casos específicos;
- comunicar à coordenação os problemas relacionados aos Agentes de Pesquisas por Telefone e ao andamento da pesquisa;
- auxiliar a coordenação na crítica de agregados e na análise e divulgação de resultados;
- levantar, organizar, sistematizar e avaliar informações;
- elaborar relatórios, gráficos e tabelas;
- analisar dados quantitativamente e qualitativamente;
- desenvolver eventualmente atividades de campo;
- seguir as medidas protocolares de prevenção e proteção à saúde determinadas pelo IBGE;
- utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) distribuídos pelo IBGE;
- executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas por seus superiores hierárquicos.
Além dessas, existem outras atribuições específicas de Supervisor de Pesquisas do IBGE por área de conhecimento. São elas:
Geral:
- dar suporte e assistência aos Agentes de Pesquisas por Telefone e à Coordenação no que diz respeito ao conhecimento de conceitos relacionados à pesquisa.
Gestão:
- dar suporte e assistência aos Agentes de Pesquisas por Telefone e à Coordenação no que diz respeito ao conhecimento das métricas qualitativas, indicadores de desempenho e técnicas motivacionais.
Suporte Gerencial:
- realizar atividades relacionadas à avaliação da produtividade, qualidade e assiduidade do trabalho dos Agentes de Pesquisa por Telefone;
- processar informações que permitam avaliar a consistência das informações prestadas pelos informantes e coletadas pelos Agentes de Pesquisa por Telefone nos questionários das pesquisas;
- atender pedidos de usuários para tabulações especiais;
- utilizar sistemas de informática voltados para estatística.
Tecnologia de Informação e Comunicação:
- dar suporte e assistência aos Agentes de Pesquisas por Telefone no que diz respeito ao conhecimento de tecnologias de informação e comunicação.
Quais as exigências para o desempenho das atribuições?
- capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados;
- acuidade visual para leitura e preenchimento de formulários impressos e/ou em meio eletrônico;
- capacidade motora para manusear microcomputador e seus periféricos durante a realização do trabalho;
- agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos nos cronogramas das atividades da pesquisa, e de acordo com o padrão de qualidade requerido.