O que estudar na semana anterior a realização do concurso? Questões objetivas envolvendo disciplinas jurídicas
Tema interessante e agora abordado é justamente saber o que estudar na semana que precede ao certame público.
O ideal seria revisar o material lido? Há tempo para isso?
Ler apenas as matérias com maior dificuldade?
Realizar apenas a leitura de lei seca conjugada com os últimos informativos?
A resposta para tantos questionamentos é: depende! Como assim depende?
Vamos lá, atualmente um aluno de alto desempenho realiza um planejamento diário de estudos, por meio de metas que devem ser cumpridas diariamente e semanalmente.
Além das metas, as quais envolvem leitura de material, aulas, resolução de exercícios, há também a leitura de informativos dos Tribunais Superiores a depender do conteúdo cobrado em cada certame.
Professor, até ai tudo bem, todo conteúdo acima o aluno/concurseiro já conhece, mas efetivamente o que seria o diferencial na última semana antes do certame? Por que a resposta acima é depende?
Em todo concurso deve o aluno observar, primeiro, o edital publicado ou o último edital caso não haja concurso aberto, bem como a banca examinadora, sendo certo que há bancas que cobram em provas objetivas a letra fria da lei, enquanto outras procuram o aspecto doutrinário, ou seja, deve o aluno observar efetivamente a banca de seu concurso e o perfil traçado, por exemplo, no último certame realizado.
Outra sugestão é ler novamente o edital na última semana, verificando quais legislações foram expressamente citadas e quais delas estão em “oculto”, mas que ainda sim serão cobradas, por exemplo:
Exemplo: Imagine que o edital cite em direito administrativo a matéria de concessão e permissão de serviços públicos, sem fazer qualquer menção a lei 8987/95. Deve o aluno na última semana reler a respectiva legislação, apesar de estar “oculta” em no edital.
Além disso, não pode o aluno, por exemplo, estudar, na última semana, um determinado conteúdo que sequer será cobrado, como por exemplo:
Exemplo: Suponhamos que o cargo almejado seja o de Procurador do Estado e que no edital publicado haja a previsão de direito penal, contendo apenas os crimes contra a administração pública. Dessa forma, sugiro que o aluno, na última semana, revise apenas a legislação específica sobre tais crimes e eventualmente algum material já estudado, não sendo necessário, por exemplo, estudar os crimes contra a vida, ou mesmo ler crimes que não serão cobrados.
Dando seguimento e considerando concursos como os de analista de tribunais ou mesmo do MPU que se aproxima, para as questões jurídicas, minha sugestão é que o aluno, após leitura do edital e de acordo com a banca específica, na última semana, observe e revise a legislação específica prevista no edital, sendo certo que as bancas de tais concursos, em minha opinião, tem um viés totalmente legalista, sem perder de vista, também, mas com menos intensidade, a leitura dos informativos.
Em relação a concursos como Magistratura, MP, Procuradorias ou Defensorias, após observar o perfil da banca e realizar a leitura do edital completo na última semana, minha sugestão é que o foco seja na leitura pesada dos últimos informativos que podem ser encontrados em websites específicos e que haja uma concentração absoluta na leitura de lei seca, incluindo súmulas dos Tribunais Superiores.
Além disso, sugiro que o aluno invista um pouco de tempo em conceitos básicos expostos pela doutrina ou pelo material estudado.
Exemplo: Em matérias como previdenciário além da leitura da legislação específica, deve o candidato ter em mente conceitos como os de segurados obrigatórios e facultativo, períodos de carência, períodos de graça e benefícios em espécie e seus requisitos, ou seja, deve realizar um exercício mental de quais aspectos em cada matéria são mais importantes.
De qualquer forma, o texto acima serve apenas como sugestão de quem já realizou diversos certames públicos, mas que somente com o estudo adequado e de alto desempenho logrou êxito na carreira pública a qual exerce atualmente.
Por fim, desejo boa sorte a todos os alunos!
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