Tribunais de Contas (TCU, TCE, TCM)

Concurso iminente: o que esperar do próximo edital do TCDF?

Olá, tudo bem com você? Hoje vamos falar sobre o próximo edital do TCDF.

Situação atual do próximo edital do TCDF

O concurso do TCDF está cada vez mais próximo de ser realizado. Afinal, o Cebraspe foi contratado para organizar o novo concurso público do Tribunal de Contas do Distrito Federal.

Inclusive, o extrato de contrato foi publicado no Diário Oficial do DF. Assim, serão ofertadas 07 vagas imediatas, além de cadastro reserva, para o cargo de Auditor de Controle Externo nas áreas de Microinformática e Infraestrutura de TI (03), Psicologia (02) e Arquivologia (02).

E tem mais, a expectativa é que o TCDF publique o seu edital ainda em junho. Além disso, os salários iniciais dos cargos chegam até os R$ 21 mil, além de vários benefícios fornecidos pelo órgão.

Vale a pena ressaltar que o resultado final do último certame do TCDF já foi homologado. Inclusive, a seleção segue vigente até 30 de abril de 2026, podendo ser prorrogada por mais dois anos, caso seja necessário.

O último edital contemplou 23 vagas mais cadastro reserva para cargos de nível superior em algumas áreas específicas, como:

  • 10 vagas: Auditor de Controle Externo – Auditoria;
  • 10 vagas: Analista Administrativo de Controle Externo; e
  • 03 vagas: Auditor de Controle Externo – Orientação Sistemas de TI.

Como começar a se preparar para o edital do TCDF?

Sabemos que a preparação para concursos públicos é uma jornada que exige dedicação, planejamento e atenção aos detalhes. Com um novo edital iminente, os candidatos precisam estar atentos às expectativas e exigências para garantir uma boa performance.

Mesmo que ainda não haja uma confirmação oficial sobre a data de publicação do novo edital, algumas expectativas podem ser delineadas com base em editais anteriores e nas necessidades atuais do TCDF. Alguns pontos que o estudante deve considerar ao estudar para o novo certame do TCDF é:

1. Cargos e Vagas

Como falamos, espera-se que o próximo edital ofereça vagas para cargos de Auditor de Controle Externo nas áreas de Microinformática e Infraestrutura de TI (03 vagas), Psicologia (02 vagas) e Arquivologia (02 vagas).

2. Requisitos

Os requisitos para os cargos geralmente incluem formação específica, dependendo da área de atuação. Por exemplo, para o cargo de Auditor de Controle Externo, é comum exigir graduação em áreas como Direito, Administração, Contabilidade, Economia ou Engenharia.

Sendo assim, é essencial que os candidatos verifiquem detalhadamente os requisitos do cargo desejado assim que o edital for publicado.

3. Conteúdo Programático

Por sua vez, o conteúdo programático é um dos aspectos mais desafiadores para os concurseiros. Afinal, com base em editais anteriores, podemos esperar que as provas incluam disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Contabilidade Pública, Auditoria Governamental e Conhecimentos Específicos da área de atuação.

Vale ressaltar que a preparação antecipada e o estudo contínuo dessas disciplinas são cruciais para garantir uma boa colocação no próximo certame.

4. Etapas do Concurso

O concurso do TCDF costuma ser dividido em algumas etapas, incluindo prova objetiva e prova discursiva. Nesse sentido, a prova objetiva geralmente é eliminatória e classificatória, enquanto a prova discursiva tende a avaliar a capacidade de argumentação e a profundidade de conhecimento dos candidatos.

5. Remuneração e Benefícios

Uma das principais motivações para a participação nos concursos do TCDF é a remuneração atrativa. Os salários iniciais para cargos de nível superior podem superar os R$ 21.000,00, além de benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte e plano de saúde.

Para cargos de nível médio, os salários também são bastante competitivos.

Dicas de preparação

1. Planejamento de Estudos

Elabore um plano de estudos detalhado, com cronograma diário e metas semanais. Distribua o tempo de estudo entre as diferentes disciplinas, dando mais atenção às disciplinas em que possui maior dificuldade e com maior peso na prova.

2. Materiais de Qualidade

Sabemos que para garantir a sua aprovação no TCDF é essencial investir em materiais de qualidade, claro, que você sabe que só com a Coruja, você tem acesso a tudo isso.

3. Simulados e Revisões

Realize simulados periódicos para avaliar seu desempenho e identificar pontos fracos. Ademais, as revisões regulares são essenciais para consolidar o conhecimento e garantir que você esteja preparado para a prova.

4. Saúde Mental e Física

Mantenha um equilíbrio entre os estudos e a saúde física e mental. Desse modo, pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação balanceada e reserve tempo para o lazer e o descanso.

Considerações Finais

O próximo concurso do TCDF é uma oportunidade imperdível para aqueles que buscam uma carreira estável e bem remunerada no serviço público. Além disso, a preparação antecipada e bem estruturada é a chave para o sucesso.

Desse modo, atente-se à publicação do edital, revise os conteúdos programáticos e mantenha-se motivado. Com dedicação e foco, é possível alcançar a tão sonhada aprovação.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@prof.elizabethmenezes

https://www2.tc.df.gov.br/
https://www.youtube.com/watch?v=Hjr6LYJSbws

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2024

Elizabeth Menezes de Pinho Alves

Bacharel em Administração pela UFPE, bacharelanda em Direito, pós-graduada em Direito Administrativo e Constitucional. Começou em 2014 os estudos para concursos apenas para a área fiscal, por influência de amigos e familiares que trabalhavam na área. Então, em 2017, com a abertura do concurso do Tribunal de Contas de Pernambuco, decidiu mudar o foco e aproveitar as oportunidades da área de controle, o que se mostrou uma excelente e acertada decisão. Atualmente exerce o cargo de Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, tendo também sido aprovada em: 5° lugar para Auditor Fiscal de Garanhus - PE (2015), Auditor Fiscal de Goiânia - GO (2016), Auditor Fiscal do Maranhão (2016), Analista de Gestão do TCE-PE (2017) e Auditor de Contas Públicas do TCE-PB (2018). Além disso, foi aprovada e nomeada em concursos de Auditor Fiscal Estadual, Municipal e da área de Controle.

Posts recentes

Gabarito Extraoficial TCDF – TI: veja a correção ao vivo!

Neste domingo, 17 de novembro, estão sendo realizadas as provas do concurso público do Tribunal…

9 minutos atrás

Obrigações Acessórias para SEFAZ-RJ: LTE

Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos sobre o resumo sobre as Obrigações…

22 minutos atrás

Apuração na Lei Kandir: Legislação Tributária Estadual

Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre a Apuração na…

4 horas atrás

ICMS para a SEFAZ-RJ: Legislação Tributária Estadual

Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos um resumo sobre o ICMS para…

4 horas atrás

Gabarito Extraoficial Câmara de Manaus: Técnico Legislativo

Neste domingo, 17 de novembro, são aplicadas as provas do concurso Câmara Municipal de Manaus. De…

5 horas atrás

Gabarito Extraoficial Dataprev – Desenvolvimento de Software

Neste domingo, 17 de novembro, são aplicadas as provas do concurso Dataprev. De acordo com o…

6 horas atrás