O Estudo e a utilização das redes sociais, dá para conciliar?
Olá, Pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar sobre o estudo para concurso público x uso das redes sociais. Vamos lá?
O Estudo e a utilização das redes sociais
A evolução da internet e o crescimento das Redes Sociais
A internet surgiu em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Atualmente, ela é tida como um produto capaz de alavancar diversos setores da sociedade, além de facilitar a vida da maioria das pessoas em todo o mundo. Juntamente com essa evolução da internet, presenciamos um crescimento acelerado das redes sociais.
Com esse avanço da internet cada vez mais presente em nosso cotidiano, o número de usuários das redes sociais cresce exponencialmente. Segundo um estudo realizado pela Hootsuite em parceria com We Are Social, estão atualmente conectadas na internet 4,7 bilhões de pessoas. A população mundial gira em torno de 7,85 bilhões de pessoas, isto é, mais da metade do mundo está conectado à rede.
O Estudo e a utilização das redes sociais: O Crescimento das redes sociais e a pandemia de COVID-19
Esse estudo também destacou o fato que 4,33 bilhões de pessoas utilizam alguma rede social. Em 2020, com a pandemia de COVID-19, os países tiveram um crescimento ainda maior dessas redes sociais, entre eles, os que tiveram maior crescimento de novos usuários nos últimos 12 meses foram: China, Índia, Indonésia e Brasil. Foram apresentados dados que há em média 900 mil novos usuários de redes sociais diariamente ao redor do mundo, o que quer dizer que há 10 novos usuários por segundo, ou seja, um crescimento de 14% ao ano.
Já a empresa Integration da Loures Consultoria, especializada em dados e insights, fez uma pesquisa que revelou que mais de 73% dos entrevistados aumentaram o uso das redes sociais desde o início da pandemia em março de 2020, demonstrando então o crescente número de usuários ativos. A mesma pesquisa mostrou que os usuários passam uma média de 30 horas por mês no WhatsApp, 15 horas no Facebook, 14 horas no Instagram e TikTok e 6 horas no Twitter.
Uso das Redes Sociais – Palavra-chave: Moderação
O concurseiro não precisa achar que para passar em concurso público não pode utilizar as redes sociais de jeito nenhum, mas deve sempre focar nas palavras: controle e moderação. Quando o estudante é disciplinado, concentrado e comprometido com os estudos, a internet acaba sendo utilizada de maneira eficiente e possibilita colher os frutos positivos.
Já para os estudantes com pouca disciplina e com muita dificuldade de concentração, a internet pode se tornar uma grande vilã, porque pode atrapalhar muito os estudos na sua preparação para o concurso público.
Segundo uma pesquisa publicada pelas Universidades de Melbourne e de Monash, que analisou a relação entre as redes sociais e depressão, ansiedade e bem-estar. Descobriu que o uso regular de redes sociais contribui para a saúde mental, os pesquisadores descobriram que as redes sociais se revelaram úteis para conectar as pessoas e fazer com que elas recebam apoio social, além de fornecerem uma fonte de apoio para os indivíduos que possuem dificuldade com interações face a face.
Então a palavra chave para conseguir utilizar as redes sociais e estudar para concurso público é: MODERAÇÃO.
O Estudo e a utilização das redes sociais: Como administrar o uso das Redes Sociais
O maior problema não está nas redes sociais, mas sim quando não conseguimos administrar o uso dessas ferramentas, fazendo com que elas sejam um obstáculo para melhorar seu desempenho nos estudos. Ou seja, o problema está na forma como você lida com essas redes sociais.
Primeiramente, você deve ter consciência do tempo que você utiliza essas ferramentas, no seu planejamento de estudos você deve alocar o tempo de utilização das redes sociais como o seu momento de lazer, uma excelente maneira é programar horários para acessar essas redes, como se fosse o prêmio por alcançar uma determinada meta de estudo.
Uso das redes sociais: Deixe o celular longe do seu ambiente de estudo
Foco nos estudos e companhia do celular não combinam, o ideal é evitar levar o aparelho para o seu local de estudo.
Mas e se eu desativar as notificações das redes sociais?
Mesmo que você desative as notificações para aparecer na tela bloqueada, o fato de saber que seu celular está do seu lado, tende a fazer com que você sinta vontade de dar uma conferida, uma vez que esse contato visual é um forte gatilho para você se distrair.
Para manter o foco, os seus estudos devem ter o mínimo possível de interrupções e paradas. Aqueles minutinhos que você interrompe para atender uma ligação ou mexer rapidinho no celular pode se tornar rápido em meia hora perdida, não é mesmo?
O Estudo e a utilização das redes sociais: Redes Sociais como aliada
Uma forma de aproveitar as redes sociais para o estudo para concurso público, é aproveitar os fóruns e grupos temáticos, principalmente no Facebook, Whatsapp, Telegram e até no LinkedIn. Nessas plataformas, você pode participar ou até criar grupos entre alunos, colegas, professores, etc, com o objetivo de compartilhar informações, tirar dúvidas, compartilhar experiências, entre outros.
As redes sociais acabam então sendo uma forma dinâmica de estudo coletivo, pois além de permitir troca de informações e experiências, possibilita os estudantes conhecerem outras pessoas que estão na mesma situação que eles, além de possibilitar o acesso a professores que podem os auxiliar.
Ao seguir professores nas redes sociais, o concurseiro acaba tendo ótimas referências e fontes de informação. Além deles compartilharem conteúdo relevante para o estudo, como materiais de estudos, artigos, aulas, etc.
Uso das redes sociais: Como organizar os estudos
Na internet existem inúmeras técnicas de estudo que você pode consultar. Algumas estratégias que vão te ajudar no planejamento da sua rotina de estudos pelas redes sociais, para gerenciar o tempo e os conteúdos.
A Técnica Pomodoro, por exemplo, consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. Essa técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, ele procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Então, ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas tarefas.
Dessa maneira, seu timer tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) e girava durante 25 minutos, emitindo um barulho no final desse prazo. Nesse meio tempo, Cirillo se concentrava nas suas tarefas sem interrupções. Ao perceber os resultados satisfatórios, divulgou sua técnica em 1992. Você pode utilizar essa técnica para controlar seu uso das redes sociais.
Reservar períodos de descanso e lazer é extremamente importante para quem estuda para concurso. Por exemplo, a cada duas horas, um descanso de 30 minutos. Deixe um tempo também para usar as redes sociais como entretenimento – delimite os horários (utilize despertador se necessário).
Cada concurseiro tem o seu jeito mais eficiente para estudar. Você precisará encontrar o que melhor funciona para você, nunca esquecendo que o mais importante é manter o foco e a disciplina nos seus objetivos.
Espero que tenham gostado do artigo sobre o uso das redes sociais!
Um abraço e bons estudos!
Leonardo Mathias
@profleomathias
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
https://www.instagram.com/estrategiaconcursos/
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
.