Olá pessoal,
No dia 10/05/2018, saiu o gabarito preliminar do Concurso EBSERH 2018. Muitos alunos estão me procurando para que eu auxilie na elaboração de recursos de algumas questões. Então, decidi escrever um passo a passo neste artigo para ajudá-los.
Consideração importante – Para ter acesso à prova no site da banca, é necessário digitar CPF e senha do candidato. Como eu não me inscrevi na prova, não tenho acesso aos cadernos de prova. As questões que eu tive acesso, foram enviadas por alguns alunos. Então, eu não tenho como precisar se o caderno de prova é o mesmo no Brasil todo. Há possibilidades de diferenças entre os cadernos de prova e gabaritos de uma região para outra. Por esse motivo, eu vou apresentar a questão que acredito ser possível de recurso sem colocar número. Daí, você procura se esta questão está no seu caderno de prova ok?!
1o) O recurso deve ser feito pelo próprio candidato, portanto, eu vou dar as instruções e o argumento teórico baseado em referências científicas para que vocês elaborem o recurso com suas próprias palavras.
2o) A interposição de recursos poderá ser realizada das 9:00 do (primeiro dia subsequente ao da divulgação dos gabaritos) às 18:00 horas do dia 12/05/2018 (segundo dia subsequente ao da divulgação dos gabaritos), seguindo o horário oficial de Brasília. Então, o prazo acaba hoje!
3o) Para recorrer contra o gabarito preliminar da prova objetiva, você deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/ebserh_18_assistencial, e seguir as instruções desta página.
4o) A questão que cabe recurso é:
(CESPE / EBSERH – 2018)
Ao fazer uma cenoura refogada, lavar e descascar são etapas de pré-preparo; e higienizar e submeter ao calor, etapas de preparo.
REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS:
FONTE 1:
A autora Domene (2015), nas páginas 113 a 115, relata que os processos de lavagem e decontaminação de hortaliças fazem parte das etapas de pré-preparo. Ao falar sobre as etapas de preparo, nas páginas 115 e 116, a autora cita as técnicas para cozimento das hortaliças.
DOMENE, S. M. A. Técnica Dietética: teoria e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
FONTE 2:
Segundo a autora Philippi (2014), página 29, o pré-preparo consiste em operações de limpeza, divisão ou mistura, para serem consumidos crus ou submetidos à cocção. A autora completa dizendo que durante o pré-preparo podem ser utilizados métodos secos (escolher arroz ou feijão) ou úmidos (lavar frutas verduras e legumes). Com relação ao preparo, na página 31, a autora relata que esta etapa compreende as operações por meio de energia mecânica (divisão ou união), energia térmica (calor ou frio), ou associação de ambas. E ainda, ela cita a cocção como exemplo de preparo.
PHILIPPI, S. T. Nutrição e Técnica Dietética. 3 ed. Barueri: Manole, 2014.
Diante das argumentações teóricas, a higienização não corresponde uma etapa de preparo dos alimentos e sim, a uma etapa de pré-preparo. A afirmativa está errada.
Na elaboração do seu recurso:
Até mais,
Profa Gil
Mais sobre o Concurso EBSERH 2020
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…