Novo Método de Cálculo da Nota do Cespe: Entenda o que mudou
Neste artigo, analisaremos o novo método de cálculo da nota do Cespe, a banca mais temida pelos concurseiros
O modelo de cálculo da nota do Cespe tem sido, tradicionalmente, aquele em que uma questão errada anula uma certa. Em outras palavras, o candidato vinha sendo penalizado pelo erro, de forma a desincentivar o “chute”.
No edital do TJ-AM, entretanto, a banca Cespe mudou a sua forma de avaliação. Será que deixará de ser tão temida pelos concurseiros?
1) Qual a nova sistemática de cálculo da nota do Cespe?
Analisaremos, a seguir, a nova sistemática de cálculo da nota da Cespe conforme o edital publicado para o TJ-AM, começando com o cálculo para o Cargo de Nível Superior e, posteriormente, para o cargo de Nível Médio. Para isso, iremos abordar os seguintes tópicos:
- Pontuação para o Cargo de Nível Superior TJ-AM
- Pontuação para o Cargo de Nível Médio TJ-AM
- Conclusão e Resumo das Equações
1) Pontuação para o Cargo de Nível Superior TJ-AM
Por questões meramente didáticas, vamos dividir esse tópico em dois subtópicos, para compreendermos a diferença no cálculo nas notas das provas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
1.1) Como Calcular a Pontuação na Prova de Conhecimentos Básicos
De acordo com o novo edital do TJ-AM, para sabermos a pontuação positiva, ou seja, a pontuação dos acertos da prova de Conhecimentos Básicos, será necessário dividir 40 (número total de questões da prova) por 40 menos o número de questões anuladas na prova de Conhecimentos Básicos, o qual a Cespe chamou de “n1”.
Visualmente, a conta a ser feita será a seguinte:
Assim, se nenhuma questão for anulada, teremos 40 dividido por 40, o que corresponde a 1 ponto por questão certa, veja só:
A inovação trazida pelo edital do TJ-AM está no cálculo da pontuação negativa, aquela relativa aos erros. Para calculá-los, dividiremos 20 (total de questões dividido por dois) por 40 menos “n1” (total de questões menos questões anuladas).
Assim, a conta a ser feita será a seguinte:
Se não houver anulações, portanto, a conta ficará a seguinte:
Nesse contexto, será necessário errar duas questões para que uma correta seja anulada. Ou seja, uma questão errada não mais anulará uma correta!
Mudando um pouco o cenário, caso tenhamos 5 questões anuladas, teremos “n1” valendo 5 (n1= 5). Vejamos como isso mudará as equações:
Portanto, a pontuação positiva obtida será 1,14 multiplicado pelo número total de questões corretas.
Qual será a pontuação negativa? Vejamos:
Como podemos ver, no caso de um acerto, você terá 1,14 pontos, e para perder essa pontuação, será necessário errar duas questões. Veja que 0,57 multiplicado por 2 é exatamente o valor de um acerto, ou seja, 1,14!
1.2) Como Calcular a Pontuação na Prova de Conhecimentos Específicos
A lógica aplicada para obtermos a pontuação na prova de Conhecimentos Específicos é exatamente a mesma daquela que aplicamos no tópico anterior.
Relativamente à pontuação positiva, ou seja, aquelas questões que você acertou, deve-se dividir 80 (total de questões de conhecimentos específicos) por 80 menos o número de questões anuladas da prova de Conhecimentos Específicos, o qual a banca Cespe chamou de “n2”.
Montando a equação, você terá o seguinte:
Já para a pontuação negativa, relativa às questões erradas, deve-se dividir 40 por 80 menos “n2”.
Veja como ficará a equação para esse cálculo:
Conforme vimos até aqui, temos a mesma lógica da prova de Conhecimentos Básicos, ou seja, é necessário errar duas questões para que se anule uma correta!
Com esse novo método de cálculo, a questão anulada não será mais distribuída para todos. A questão anulada elevará o valor da pontuação positiva e, também, da negativa. Com isso, verificar-se-á uma redistribuição dos pontos das questões anuladas.
2) Pontuação para o Cargo de Nível Médio TJ-AM
Para a prova dos cargos de nível médio do concurso do TJ-AM, aplicaremos a mesma lógica que mostramos para os cargos de nível superior, só mudaremos os números da equação para adequarmos aos números de questões. Veja abaixo:
Para a prova de Conhecimentos Básicos, as equações ficarão da seguinte maneira:
Já para a prova e Conhecimentos Específicos, o cálculo das pontuações se dará a partir das seguintes equações:
3) Conclusão e Resumo das Equações
A partir do edital para o Concurso TJ-AM, acreditamos que o Cespe mudará a forma de cálculo de sua nota para as próximas provas.
Com sua nova sistemática de cálculo, haverá um balanceamento na pontuação quando houver anulação de alguma questão, aumentando tanto a pontuação do acerto quanto do erro.
Com isso, o candidato somente perderá um ponto de acerto ao errar duas questões. Com certeza é uma grande notícia para todos!
Apresentamos, de maneira mais resumida, todas as equações apresentadas reunidas na tabela abaixo. Veja só como a lógica de errar duas para anular uma certa se mantém:
Abraços,
Professor Vinícius Silva