Novo concurso MMA é solicitado com 350 vagas!
Foi solicitado um novo concurso público para o Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas (MMA) com 350 vagas.
A proposta, oficializada nesta quarta (29), tem o objetivo de preencher um único cargo em seu quadro efetivo de profissional, o de Analista Ambiental, pertencente à Carreira de Especialista (CEMA) da Pasta.
Em ofício, o MMA prevê que serão chamados 98 novos servidores no último concurso, realizado em 2023 e já homologado. No entanto, o órgão afirma que tal provimento não é suficiente.
Assim, foi enviado o respectivo pedido, que, conforme o documento, seria crucial para atender às demandas do Ministério, bem como a carência de servidores qualificados e diminuir a discrepância entre as áreas de execução.
A Pasta acredita que a seleção “traria uma série de benefícios para a instituição”, como melhorias na qualidade dos serviços, aumento da produtividade, redução de custos operações e maior capacidade de implementar políticas públicas.
Ademais, o último concurso do MMA ofertou 98 vagas imediatas para o cargo de Analista Ambiental, cuja exigência é de nível superior e o salário de R$ 8,8 mil.
Reestruturação da carreira!
Conforme comunicado pelo órgão, além das negociações salariais em curso, foram alcançados progressos para ampliar o quadro de funcionários tanto do Ministério do Meio Ambiente quanto das entidades a ele vinculadas.
Na quarta reunião da Mesa Específica e Temporária de Negociação, ocorrida em 5 de abril, foram expostas novas tabelas de ajustes salariais para os próximos dois anos.
A seguir, confira os principais pontos da proposta para a carreira de especialista em meio ambiente (CEMA):
- Reajuste médio do vencimento básico (VB) de 35%;
- Reajuste do valor da gratificação por qualificação (especialização, mestrado e doutorado); e
- Criação de gratificação de localização para valorizar os servidores lotados em locais de média e alta dificuldade de atuação.
Com essa proposta, o reajuste final para os cerca de 3 mil servidores de nível superior na ativa será de 19% a 36%, de acordo com a qualificação, o desempenho, o tempo de serviço e o local de atuação.
Para os cerca de 1,8 mil servidores de nível técnico na ativa, o reajuste será de 18% a 45%, também segundo a qualificação, o desempenho, o tempo de serviço e o local de atuação.
Para saber mais sobre novos concursos MMA, que foi solicitado, acesse o nosso artigo exclusivo e completo:
Saiba mais: concurso MMA