Como funciona o novo concurso do Ibama? Confira aqui!
O novo concurso do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) está cada vez mais próximo de ser oficialmente aberto.
Isso porque, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi oficialmente definido como banca organizadora do certame.
A partir da definição da banca, todos os esforços são voltados para a publicação do edital de abertura, que confirmará todos os detalhes importantes.
Entretanto, algumas informações já foram divulgadas e, claro, não vamos deixá-las de lado! Confira aqui todos os detalhes já conhecidos pelo principal no ramo de concursos.
Além da definição do Cebraspe como banca, o IBAMA havia divulgado que serão contempladas um total de 460 vagas. Estas, por sua vez, já contam com o número de ampliado, que foi publicado em portaria do Diário Oficial da União.
O quantitativo será distribuído em dois cargos: Analista Administrativo (120) e Ambiental (330). Ambos possuem salário inicial de R$ 8.817,70.
Além disso, para ingressar efetivamente no certame e realizar as diferentes atribuições dos cargos, o candidato, necessariamente, precisa possuir nível superior de formação, sendo em qualquer área de atuação.
As carreiras, ainda, possuem auxílio alimentação de R$ 1.000,00, vale transporte, convênio médico, vale-escola e muitos outros benefícios da carreira pública federal.
Outro ponto a ser destacado é que foi firmado acordo com o MGI para reestruturação remuneratória em duas etapas, sendo a primeira em janeiro de 2025 e a segunda em abril de 2026.
Haverá, ainda, reposicionamento dos servidores nos padrões atualmente ocupados, conforme detalhado no termo abaixo:
O IBAMA, também, chegou a mencionar a urgência de contratação de novos servidores e, por isso, a expectativa é de que as nomeações não demorem para serem realizadas, bem como as provas e as demais etapas.
Ademais, é possível conferir as atividades realizadas por cada carreira logo abaixo:
Analista Administrativo
- Realizar todas as atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Ibama.
Analista Ambiental
- exercer as atividades de planejamento ambiental, organizacional e estratégico afetos à execução das políticas nacionais de meio ambiente formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades: regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental; monitoramento ambiental; gestão, proteção e controle da qualidade ambiental; ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros; conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção; e estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais
Por fim, em outubro de 2024, o IBAMA contava com 2.311 cargos vagos, sendo no cargo de Analista Ambiental o maior déficit: 1.507 cargos. Enquanto para Analista Administrativo são um total de 709 cargos.
Acesse o nosso artigo completo e exclusivo sobre o novo concurso IBAMA e veja mais detalhes!
Mais informações sobre o concurso IBAMA