Novo concurso Câmara de Recife é determinado pelo TCE. Veja!
Um novo concurso público para a Câmara Municipal de Recife, estado do Pernambuco, pode ser realizado em breve considerando a determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE PR).
Isso porque, de acordo com relatório de auditoria, a Casa Legislativa deve, no prazo de 180 dias, adequar a proporção entre servidores efetivos e comissionados e ainda reduzir o número de cargos em comissão que não seja de direção, chefia ou atribuições específicas.
Atualmente, mais de 90% dos funcionários que trabalham na Câmara ocupam funções comissionadas, enquanto apenas 9,8% são efetivos. O TCE também ordenou a exoneração de 189 cargos em comissão.
Toda essa determinação resulta de um pedido de auditoria realizado pelo conselheiro Marcos Loreto. Com isso, além da solicitação de um novo concurso para a Câmara Municipal de Recife, o relator estabeleceu a seguinte lista:
- Realização de levantamento das reais necessidades de contratação de pessoal;
- Exoneração de pessoas que ocupam cargos em comissão e cargos comissionados sem atribuição de direção, chefia e assessoramento, ou sem atribuições claras e objetivas;
- Propor projeto de lei que trate da extinção dos cargos comissionados identificados e da criação de cargos efetivos necessários aos serviços da Câmara;
- Nomeação de cargos efetivos vagos.
E como foi o último concurso da Câmara de Recife?
Com edital publicado em 2014, a última seleção da Casa ofertou 78 vagas imediatas para diversos cargos de nível médio e superior. A organização ficou por conta da Fundação Getulio Vargas – FGV.
Os mais de 24 mil candidatos inscritos foram avaliados mediante aplicação de até duas etapas, conforme escolaridade, compostas de Prova Objetiva e Prova de Títulos.