Durante reunião com autoridades, Sinait cobra concurso AFT
O presidente do SINAIT, Bob Machado, reuniu-se com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, o secretário do Trabalho, Mauro Rodrigues, e o chefe de gabinete do ministro, Omar Mohamed para cobrar a realização de um novo concurso AFT.
Vale lembrar que, recentemente, foi protocolado um pedido para realização do certame. Entretanto, até o momento, não houve um retorno acerca do assunto.
“A carreira conta hoje com 1.993 Auditores-Fiscais do Trabalho na ativa, registrando um total de 1.651 cargos vagos. Uma das principais razões desse déficit é que, por lei, a carreira com 3.644 cargos, registra em média, todos os anos, a aposentadoria de cerca de 130 Auditores. Somado a isso, desde 2013 não é realizado concurso para preencher esses cargos vagos”, afirmou Bob.
O presidente reafirmou que a recomposição é urgente, a fim de não agravar as ações da carreira em várias frentes como, por exemplo, “no combate ao trabalho escravo e infantil, inclusão do jovem aprendiz no mercado de trabalho, fiscalização da legislação trabalhista e de segurança e saúde no trabalho, entre outras importantes questões.
Além disso, durante o encontro, também foi discutida a Regulamentação do Bônus de Eficiência e de Produtividade. O ministro do trabalho demonstrou apoio em relação às demandas solicitadas e disse que pretende fazer gestões sobre os temas.
O último certame para o cargo foi realizado em 2013, com oferta de apenas 100 vagas. Desde então, novas solicitações de concurso foram realizadas, sem sucesso.
Com remuneração inicial de R$ 21.029,09, o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho exige formação superior em qualquer área.
Ficou interessado nas informações disponíveis até aqui? Quer acompanhar de perto a reuniões e pedidos da Sinait? O Estratégia preparou um artigo completo e exclusivo sobre o concurso AFT: