Aprenda como calcular a nota do ENEM e tire proveito desse conhecimento para melhorar sua pontuação!
Você sabe a diferença entre os pesos das provas do ENEM e como isso afeta a sua nota? Ou o que quer dizer Teoria de Resposta ao Item (TRI)?
Estar afiado com os conteúdos das disciplinas é, sem dúvida, a parte mais importante da preparação para o ENEM, mas conhecer as minúcias e os métodos utilizados no exame pode ser um diferencial frente à concorrência.
Este artigo irá ajudar você a compreender melhor como é calculada a nota do ENEM e como você pode tirar proveito desse conhecimento para melhorar sua pontuação. Vamos lá?
A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o método utilizado para calcular a nota do ENEM. Esse método é diferente daqueles utilizados pelos vestibulares tradicionais.
No modelo comum das provas objetivas, cada item possui uma pontuação fixa (se o candidato acerta, ganha a pontuação fixada; se o candidato erra, não ganha ponto). Já no ENEM, cada questão da prova possui uma pontuação diferente, baseada no nível de acertos e erros obtido através de um pré-teste, realizado pelo próprio Ministério da Educação (MEC) com 20 mil alunos de escolas públicas e particulares.
Assim, se muitos alunos erraram determinada questão durante o pré-teste, a TRI classifica essa questão como difícil e, portanto, atribui uma pontuação maior a ela. A mesma lógica vale para as questões com maiores níveis de acertos, classificadas como mais fáceis.
Imagine um velocímetro de um carro, indo de 0 a 100. É como se todas as 180 questões do ENEM estivessem distribuídas nesse intervalo de 0 a 100, cada uma com a sua respectiva “velocidade”/dificuldade.
Mas esse é só o começo do cálculo da nota do ENEM! Durante a correção da prova, cada resposta dada pelo candidato vai definindo o grau de conhecimento desse candidato.
Exemplificando: se o candidato acertou a maioria das questões difíceis de Português, ele será classificado como um candidato de alto grau de conhecimento na matéria e, assim, capaz de acertar, também, boa parte das questões médias e fáceis de Português.
Dessa forma, a nota do ENEM é calculada considerando a consistência das respostas do candidato.
Vamos pegar como exemplo dois candidatos que acertaram cinco questões de Português. O candidato “A” acertou a maioria das questões fáceis. Já o candidato “B” errou boa parte das fáceis e acertou boa parte das difíceis. Embora tenham o mesmo saldo de questões certas (cinco), eles terão notas diferentes.
O candidato que acertou as questões fáceis terá uma nota maior, pois seu desempenho é coerente. O candidato “B”, que errou questões fáceis e acertou as difíceis, terá a sua nota reduzida, pois a TRI entenderá o acerto nas questões difíceis como “chute” e reduzirá a pontuação atribuída a cada item certo. Veja a imagem ilustrativa abaixo:
Embora pareça injusta à primeira vista, a Teoria de Resposta ao Item é exatamente uma forma de tornar a nota do ENEM mais justa. Utilizada em algumas universidades dos EUA e da Coreia do Sul, a TRI evita que um candidato leve mais pontos por conta de “bons chutes” e privilegia o candidato que estudou de forma constante e criou uma base sólida de conhecimento.
Como vimos, a nota do ENEM é calculada com base na TRI. Uma boa estratégia para você levar para a prova, então, é manter o foco nas questões fáceis e medianas, deixando as mais difíceis (aquelas que levam mais tempo e que poucos candidatos serão capazes de resolver) para depois.
A questão é: como separar as questões entre aquelas que vale investir tempo e aquelas que são possíveis de preterir?
Para identificar as questões fáceis vale fazer uma leitura prévia da prova e encontrar os itens de leitura mais rápida e de fácil entendimento. Para isso, nada melhor do que treinar seu olhar resolvendo questões antes da prova, durante a sua preparação para o ENEM. É algo que sempre repetimos aqui no Estratégia: faça muitas, muitas questões, para conhecer a linguagem utilizada na prova do ENEM.
Outro ponto importante: de nada adianta saber identificar as questões se não houver tempo para respondê-las. Planeje bem o andamento da prova. Não corra o risco de ficar sem tempo para responder e acabar chutando. Ainda que seja seu dia de sorte, sua nota tem grandes chances de ser reduzida se você apelar para o chute.
Até agora, vimos como funciona o cálculo da nota do ENEM.
Mas a prova fornecerá a você cinco notas no total, cada uma delas para uma área de conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação).
Para o cálculo das notas das quatro primeiras áreas é usada a metodologia TRI. A nota de redação segue o sistema tradicional, variando de 0 a 1000.
Para saber a sua nota final ou sua média no ENEM, você terá que somar as cinco notas “parciais” e dividir por cinco, certo? Mais ou menos. Isso porque cada Universidade ou Faculdade atribuirá pesos diferentes para cada área do conhecimento, de acordo com o curso pretendido.
Os pesos diferentes para cada área do conhecimento afetam diretamente na sua nota final. Em alguns casos, a nota da Redação tem peso maior que as demais provas – por exemplo, peso 2, o que significa que sua nota será multiplicada por 2. Em cursos de Engenharia, o peso de Matemática pode ser maior do que o peso de Português. A lógica inversa vale para um curso de Jornalismo, por exemplo.
Mas isso não é uma norma estabelecida pelo MEC. As universidades e faculdades possuem independência para decidir os pesos que vão atribuir para cada curso. Veja esse exemplo da Universidade Federal de Pernambuco:
Agora que você já conhece detalhes de como é calculada a nota do ENEM e como você pode melhorar sua pontuação, é hora de fazer o mais importante: estudar!
Abraços,
Daniel Reis
Como estudar para o ENEM: 7 Passos Essenciais
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
A Prefeitura de Crateús, no Ceará, teve divulgado um novo cronograma para o seu concurso…
A Prefeitura Municipal de Careaçu (MG) publicou o novo edital de concurso público com vagas professor…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Careaçu, em Minas Gerais. O…
Vem aí concurso TRT RJ (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região) com edital divulgado ainda…
Agora está oficialmente assinado o contrato com a Fundação Carlos Chagas (FCC) para realização do…