Inúmeras oportunidades estão surgindo todos os dias no mundo dos concursos e muitas acabam exigindo o conhecimento de contabilidade, seja para a área fiscal, seja para a hora de controle, além de tantas outras oportunidades para quem é formado em ciências contábeis. Por isso, veremos neste artigo mais informações e quais os tipos de exigência das Normas Brasileiras de Contabilidade – NBCs para concurso público.
Se você vai prestar um concurso, cujo edital exija conhecimento das normas de contabilidade, ainda que a prova não seja específica para contador, precisa incluir nos seus estudos as Normas Brasileiras de Contabilidade, pois atualmente é muito difícil uma prova de contabilidade não incluir questões das referidas normas.
Assim, a recorrência das NBC em provas de concurso, de todos os níveis, está cada vez mais alta, e as questões são de altíssimo nível.
Como veremos mais à frente, existem muitas normas de contabilidade e várias delas são bastante extensas, por isso você não tem tempo a perder e deve incluir o quanto antes as Normas Brasileiras de Contabilidade no seu ciclo de estudos.
Nesta análise das NBCs para concurso público, vamos, primeiramente, esclarecer todos os tipos de Normas Brasileiras de Contabilidade existentes.
Vamos logo começar nosso estudo das NBCs para concurso público, porque as oportunidades não param de surgir!
As Normas Brasileiras de Contabilidade dividem-se em Profissionais e Técnicas.
Assim sendo, segundo o Conselho Federal de Contabilidade, as Normas Profissionais estabelecem regras para o exercício da profissão e são formadas pela seguinte classificação:
NBC PG – Geral
NBC PA – do Auditor Independente
NBC PP – do Perito Contábil
Já as Normas Técnicas instituem conceitos doutrinários, regras e metodologias aplicadas de Contabilidade e dividem-se em:
NBC TG – Geral:
Normas Completas
Normas Simplificadas para PMEs
Normas Específicas
NBC TSP – do Setor Público
NBC TA – de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica
NBC TASP – de Auditoria de Informação Contábil Histórica Aplicável ao Setor Público
NBC TR – de Revisão de Informação Contábil Histórica
NBC TO – de Asseguração de Informação Não Histórica
NBC TSC – de Serviço Correlato
NBC TI – de Auditoria Interna
NBC TP – de Perícia
Além disso, dentro do rol de NBCs para concurso público também estão as REVISÕES NBC que alteram a redação das Normas acima citadas:
Aliás, dentro da análise das NBCs para concurso público, importante esclarecer que, incluídas no rol das NBC TG – Geral estão as Normas Completas, citadas acima, que possuem correlação com as normas emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), também muito comuns em provas de concursos.
Assim, a norma NBC TG 04, por exemplo, disciplina sobre o Ativo Intangível, da mesma forma que o CPC 04 (R1) – Ativo Intangível, e a redação de ambas as normas é bastante parecida.
Diante de todas as informações supracitadas, devemos ficar atentos ao edital do seu concurso, para saber quais Normas serão cobradas na prova, pois, conforme elencado acima, existem inúmeras classificações das Normas Brasileiras de Contabilidade e das normas emitidas pelo CPC.
Além disso, para se ter uma ideia da quantidade de normas e do vasto conteúdo de que tratam, as NBC TSP – do Setor Público, por exemplo, são formadas atualmente por um total de 35 normas em vigor. Já as NBC TA – de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica são compostas por 38 normas.
Assim, as principais normas do setor público são as seguintes: Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, NBC TSP 04 Estoques, NBC TSP 07 ativo imobilizado, NBC TSP 08 ativo imobilizado, NBC TSP 11 apresentação das demonstrações contábeis.
Inclusive, se o seu edital exige o conhecimento de auditoria, o estudo de algumas normas é imprescindível, por isso vamos listá-las aqui: Estrutura Conceitual para Trabalhos de Asseguração, NBC TA 200 (R1) – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, NBC TA 230 (R1) – Documentação de Auditoria, NBC TA 500 (R1) – Evidência de Auditoria e NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria.
Como vimos, em função da quantidade de NBCs para concurso público, uma prova cujo edital incluiu tais normas no conteúdo programático é uma prova que dá muitas possibilidades de cobrança ao examinador, então estude muito.
As cobranças são, de fato, as mais diversas. Existem inúmeras questões literais, quando a banca retira parte do texto das normas e transforma em questões, assim como existem as questões um pouco mais elaboradas, quando a banca cria uma história e questiona qual a alternativa correta para aquela situação, de acordo com a norma.
Em vista disso, aposte nos resumos, mapas mentais e, principalmente, na resolução de muitas questões.
Além disso, hoje já temos um banco de questões bastante grande das Normas Brasileiras de Contabilidade, em função do alto índice de cobrança, o que lhe dá muitas possibilidades de treino.
Por fim, sugerimos que você comece a estudar as NBCs para concurso público o quanto antes, pois em matérias extensas como essa, o tempo é ainda mais valioso.
Bons estudos!
Vai disputar uma vaga em concursos que cobram contabilidade, mas precisa da nossa ajuda? Confira aqui todos os cursos que preparamos.
Quer saber tudo sobre os concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Link utilizado:
https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/
Após uma década, foi oficialmente autorizada a realização do novo concurso CGE PI (Controladoria-Geral do…
Um novo concurso da Prefeitura de Santa Maria Madalena, no Rio de Janeiro deve ser divulgado em breve…
O concurso Sefaz DF (Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal) está oficialmente autorizado.…
O aguardado concurso Sefaz DF (Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal) está oficialmente…
O tão aguardado concurso SEFAZ PI (Secretaria da Fazenda do Piauí) vai finalmente sair do…
O concurso Sefaz PI (Secretaria da Fazenda do Piauí) está oficialmente autorizado, e nós preparamos…