Não se pode somar bananas com laranjas – provérbio português.
Meus amores!
Quanto tempo! Que saudade de escrever para vocês!
Finalmente, estou chegando à segunda parte da minha estadia aqui no Canadá. :)
Modelo já rodado (siiiimm… tem que fazer aqueles modelinhos, que a gente vê na teoria, rodar de verdade com pacotes estatísticos!), agora é escrever os resultados e ficar cada vez mais perto do título de doutora!
Bem, mas não foi para falar da minha vida que eu montei esse artigo!
Eu estava lendo um livro aqui e achei esse ditado suuupperr interessante por uma razão simples! Ele traz, na sua essência, os conceitos fundamentais do PIB (Produto Interno Bruto) de qualquer economia.
PIB é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais, produzidos em um país, em um dado período de tempo!
Veja que ele afirma que não se pode somar bananas e laranjas, o que é verdade! Se você pensar em PIB, vai lembrar que é um agregado macroeconômico que nós medimos em unidades monetárias! Nunca, em unidades físicas!
(imagina falar que o PIB do Brasil é de 300 mil toneladas de soja, 50 milhões de litros de leite, 800 mil carros…. veja a complicação!)
Por isso, quando formos pensar em medir o total de bens e serviços finais produzidos em um país em um dado período de tempo, vamos pensar também em valor de mercado! Ou seja, para que seja possível somar bananas e laranjas, é preciso, antes de qualquer coisa, multiplicar cada unidade pelo seu respectivo preço!
Assim, e somente dessa forma, é que poderemos calcular o nosso PIB.
E, em se tratando de PIB, nada como refrescar a mente com o vídeo do nosso querido Sapo da Vez! :)
Abraço forte do já quentinho Canadá,
Amanda