Notícia

Não era pra ser

Hoje recebi um e-mail de um aluno desesperado e que se auto-intitulava de fracassado.

Este e-mail mexeu tanto comigo, que imediatamente parei o que estava fazendo para trocar meia dúzia de palavras como o aluno.

Quantas e quantas vezes esta adjetivação passeia por nossos pensamentos?
Toda vez que desejamos alguma coisa e que não conseguimos, logo vem a palavra: FRACASSO!

É preciso muito trabalho mental para que passemos a adotar a frase dita inúmeras vezes na peça teatral Os homens são de Marte e é pra lá que eu vou: “Não era pra ser”.

Não era pra ser é uma forma madura de aceitar as consequências de nossos atos.
Lembro-me que quando prestei o concurso da Receita de 2010 e fui reprovado, fiquei extremamente chateado, contudo, ao analisar a situação hoje, eu não era nem um pouco merecedor ter passado.

Eu queria muito, mas não era merecedor. Achei-me um fracassado! Mas aos poucos, fui trabalhando isso em minha mente. Ninguém é fracassado, apenas, “não era pra ser”.
Tudo ocorre no tempo exato de nossa dedicação. Talvez, se eu tivesse passado em 2010, eu fosse trabalhar a 15 horas de casa. Hoje, trabalho a menos de 15 min.
Ontem, li uma reportagem em que o astrônomo Carl Sagan afirmava que somos todos poeira das estrelas.

E o que é uma estrela senão um astro com luz própria?

Somos todos pó de astros de luz.

É preciso que a luz escondida dentro de você clareie a escuridão.

Você não é, nunca foi e nunca será menos do que alguém vitorioso e de sorte.

E a sorte, esta danada, sempre vem para os que estão mais preparados.

Por isso, estude e estude muito, sempre se achando vitorioso, sempre se achando capaz.

Deixe as palavras negativas de lado e risque-as do vocabulário.

Você é um ser de luz. Você é capaz! Você pode! Você consegue!

João Maurício
Coach do Estratégia Concursos
Auditor do Estado de São Paulo
Professor

https://www.youtube.com/channel/UCpl7AUn4B_2BR2dGneYk3WQ

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • João Maurício, esse texto é lindo!! Recebi por e-mail, como atualização do blog, e adorei! A partir disso venho lendo todos os seus posts. Virei fã! Obrigada pelos textos, pela motivação e pelo exemplo que és. Isso dá mais certeza do que eu quero, mais motivação de correr atrás desse sonho. Abraço!
    Andressa em 07/02/17 às 07:20
  • É absolutamente humano esses sentimentos negativos. É humano fazer comparações, ficar lamuriando porque o outro conseguiu algo que você deseja tanto e há tantos anos enquanto vc até agora nada. É fundamental anular esses sentimentos que só atraem coisas negativas pra nossa vida. Quando isso acontece comigo, vou logo desviando o pensamento pra coisas positivas, para os meus sonhos e o que preciso fazer pra alcançar.
    Junia Lima em 13/01/17 às 21:02
    • Junia, disse tudo! É natural que pensamentos negativos de vez em quando nos circunde, mas é preciso saber afastá-los. E parece que você faz exatamente como eu. Toda vez que um aparece, logo muda o foco do pensamento!  Eu sempre tenho pra mim que se a grama do vizinho é mais verde, é pelo fato de que na minha tem mais festa! Abraço,  João Maurício.   
      João Maurício em 17/01/17 às 11:45
  • Excelente artigo, professor. Muito obrigado por sua motivação!
    Valter em 13/01/17 às 17:49
  • Excelente artigo! Os outros foram aprovados. Por que nós não seremos aprovados? Será que somos piores que os outros? Temos que refletir muito sobre isso. Parabéns coach Abraços...
    Roberto em 13/01/17 às 15:38
  • Bah, que bonito!
    Mary em 13/01/17 às 14:37
  • Ótimo texto, escrito com o coração.
    Mateus em 13/01/17 às 13:32
  • Lindo texto professor!! Toda vez que penso em desistir sempre uso esse termo:Ainda não chegou minha vez, não era pra ser.Mais um dia eu chegarei lá. Abraços!!
    Mirellen em 13/01/17 às 12:31
    • Mirellen, apenas tome cuidado para o "não era pra ser" não te deixar acomodada. Você chegará lá sim!!!! É só estudar com dedicação, disciplina, fazer revisões que não tem como dar errado.  Qualquer dúvida nos seus estudos ou caso queira alguma sugestão e caso você já não seja acompanhada por algum coach, pode entrar em contato por e-mail que terei prazer em ajudá-la.  Att, João Maurício. 
      João Maurício em 17/01/17 às 11:49
  • Também já tive essa sensação de "F R A C A S S O" ao fazer a prova de Teresina-ISS. Eu havia me dedicado muito para a prova, muito mesmo! A caminho da prova, minha pressão baixou e senti náuseas, estava extremamente ansiosa, não conseguia me controlar! Enfim, além de não ter dado atenção às minhas emoções, também cometi outro erro antes da prova, mudei, minutos antes da prova, a estratégia de como iria fazê-la, era uma estratégia que já havia planejado 2 semanas antes! Ou seja, você pode estar muito bem preparado para as matérias, mas se o seu emocional não vai bem, você não consegue fazer a prova, foi o que aconteceu comigo, a sensação de fracasso me avassalou depois disso. Ótimo post professor, deveriam falar mais sobre esse "lado emocional", como lidar com ele, técnicas para relaxar e etc.
    Luciana em 13/01/17 às 12:05
    • Luciana, obrigado por compartilhar e está anotada a sua recomendação. Tenho certeza que você se saíra muito bem!  Abraço,  João Maurício. 
      João Maurício em 17/01/17 às 11:46