Não deixe seu estudo acabar em pizza…
Olá Concurseiros!!! Muita Força na caminhada!!!
Esses dias eu decidi comer uma pizza em família. Tínhamos duas opções: a pizzaria A, com qualidade excelente. E a pizzaria B, com qualidade muito boa, mas não tanto quanto a Pizzaria A.
Decidimos pela pizzaria A. Feito o pedido, a pizzaria nos informou que entregaria em 60 minutos. Passado esse tempo, entrei em contato com a mesma, pois a pizza não havia chegado. Informaram-me que ainda estava no prazo, pois este seria de 80 minutos, portanto faltavam 20 min. Hã!? Como assim!? Reclamei, enfatizei que haviam informado 60 minutos e nada. A pizza nem tinha ido ao forno. Não pensei 2x. Cancelei a pizza.
Liguei na pizzaria B. Informaram o prazo de 30 a 40 minutos. Entregaram em 25!
Mas Diogo, por que você está me contando esta história?
Então, extraindo os pontos chaves e fazendo as analogias corretas, ela nos ensina muito.
A pizzaria é você, meu caro Concurseiro. E a qualidade da pizza representa muito bem a genialidade do Aluno, seu histórico de estudos na vida. Então, no universo dos Concursos, não importa a genialidade do aluno no médio/longo prazo. Não importa que você tenha estudado nas melhores escolas, nem que tenha se formado nas melhores universidades. O que importa é que diariamente você entregue “sua pizza no tempo acordado”! Como assim, Diogo!?
Então, entregar sua pizza representa seu comprometimento diário com os estudos, sua regularidade nas metas, sua dedicação em se superar e vencer a si próprio. Assim como a pizzaria B fez, superando o horário estimado. Perceba que a questão não é entregar a pizza mais rápido, mas sim entregar no prazo estipulado com o cliente. É o compromisso estabelecido que interessa.
O mesmo acontece com os estudos. A questão não é estudar o máximo possível. É cumprir sua meta e estar dedicado com esta missão. O processo de aprovação em um Concurso é longo e demorado. Se estiver motivado e dedicado, invariavelmente, suas horas serão elevadas, seu condicionamento para o estudo será reforçado e quando for um aluno avançado sua carga estará bem próxima do seu limite pessoal. E, principalmente, cumprindo suas metas, “seu cliente” estará satisfeito. Seu cliente, no caso, é sua consciência.
Com certeza, a pizzaria não começou suas vendas entregando suas pizzas em 30 minutos. Deve ter começado nos 60 minutos, reduzindo gradualmente seu tempo. Com muita organização, experiência, acompanhamento contínuo e um bom preparo, conseguiu atingir o tempo estimado entre 30 a 40. E é exatamente o que irá acontecer com seus estudos com a mesma organização, experiência, acompanhamento contínuo e uma boa preparação. Ou seja, seus números melhoram com o tempo: horas de estudo, acertos nas questões, quantidade de matérias a estudar, etc.
Cabe destacar que não somos robôs. Não funcionamos de forma mecânica. É claro que o que aconteceu com a Pizzaria A, pode ter sido uma falha pontual. É inerente ao ser humano. Se for assim, a Pizzaria A sobreviverá no mercado independente destas falhas pontuais. Entretanto, se ela mantiver esta conduta, poderá impactar muito negativamente no seu faturamento. Ou até mesmo quebrar! Ser empreendedor é complexo, burocrático, custoso e sacrificante. Não permite amadorismos.
O mesmo raciocínio vale para o universo dos concursos. Concurso público, hoje, é concorridíssimo. Envolve muita competição e alto conhecimento do aluno em diversas áreas. Independentemente se tiver como requisito o ensino fundamental, médio ou superior. Ou seja, não permite mais amadorismos.
Desta forma, envolve a construção de uma metodologia , aplicação da mesma e uma contínua evolução do processo de aprendizagem de forma a reter todo o conhecimento necessário armazenado e ativo na memória. Ou seja, lembrando das Aulinhas do curso de Administração, é sua aplicação prática do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action):
Plan –> Planeje seus estudos, construa seu plano, suas metas e sua metodologia.
Do –> Execute-o, faça com garra!
Check –> Cheque, analise, acompanhe e verifique seu estudo.
Action –> Aja de forma a corrigir eventuais erros e falhas e evoluir com as melhorias.
No programa de Coaching, nós auxiliamos com os passos “P”, “C” e “A”. O “D” cabe a você, é sua tarefa e sua responsabilidade…
Novamente, reforço que não somos máquinas. É inconcebível que mantenhamos sempre o mesmo nível de regularidade, de concentração e de esforço nos nossos estudos TODOS os dias. Existem compromissos sociais, profissionais, emocionais e pessoais que também possuem relevância em nossas vidas e que podem eventualmente afetar nosso estudo. Mas assim como na pizzaria, se nosso estudo for afetado pontualmente, não sendo uma regularidade, com certeza, no médio/longo prazo, não afetará nossa preparação.
Supondo que você estude 6x por semana. Enfim, em 180 dias, você estudará +ou- 150 dias. E supondo que a cada 12 dias de estudo, 1 seja perdido por motivos normais. Não importa o motivo, seja por falta de concentração, por compromisso familiar, por problemas de saúde, etc. Enfim, significa que você fará +ou- 130 dias com qualidade e produtividade no estudo. Se você aceitar estas perdas normais, conviver bem com elas, perceberá que não impactará no seu processo de aprendizagem.
Você não é um Ciborgue, as perdas normais são inerentes ao ser humano e fazem parte da vida. ACONTECE COM TODOS OS CONCURSEIROS! Os 130 dias mantêm a regularidade, estabelece o processo e constrói sua condição de competitividade no Concurso almejado.
Agora, se você rende 6 dias em 12, e perde 6 dias por ‘N’ motivos extraordinários, associados à ausência de comprometimento, ausência de dedicação, excesso de distração, somados às perdas normais citadas no parágrafo anterior, você terá estudado líquido +ou- 65 dias. Percebeu a diferença? Nem preciso dizer que em seis meses de estudo, você terá estudado 2 meses e pouco. Quanta perda de tempo, não? Visualizou a “Big Picture“?
Preste o serviço a si mesmo com qualidade, se valorize e valorize seu tempo e seu dinheiro. Satisfaça seu cliente (consciência), conquiste seu mercado (aprovação), aumente seu faturamento (salário/subsídio/vencimento de servidor) e sua “pizzaria” não quebrará!
Se a Pizzaria A mantiver a falta de compromisso com seu cliente no médio/longo prazo, não conseguirá realizar suas vendas e acumulará bastantes pizzas no seu estoque, até quebrar! No final, só restarão pizzas!
Não deixe que “sua pizzaria” chegue a este ponto! Não deixe seu estudo acabar em pizza!
Abraços e bons estudos!
Diogo Cardoso
Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil e Coach no Estratégia Concursos.