Olá pessoal. Como estão?
Passo aqui por quatro motivos.
Primeiro para parabenizar o Cespe pelo excelente nível da prova.
Segundo para destacar que o nosso curso abordou quase todos os conteúdos cobrados nas 25 QUESTÕES sobre a nossa matéria (Gestão das Organizações). Como esperávamos, essa matéria foi a principal do curso, inclusive relacionada com a questão discursiva (eficiência).
O terceiro e mais importante motivo é apresentar o comentário das questões. Estou em viagem, então fiz rápidos comentários. Como já identifiquei uma possibilidade forte de recurso na questão 61. Há chances também nas questões 71 e 73 (mas aqui as chances são menores).
O bom aproveitamento de nosso curso mostra que estamos no caminho certo! Abordagem completa, com objetividade e muitas questões.
Aproveito, por fim, para divulgar meus outros cursos, principalmente os cursos para os TRT do ES e de Campinas:
http://estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/herbert-almeida-3314/
Seguem os comentários:
Acerca da gestão organizacional, julgue os itens que se seguem.
51. O analista que pretenda levantar dados para a elaboração de uma nova arquitetura organizacional deve privilegiar o uso do questionário com garantia de anonimato, procedimento que evita a emissão de falsas informações.
Comentário: não cabe recurso. Vimos o questionário na p. 46, aula 02. Não abordamos esta parte específica. Mas pelas características do formulário com garantia de anonimato, não há como garantir que não serão prestadas informações falsas. Imagine um questionário, não identificado, em que as pessoas devem se pronunciar se possuem dívidas. Mesmo com a garantia do anonimato, a pessoa pode fornecer informações falsas.
Gabarito: errado.
52. O manual de procedimentos é documento normativo adequado para a descrição das atividades de interesse dos diversos órgãos de uma organização e para a veiculação das instruções corretas aos preparadores de informações a serem processadas.
Comentário: não cabe recurso. Vimos na aula 02, p. 14:
Gabarito: correto.
53. O sucesso na elaboração do diagnóstico de análise administrativa demanda, entre outras atividades, a emissão de relatórios periódicos, principalmente no início e na conclusão de fases importantes.
Comentário: não cabe recurso. A questão é bem lógica. Vimos a parte de elaboração do diagnóstico de análise administrativa nas aulas 02 (p. 44-47) e 04 (p. 12-13). Não abordamos diretamente da forma como a questão trouxe, mas pelo conteúdo apresentado podemos deduzir a correção do item.
A cada etapa do diagnóstico (Fase I – diagnóstico situacional das causas: levantamento; crítica do levantamento; Fase II – estudo da solução dos problemas: planejamento da solução; crítica do planejamento; Fase III – implementação das mudanças: Implantação; Controle de resultados) é interessante elaborar um relatório para subsidiar a etapa seguinte e servir de parâmetro de controle.
Gabarito: correto.
54. Uma das desvantagens da adoção de uma estrutura descentralizada é a possibilidade de aproveitamento inadequado dos especialistas da organização.
Comentário: não cabe recurso. Apresentamos as desvantagens da descentralização na aula 02, p. 52:
1. falta de uniformidade das decisões
2. inadequado aproveitamento dos especialistas centrais;
3. aumento dos custos de comunicação;
4. possível divergência de ação por parte dos dirigentes periféricos; e
5. necessidade de dispor de dirigentes adequadamente preparados para a descentralização.
Gabarito: correto.
55. O ciclo de vida da informação, cujas condições de produção e intermediação devem ser iguais para todos, engloba, entre outras fases, as de seleção e representação da informação e as de armazenamento e recuperação da informação.
Comentário: não cabe recurso. Abordamos este assunto fazendo uma análise sistemática dentro dos sistemas de informações gerenciais. Nossa abordagem foi um pouco diferente. Contudo, pela leitura do item já dá para indicar o erro: “condições de produção e intermediação devem ser iguais para todos”. Normalmente este tipo de questão é errada.
A questão foi retirada do artigo “A gestão da informação e a modelagem de processos” de Silvânia Vieira de Miranda (Revista do Serviço Público, 2010, p. 100):
“A representação do ciclo de vida da informação, (…), é uma das mais utilizadas, mas mostra apenas as fases e sua natureza circular. A informação expressa interações de pessoas e grupos em um contexto histórico. Suas condições de produção, intermediação e uso não são iguais e essa desigualdade se reproduz em termos de oportunidades de acesso e uso.” (grifos nossos)
Gabarito: errado.
56. Nas organizações, a adoção de uma estrutura centralizada favorece a agilidade na tomada de decisão e a maior criatividade na proposição de soluções.
Comentário: não cabe recurso. Apresentamos as vantagens e desvantagens da descentralização na aula 02, p. 49. Entre as desvantagens nós apresentamos:
1. os tomadores de decisão encontram-se afastados dos fatos e das circunstâncias, tendo pouco contato com as pessoas e situações envolvidas;
2. as linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar provocam demora e maior custo operacional; e
3. o envolvimento de pessoas intermediárias na cadeia escalar, favorece a ocorrência de erros ou distorções no processo de comunicação das decisões.
Além disso, como as decisões são centralizadas, ela diminui a criatividade, pois menos pessoas participam da proposição de soluções.
Gabarito: errado.
Julgue os próximos itens, relativos a conceitos de qualidade e métodos.
57. O emprego do questionário como instrumento de levantamento de dados garante maior uniformidade na mensuração, além de possibilitar o anonimato.
Comentário: não cabe recurso. Vimos o uso do questionário na página 46 da aula 02. Vejamos:
“É um instrumento, normalmente preparado em formulário pré-impresso, que permite substancial redução de tempo para levantamento das informações desejadas, podendo ser distribuído para posteriormente ser recolhido e tabulado. É recomendado quando: (1) não há tempo suficiente para entrevistar todas as pessoas cujas informações se desejam obter; (2) as informações podem ser adequadamente trabalhadas para fins estatísticos; (3) as pessoas a serem entrevistadas estão situadas em pontos geográficos muito distantes; etc.”
De fato, o formulário permite o uso do anonimato, pois permite a distribuição e posterior recolhimento, que pode ser não identificado. Além disso, garante maior uniformidade através da padronização, podendo ser utilizado para fins estatísticos.
Gabarito: correto.
58. A cadeia cliente-fornecedor de um processo de atendimento ao cidadão pode contemplar elementos como fornecedor — cidadão, entradas — formulário de requisição, etapa — recebimento, saída — protocolo e inserção dos dados, cliente — setor de análise, nessa ordem.
Comentário: não cabe recurso. Estudamos a cadeia cliente-fornecedor na aula 01, p. 20-21. Vimos na aula o seguinte:
“Para Batista et. al. (1996, p. 11) processo é um conjunto de atividades pré-determinadas, executadas para gerar produtos/serviços que atendam às necessidades dos clientes/usuários. A organização, por sua vez, é considerada como um processo que se subdivide em vários subprocessos, os quais se subdividem em atividades e estas em tarefas. Os diversos setores organizacionais executam as atividades desses subprocessos. Assim, há uma ligação entre os processos e os subprocessos. Um processo é cliente do processo anterior e fornecedor do processo posterior.”
Apresentamos também os elementos de um processo (fornecedor, entrada, saída e cliente). Assim, na situação da questão, temos o seguinte:
O Guia de Simplificação não fala na etapa quando apresenta os elementos de um processo. Mas como a cadeia cliente-fornecedor é uma sequência de subprocessos ou etapas, no caso em tela a etapa é a requisição feita pelo cidadão. Assim, nada há de errado no item.
Gabarito: correto.
59. Por meio da técnica de observação pessoal não é possível obter informações significativas e complexas, razão por que essa técnica não deve ser utilizada como forma de levantamento e análise da situação vigente da organização.
Comentário: não cabe recurso. Falamos da observação pessoal nas aulas 01 (p. 46-47) e 04 (p. 12). A observação pessoal é recomendada para obter informações significativas e complexas, sendo uma forma de levantamento e análise da situação vigente na organização.
Gabarito: errado.
60. A utilização do questionário como técnica de levantamento complementar de dados resulta em economia de tempo e estimula a participação dos entrevistados.
Comentário: segundo Antonio Cury (2012, p. 289-290):
“É óbvio que o questionário apresenta algumas dificuldades, sendo oportuno listar as seguintes limitações:
– o homem tem verdadeira fobia com relação ao preenchimento de questionários, não só pela dificuldade em seu manuseio, como também pelo pouco tempo disponível para esse fim, o que é agravado pelo fato de as empresas, às vezes, abusarem de sua utilização;”
Assim, concluímos que o questionário não estimula a participação dos “entrevistados”.
Gabarito: errado.
A respeito de normalização, julgue os itens subsequentes.
61. Ao elaborar manuais, a organização deve vincular-se às normas brasileiras compulsórias, podendo, ainda, submeter-se a normas de adesão voluntária.
Comentário: CABE RECURSO. Vimos este assunto na aula 01 do curso. Segundo O Guia de Boas Práticas de Regulamentação (GBPR), norma técnica pode ser definida da seguinte maneira:
“Documento estabelecido por consenso e emitido por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetido, regras, diretrizes ou características para produtos, serviços, bens, pessoas, processos ou métodos de produção, cujo cumprimento não é obrigatório. Pode também tratar de terminologia, símbolos, requisitos de embalagem, marcação ou rotulagem aplicáveis a um produto.” (grifos nossos)
Nesse sentido, no concurso do INMETRO (questão que resolvemos em nosso curso), o Cespe considerou a seguinte afirmativa correta:
(CESPE – Analista Executivo/INMETRO/2009) Acerca das definições e dos objetivos da regulamentação e da normalização, julgue os itens a seguir.
Norma é documento estabelecido por consenso e aprovado por organismo reconhecido que fornece, para uso comum e repetido, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de grau ótimo de ordenação em um dado contexto.
Ora, se a norma decorre do consenso, seu uso não é obrigatório.
No mesmo sentido, você encontrará questões do concurso do INMETRO em 2010. Todas essas questões estão na aula 01. Recomendo que façam referência a própria questão do Cespe e ao GBPR para tentar reverter ou anular o gabarito.
Fonte: BRASIL. Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Guia de Boas Práticas de Regulamentação. Brasília: Sinmetro, 2007.
Gabarito: correta / sugestão do professor: errado.
62. Ao adotarem o processo de normalização, as organizações visam ao aperfeiçoamento da comunicação organizacional.
Comentário: não cabe recurso. Estudamos os objetivos da normalização na aula 01, p. 33-34:
Padronização – Simplificar e reduzir procedimentos para elaboração de produtos e realização de serviços.
Economia – Reduzir a crescente variedade de produtos e procedimentos, bem como os custos dos mesmos, proporcionando ao consumidor e ao fabricante melhores condições de mercado.
Comunicação – Proporcionar informações mais eficientes para o fabricante e o consumidor, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços.
Segurança e Saúde – Proteger a vida humana e a saúde.
Proteção ao Consumidor – Disponibilizar à sociedade meios eficientes para aferir a qualidade de produtos e serviços.
Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais – Facilitar o intercâmbio comercial, evitando em base ao princípio de “referência a normas”, a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países.
Gabarito: correto.
63. O processo de elaboração de uma norma brasileira deve ser iniciado pelo governo federal, por intermédio da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Comentário: não cabe recurso. Mais uma questão com resposta direta em nossas aulas (aula 01, p. 37):
“A elaboração de normas inicia-se com uma demanda da sociedade (pelo setor envolvido ou organismos regulamentadores). Com isso, a ABNT avalia a pertinência do pedido e da demanda e, se considerar com mérito, leva a demanda ao Comitê Técnico do setor para inserção no Plano de Normalização Setorial (PNS) da comissão de estudo pertinente. Caso contrário, cria uma Comissão de Estudo Especial (CEE)”
Ou seja, o processo de elaboração inicia com um demanda da sociedade.
Gabarito: errado.
64. Denomina-se procedimento a norma mais genérica e abrangente, de acordo com a classificação de normalização.
Comentário: não cabe recurso. Vimos a classificação da normalização na aula 01, p. 36. A classificação mais genérica e abrangente é a norma básica: norma de abrangência ampla ou que contém prescrições gerais para um campo específico.
Gabarito: errado.
Em relação às técnicas de fluxogramação, julgue os itens seguintes.
65. Empregando-se o fluxograma vertical, utilizado para representar um fluxo simples dentro de uma unidade organizacional, é possível agilizar o preenchimento de formulários, já que eles são padronizados.
Comentário: apresentamos o fluxograma vertical na aula 03, p. 5. Vejamos algumas passagens da aula:
“É o tipo de fluxograma utilizado para identificar as rotinas existentes num setor de trabalho, sendo o mais adequado para trabalhos de levantamento (…)
Entre suas vantagens podemos destacar:
pode ser impresso como um formulário padronizado;
é de rápido preenchimento, uma vez que os símbolos e convenções já se acham impressos (basta pintá-los e interligar um ao outro);
maior clareza na apresentação; e
grande facilidade de leitura por parte dos usuários.”
Pelo exposto, concluímos que o item está correto.
Gabarito: correto.
66. Em fluxograma de grande complexidade empregado na descrição de um processo, deve-se evitar a utilização de conectores.
Comentário: não cabe recurso. O fluxograma mais complexo é o global (aula 3, p. 7-10). Como podem existir várias páginas neste tipo de fluxograma, recomenda-se a utilização de conectores.
Gabarito: errado.
67. Representa-se um questionamento relativo à aprovação da requisição de compras como uma operação, utilizando-se o símbolo de um triângulo.
Comentário: o triângulo é utilizado para representar o arquivamento. Uma operação é representada por um retângulo.
Gabarito: errado.
68. O fluxograma é a técnica de representação gráfica utilizada para representar as operações da organização, suas unidades e as distâncias entre essas unidades ou entre pessoas e equipamentos.
Comentário: apresentamos na aula 03, p. 3, o conceito de fluxograma da seguinte maneira:
“Nessa linha, podemos conceituar fluxograma como a representação gráfica que apresenta uma sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidas”
Os principais aspectos foram apresentados na p. 4:
“ padronizar a representação dos métodos e procedimentos administrativos;
maior rapidez na descrição dos métodos administrativos;
facilitar a leitura e o entendimento das atividades realizadas;
facilitar a localização e a identificação dos aspectos mais importantes no sistemas e métodos administrativos;
maior flexibilidade; e
melhor grau de análise.”
Não há menção sobre a distância entre unidades e pessoas. Na verdade, a distância de unidades, máquinas, equipamentos e pessoas podem ser demonstrados no arranjo físico ou leiaute.
Gabarito: errado.
Julgue os itens a seguir, relativos à avaliação de resultados.
69. No diagrama GUT, o aspecto tendência refere-se ao tempo para a eclosão dos danos ou resultados indesejáveis em caso de não atuação sobre os custos elevados envolvidos no funcionamento da organização.
Comentário: não cabe recurso. A resposta nós encontramos na página 24 da aula 00:
“G (gravidade): diz respeito ao custo, ao quanto se perderia pelo fato de não se melhorar determinado processo de trabalho ou adotar determinadas medidas de inovação deste processo;
U (urgência): refere-se ao prazo necessário para implementar melhorias ao processo, em que espaço de tempo o processo deve ser melhorado, sob o risco de causar danos;
T (tendência): refere-se à inclinação do processo em piorar, o grau de propensão em tornar-se problemático ou em agravar sua situação.”
A assertiva falou da urgência (U) e não da tendência (T).
Gabarito: errado.
70. A utilização do princípio de Pareto pode fornecer ao analista organizacional subsídios para o desenvolvimento das atividades mais demandadas pelos cidadãos, as quais são, geralmente, poucas se se consideram todas as atividades desenvolvidas pela organização.
Comentário: não cabe recurso. Estudamos o princípio de Pareto na aula 0. Por esse princípio, normalmente poucos eventos são responsáveis por muitos problemas ou pelo sucesso organizacional. Explicando o exemplo da questão, imagine uma empresa que desenvolve 100 tipos distintos de serviços. Analisando a quantidade de vezes que cada servido é demandado, o analista perceberá um pequeno grupo de cerca de 20 serviços representa a maioria das operações da empresa (cerca de 80%).
Gabarito: correto.
71. Entre as dimensões clássicas de análise contempladas no diagrama de causa e efeito inclui-se a medida.
Comentário: CABE RECURSO. Vimos na aula 0, p. 23, as seguintes dimensões básicas do diagrama de causa e efeito: meio ambiente, método, mão de obra, matéria prima, material e máquinas. Já vi classificações que substituem a dimensão material por medida. Vou providenciar as referências e posto hoje a noite na área do aluno.
Gabarito: correto.
72. No diagrama GUT, o aspecto gravidade dos problemas é o mais relevante entre os aspectos analisados. A primazia desse aspecto apresenta a vantagem de permitir que se dê prioridade ao problema que deve ser solucionado primeiro.
Comentário: não cabe recurso. Todos os índices são multiplicados um pelo outro. Como, no modelo padrão, são atribuídos valores de 1 a 5, não há como dizer que um aspecto é mais relevante que o outro, pois os pesos serão iguais.
Gabarito: errado.
No que se refere a educação e treinamento, julgue os itens que se seguem.
73. O sucesso da implementação de uma universidade corporativa em uma organização pública depende do envolvimento de líderes que atuarão tanto como professores tanto como alunos.
Comentário: questão duvidosa. A existência de líderes sempre é importante no desenvolvimento da educação e treinamento. Em particular, há situações em que essas pessoas devem atuar tanto como alunos tanto como alunos, influenciando a participação dos funcionários. Acho forçado afirmar que o sucesso depende desse fator, mas é o tipo de questão que não conseguimos referências para derrubar. Considero a questão correta, mas quem precisar pode tentar alguma coisa aqui.
Gabarito: correto.
74. Desejando externalizar o conhecimento tácito que determinado colaborador detenha sobre a elaboração de estudos técnicos, por exemplo, a organização deve documentar esse conhecimento de modo que seja possível a outros colaboradores reproduzi-lo facilmente. Nesse tipo de situação, observa-se a conversão do conhecimento tácito em explícito.
Comentário: não cabe recurso. Vimos isso no complemento da aula 04, p. 4: externalização – tácito em explícito. O conhecimento tácito é aquele que está na pessoa, difícil de transmitir. Quando essa pessoa passa o seu conhecimento tácito para um documento, ela está externalizando o conhecimento.
Gabarito: correto.
75. Considerando-se a espiral do conhecimento, é correto afirmar que situações em que os colaboradores de uma organização convertem o conhecimento explícito em tácito correspondem à etapa denominada combinação.
Comentário: não cabe recurso. Vimos isso no complemento da aula 04, p. 4:
Gabarito: errado.
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