MPOG/ENAP – Redação Oficial (questões comentadas)
Olá, pessoal!! Tudo bem?
Fiz o comentário das questões de Redação Oficial da prova de Conhecimentos Básicos para todos os cargos (exceto cargo 12). Atenção para a questão 15!
Confiram!!!
13. A concisão é um princípio da redação oficial que tem por finalidade dar objetividade ao trabalho da administração pública.
Comentário: a concisão é um dos princípios que regem a redação oficial. Um texto oficial deve dar o máximo de informações com o menor número de palavras.
GABARITO: CERTO
14. Na redação de um documento oficial subscrito por funcionário público de um ministério e endereçado ao ministro desse órgão, deve-se empregar o fecho “Cordialmente,”, por se tratar de destinatário detentor de cargo hierarquicamente superior ao do remetente.
Comentário: só existem duas formas de fazer o fecho dos textos oficiais:
– Atenciosamente: para destinatários de mesma hierarquia.
– Respeitosamente: para destinatários de hierarquia superior.
GABARITO: ERRADO.
15. O relatório é um documento que contém informações sobre tarefas executadas e(ou) sobre fatos ou ocorrências no serviço público.
Comentário: ATENÇÃO!! O que está sendo afirmado sobre o gênero “relatório” está correto, o problema é que, ao cobrar esse gênero, a banca extrapolou o exigido no edital. O item 7 do conteúdo programático do edital fala sobre Correspondência Oficial (conforme o Manual de Redação da Presidência da República), o problema é que no MRPR não consta o conceito de “relatório”! A questão deve ser anulada e os pontos dados para todos os alunos! RECURSO!!
GABARITO: CERTO.
16. Em uma correspondência oficial, dirigida ao presidente da Câmara dos Deputados, o vocativo a ser usado deve ser “Excelentíssimo Senhor Presidente”.
Comentário: o vocativo “Excelentíssimo Senhor” deve ser usado apenas em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, seguido do respectivo cargo:
– Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
– Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
– Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:
Senhor governador,
Senhor presidente da câmara.
GABARITO: ERRADO
17. Em correspondências encaminhadas pelo presidente da República, é facultativa a apresentação de identificação de cargo ou nome do emissor.
Comentário: sendo o presidente da República o emissor da comunicação, fica sim facultativa a identificação de cargo ou nome do emissor.
GABARITO: CERTO
Abraço!!!
Rafaela Freitas.