MPF recomenda reabertura das inscrições do concurso Polícia Federal
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou, novamente, a reabertura das inscrições do concurso Polícia Federal para candidatos PcD (Pessoas com Deficiência).
No documento, encaminhado ao Departamento de Polícia Federal e ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do certame, recomenda-se:
a) excluir a exigência prevista em seu item 5.2 quanto à apresentação, pelos candidatos com deficiência, de parecer emitido por equipe multiprofissional e interdisciplinar formada por três profissionais;
b) possibilitar que sejam aceitos laudos médicos que atestem a espécie e o grau ou nível da deficiência do candidato (mantendo-se a expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional
de Doenças – CID, bem como a provável causa da deficiência) subscritos por médico inscrito no Conselho Regional de Medicina, com o número da sua inscrição;
c) reabrir o prazo para a inscrição de candidatos com deficiência, de modo a possibilitar a inscrição daqueles que não a realizaram em virtude de tal exigência, mantendo-se a validade dos pareceres que já tenham sido apresentados nos termos do edital, por quem o tenha feito.
Mesmo antes do prazo-limite para novas inscrições no concurso Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) já havia recomendado mudanças para excluir o ceratocone do rol de condições clínicas, sinais ou sintomas que incapacitam o candidato no certame, bem como a reabertura, por prazo razoável, das inscrições.
Segundo a recomendação do órgão, a própria Polícia Federal indica que “na sua fase leve, o ceratocone é muitas vezes esquecido ou mal diagnosticado como miopia e/ou astigmatismo”.
E atenção, estrategistas! O cronograma do concurso Polícia Federal está mantido e as provas ocorrerão normalmente no dia 21 de março. A informação foi confirmada pelo Cebraspe. O edital oferta 1.500 vagas para os cargos de Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado.
Qual idade máxima para entrar na Polícia Federal?
Não há idade máxima para entrar por concurso na Polícia Federal. Como você viu no item acima, há apenas uma idade mínima, que é 18 anos. A única limitação que deve ser respeitada é a da aposentadoria compulsória.
Quais cursos superiores são aceitos na Polícia Federal?
- Delegado da PF: graduação em Direito;
- Agente da PF: graduação em qualquer área de formação;
- Escrivão da PF: graduação em qualquer área de formação;
- Papiloscopista da PF: graduação em qualquer área de formação;
- Perito Criminal Federal:
- Área 1: graduação em Ciências Contábeis ou em Ciências Econômicas;
- Área 2: graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações ou em Engenharia de Redes de Comunicação;
- Área 3: graduação em Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Redes de Comunicação ou em Informática;
- Área 4: graduação em Engenharia Agronômica;
- Área 5: graduação em Geologia;
- Área 6: graduação em Engenharia Química, Química Industrial ou em Química;
- Área 7: graduação em Engenharia Civil;
- Área 9: graduação em Engenharia Florestal;
- Área 12: graduação em Medicina;
- Área 14: graduação em Farmácia.
Para mais informações sobre a recomendação do MPF ao concurso Polícia Federal, acesse o link abaixo:
Cursos e assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!