Concurso IBAMA: Mourão volta a defender certame
Em entrevista ao Estadão, o vice-presidente Hamilton Mourão voltou a falar sobre a necessidade de realização de concurso público para o IBAMA, isso por conta das recentes discussões acerca das pautas ambientais relacionadas às cúpulas climáticas, desmatamento, entre outros.
“Tem de abrir concurso e botar os agentes para trabalhar, estabelecidos em bases com barco, com helicóptero, com capacidade de cumprir sua tarefa. Se não fizermos isso, não iremos avante.“, disse Mourão.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o vice-presidente fala sobre a necessidade de um novo certame no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Em abril, Mourão já havia se posicionado sobre concursos para as agências fiscalizadoras ambientais:
“O que nós precisamos hoje? Recuperar a capacidade operacional das agências de fiscalização ambiental. Ibama e ICMBio. O que é recuperar a capacidade operacional: pessoal, que elas estão com 50% de seus efetivos. Então tem que abrir concurso, porque é a forma como funciona aqui no Brasil. Se a gente pudesse contratar e despedir depois quando não precisasse mais, mas não é dessa forma que funciona na nossa legislação“, disse na época.
O último concurso do IBAMA foi realizado em 2013. Na ocasião, foram ofertadas 61 vagas para o cargo de Analista Administrativo. A organização foi do Cespe, atual Cebraspe. Foram registrados no total, 43.533 candidatos inscritos.
Quer conferir todas as informações sobre o concurso IBAMA e as recentes declarações do vice-presidente Hamilton Mourão? Então não deixe de conferir nosso artigo completo! Acesse:
Mais informações: Concurso IBAMA