Concurseira(o) imparável, vamos contar uma maneira produtiva para que você monte seus cadernos de questões e consiga alcançar as metas de resolução, filtrando o que for mais proveitoso aos seus estudos, acompanhando seu desempenho e detonando na resolução de muitas questões.
Primeiro, olhe seu edital. Se já tiver sido publicado, veja o conteúdo programático, porque é ele que vai guiar seus estudos e também a própria escolha dos assuntos no sistema de questões que você utiliza. Caso contrário, procure o edital mais recente do concurso ou da carreira que você deseja.
Assim, para facilitar, vamos considerar as 4 famosas disciplinas básicas de todo concurso: Português, Raciocínio Lógico Matemático (RLM), Direito Administrativo (D.A.) e Direito Constitucional (D.C.). Veja, por exemplo, as disciplinas que serão cobradas para um dos cargos do concurso do Ministério Público do Estado da Bahia 2022. É possível começar montando seu caderno de questões com essas disciplinas e já pensar em alcançar algumas metas de resolução. Vamos?
Depois, selecione os assuntos de acordo com o que consta no seu edital. Por exemplo: dentro da disciplina de Direito Constitucional, você pode escolher os assuntos A organização dos Poderes, Da tributação e do orçamento etc. Ou, mais fácil ainda, selecione apenas a disciplina. Depois retire aquilo que não for cobrado na sua prova. Observe o exemplo, a seguir, de um caderno de questões sendo montado no Sistema de Questões (SQ) do Estratégia. Lá, dá para selecionar todos os parâmetros que você precisa para organizar um bom caderno de questões, ou até simulados.
Logo depois, realize o passo anterior com as demais disciplinas. Você vai perceber que milhares de questões foram retornadas pelo sistema de questões. A dica é: filtre! Há a opção de filtrar apenas as questões da banca realizadora do seu certame, trazer apenas enunciados de um certo nível de dificuldade e de sua área desejada, determinar um período de tempo, remover as questões anuladas ou desatualizadas etc.
Dessa forma, por exemplo, seu caderno de D.C. pode conter questões fáceis da carreira fiscal, da banca FGV, dos anos de 2019 a 2022, exceto as anuladas e desatualizadas. Você vai perceber que a quantidade de questões contidas no seu caderno pode reduzir significativamente. Essa é uma estratégia que facilita o acompanhamento de seu desempenho. Olha esse exemplo a seguir, ainda utilizando o Estratégia Questões. É um caderno criado com os filtros passados no parágrafo anterior, e que também será compartilhado com você: exemplo de Caderno com questões fáceis da área fiscal da FGV 2019 a 2022.
Então, digamos que seu caderno de D.C. seja formado por 1.500 questões. É muita coisa! Não é, não. Faça o seguinte: divida! Se você estiver no pós-edital, deverá ter, em média, 3 meses para estudar até o dia da prova. Então, 1.500 exercícios em 3 meses resultam em 500 resoluções por dia!
Ainda é muita coisa! Não é! Quer ver? Role a página para baixo!
Uma referência excelente são as entrevistas dos aprovados aqui do Estratégia Concursos. Em média, no período pós-edital, uma(um) concurseira(o) resolve cerca de 3-5 mil questões em um período de 3 a 5 meses, mais ou menos 30 a 40 questões por dia. Alguns ainda alcançam 9-10 mil resoluções se dedicando bastante.
Eita! E agora? Calma! Organizar caderno de questões e alcançar metas de resolução leva tempo. A luta é árdua, mas nem precisa se desesperar porque existe um jeito de chegar próximo a esse número sem nem perceber. Se houver ainda mais dedicação, é possível atingir suas metas de resoluções de questões e ainda estabelecer outras novas.
Então, sabe aquele caderno de questões que você montou lá em cima? Separe 30 questões para resolver, no mesmo dia, de cada disciplina. Dessa forma, se são 4 disciplinas, fazendo as 30 questões de cada, já teremos 120 questões estudadas em um único dia! Percebeu?
Entretanto, é possível que nem todos os dias você consiga estudar ou dar conta de resolver 30 questões de cada disciplina. Então vamos pensar num cenário menos favorável: enfrentou aquele dia corrido de trabalho, teve que sair para ajudar a família, fazer faxina na casa, a cólica veio com força, ou simplesmente não estava a fim de fazer nada (acontece!)…
Assim, digamos que você consiga resolver apenas 10 questões por dia, de cada disciplina (considerando aquelas 4 disciplinas básicas: Português, RLM, D.A. e D.C.); lá se foram 40 exercícios. Em 30 dias, temos 1.200 questões solucionadas! Sim, você fez tudo isso, e ainda tem muito pós-edital pela frente!
Tá bom… Não deu para abrir o sistema de questões em todos os dias do mês? Venha ver que (ainda) está (quase) tudo sob controle. Suponhamos, por exemplo, que só deu para resolver aquelas mesmas 10 questões, das 4 disciplinas, por 15 dias do mês. Assim, 600 questões já foram finalizadas. Portanto, se seu pós-edital te der um tempo de 3 meses para estudar, mantendo esse último ritmo, 1.800 resoluções já terão sido feitas.
Enfim, esse seria o cenário ideal? Sabemos que não, e isso faz diferença na hora do combate, lá no dia da prova. No entanto, o esforço é sempre constante para conseguir cumprir as metas e para lidar com os desvios diários. Isso faz parte da trajetória! No fim, a meta verdadeira é sempre seu nome no Diário Oficial.
Portanto, note que a própria montagem dos seus cadernos já traz uma estratégia relacionada à sua motivação e ao seu desempenho durante os estudos. A resolução de muitas questões de provas de concurso é o treino que você não deve negligenciar, mas deve sim tratar com atenção e dedicação para sua preparação.
Senta e estuda!
Boa sorte!
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
Sistema de Questões – ASSINE AGORA
Assine agora, pratique muitas questões e garanta sua aprovação.
Assinatura Ilimitada – NÃO PERCA TEMPO
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso a todos os nossos cursos.
Quem mais aí já está com a cabeça em 2025? sPode parecer cedo para fazer…
O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com diversas vagas! Se…
Principais Concursos Tribunais previstos, iminentes e publicados O Projeto Orçamentário para 2025 (PLOA 2025) prevê…
Já estamos nos meses finais de 2024, dá para acreditar? Se você prometeu no início…
Acompanhe os editais dos Concursos Centro-Oeste previstos para os próximos meses O Centro-Oeste do Brasil…
Atenção, concurseiros que buscam as melhores oportunidades nos concursos DF: foi aprovado o Projeto de…