Saiba como resolver exercícios em alta performance? Conheça melhor a monitoria desempregados 2020.
Olá, Estrategista. Tudo joia?
O Coach Rafael Moreno, auditor fiscal do estado do Rio de Janeiro, comentou, no canal do YouTube do Estratégia Concursos, sobre Monitoria Desempregados 2020.
Primeiramente, o foco desse webinário foi, portanto, a resolução de exercícios. Ou seja, o que fazemos neste movimento de estudos para concurso é estudar a teoria (colchão teórico) e cair matando nos exercícios.
A partir deste momento, então, nossa performance irá se aperfeiçoando cada dia mais, e de maneira mais rápida, até que atingimos um nível alto que seja suficiente para conquistar a aprovação.
Logo, este será o desenho simplificado de nossa proposta de monitoria desempregados 2020.
Todavia, a estratégia de resolução de exercícios não é tão simplista como possa parecer. Teremos, dessa forma, 3 camadas de resolução de exercícios:
No primeiro contato com a disciplina, o professor irá disponibilizar algumas questões de fácil compreensão, de forma que os alunos consigam entender melhor o tema que foi explicado.
Muitas vezes, a teoria por si só não se basta. Destarte, alguns assuntos merecem exercícios para exemplificar como aquele tema costuma ser cobrado nas provas de concursos.
Logo, essas questões servem para compreensão do tema. Sendo assim, não se preocupe, neste momento, com performance, índice de acertos, velocidade.
Entretanto, caso o aluno perceba que está errando muitas questões neste contato inicial (menos que 70%), é sinal que alguma informação importante ficou solta na parte teórica do material, a qual merece ser revista.
A partir do segundo momento, a resolução de exercícios se torna mais importante e decisiva no desempenho do aluno.
Esta bateria de exercícios irá, portanto, compor o ciclo de revisões, auxiliando o candidato a relembrar o que foi estudado nas últimas semanas ou meses.
Nesse momento, é imprescindível que o estudante tenha seu próprio acervo de questões. O coach Rafael Moreno explica que gosta de passar aos seus alunos um caderno de questões robusto, com muitos temas, para que seja resolvido de modo aleatório.
Isto faz com que o aluno revise tanto temas recém estudados, quanto assuntos mais antigos, que já estão se perdendo na memória. Este é o grande segredo da aprovação: resolução de questões em modo aleatório.
Outra grande vantagem consiste na interligação entre os diversos tópicos de uma disciplina, de modo a criar uma rede consistente de conhecimento, e conseguir enxergar como os tópicos se relacionam uns com os outros, abstraindo uma visão macro de todo o conteúdo.
Este ponto é, sem dúvidas, o ápice do conhecimento e do entendimento das matérias.
Ademais, quando o estudante escolhe os temas que deseja fazer questões, ele acaba se tornando melhor naquilo em que já é bom, e pior naquilo que tem dificuldades (erro fatal).
Nesta última fase, o conceito se inverte com o da primeira fase, ou seja, teremos menos teoria e muito mais exercícios.
Portanto, nesta última etapa dedicaremos 80% às questões. Este momento é o responsável por aparar as arestas, isto é, consolidar de modo avançado aquilo que o estudante já domina, mas também mostrar possíveis fragilidades que possa eventualmente possuir, e, principalmente, conteúdos que não estavam em seu material teórico, as vezes por serem específicos demais.
Inegavelmente, é impossível que um PDF cubra todo o conteúdo sobre determinado tema específico. Isto porque a quantidade de informações é exaustiva. Por conseguinte, estes passos finais deverão ser realizados individualmente por cada um, mediante a resolução de muitas questões.
Antes de mais nada, aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado. Logo, devemos, a partir do caderno de questões, verificar nosso desempenho para cada um dos temas presentes.
Desse modo, será possível criar cadernos de questões extras apenas para os temas que merecem atenção.
Veja um exemplo para esclarecer: imagine que irei dedicar 120 minutos por semana para resolução de exercícios de Direito Administrativo, e que dentre todos os tópicos do edital, possuo baixa performance em 3 temas (1,2 e 3). Sendo assim, irei dedicar de 60 a 70% deste tempo para resolver questões gerais (em modo aleatório), e o restante: 13% para o tema 1, 13% para o tema 2 e 14% para o tema 3.
Observação: Quem irá dizer o quão bom você está em determinado conteúdo, não é você, mas sim as questões. Em diversos momentos, temos a impressão que entendemos tudo sobre a teoria, mas na hora do vamos ver, vem a decepção.
Assim, é imprescindível que o aluno registre informações importantes, especialmente a quantidade de acertos por tópico.
Por fim, de nada adianta estar satisfeito com seus resultados, se eles não forem suficientes, ou se não conhecer quem são seus concorrentes. A rodada de simulados gratuitos do Estratégia cumpre seu papel em lhe proporcionar um feedback real do seu desempenho, uma vez que grande parte dos aprovados em concursos são alunos do Estratégia (e eles estão fazendo os simulados).
Se estamos em um nível em que já sabemos qual será a banca do próximo concurso, não tenha dúvidas: FAÇA APENAS QUESTÕES DA BANCA. Esqueça o resto.
Caso contrário, faça questões das principais bancas: FCC, CEBRASPE/CESPE, FGV e Vunesp, além de exercícios dos últimos anos (2014 – 2020).
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Um forte abraço
Leandro Ricardo M. Silveira
Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/
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