Ministra destaca necessidade de novo concurso BACEN
Em entrevista ao portal Folha de São Paulo, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, revelou que novos editais podem ser autorizados em 2023, destacando a necessidade de se realizar o concurso Banco Central do Brasil (BACEN).
“Desde que eu estava aqui, eu já acompanhava áreas que tinham muita gente em abono de permanência, com risco de aposentadoria, e a reforma da Previdência em 2019 acelerou. Áreas que já estavam com risco muito grande, com 30% da folha, podiam se aposentar. IBGE e Banco Central, mas tem outras também”, relatou Dweck.
Panorama
A realização do próximo concurso Bacen era aguardada desde 2022, quando o então secretário do Ministério da Economia (ME), Leonardo Sultani, informou que o edital era uma das prioridades para o início de 2023.
Além disso, ainda no ano passado, foi protocolado o pedido do certame junto ao então Ministério da Economia (atual Ministério da Fazenda), para autorização de 245 vagas. As oportunidades são para os cargos de Técnico, Analista e Procurador.
Recentemente, o ex-presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários (Sinal), Fábio Faiad, comentou sobre a expectativa do edital.
“Há previsão na Lei de Diretrizes Orçamentárias! Não está certo, mas está andando no Ministério da Economia. Estamos otimistas e a autorização é para 245 vagas”.
E para mais informações sobre o concurso BACEN, cuja ministra destacou a necessidade de um novo edital, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você!
Saiba mais: Concurso BACEN