Ministra prevê novos concursos ambientais em 2025
A realização de novos concursos para a área ambiental seguem previstos para serem realizados nos próximos meses, até 2025.
Em declaração recente, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que novos certames serão realizados no próximo ano:
“Já fizemos a convocação de servidores que estavam na reserva. Já conseguimos o concurso para o Ministério. No ano que vem vai ter concurso para o IBAMA, para o ICMBio, para o Serviço Florestal, que é dentro do Ministério. Enfim, estamos nos empenhando ao máximo.”
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a ministra fala sobre a realização de novos concursos ambientais.
Outras autoridades como o presidente Lula e o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, também já haviam confirmado tais expectativas. Entretanto, é importante ressaltar que, até o momento, nenhum dos concursos mencionados foi oficialmente autorizado.
A própria ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, informou que novos concursos em âmbito federal serão realizados até 2026, incluindo uma possível 2ª edição do Concurso Unificado. A previsão é que novas autorização sejam divulgadas ao longo dos próximos meses.
Concurso IBAMA
Em 2023, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis enviou pedido de concurso para 2.408 vagas. Em dezembro do mesmo ano, o presidente do IBAMA afirmou que um novo concurso era previsto entre abril e maio de 2024.
Concurso ICMBio
Também em 2023, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade solicitou um novo certame com 730 vagas.
A ministra Esther Dweck chegou a falar que, mesmo diante da limitação de recursos, existia a intenção de autorizar a realização do concurso.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concursos ambientais previstos para 2025, não deixe de conferir nossos artigos completos sobre as seleções:
Concurso IBAMA | Concurso ICMBio