Minha trajetória e as tão temidas derrotas no caminho.
Minha jornada real no mundo dos concursos começou no final de 2012 quando decidi abandonar o trabalho e me dedicar ao meu maior sonho: ser Auditora Fiscal! Eu digo real, porque já havia sido aprovada para analista do IRB em 2007, logo após me formar na faculdade, com pouco mais de 2 meses de estudo, onde trabalhei por 5 anos.
Mas bem, vamos lá! Comecei efetivamente os estudos em meados de 2013 e, pra minha surpresa, depois de 3 meses saiu o tão esperado edital do ICMS RJ! Bem, eu me sentia ainda muito crua nas matérias básicas, as outras eu nunca nem tinha ouvido falar, mas fui com tudo já que teria 3,5 meses entre edital e prova. Me dediquei ao máximo, mas sabia que ainda teria um longo caminho pela frente. E, de novo, pra minha surpresa, eu não passei por poucas questões! Imaginem como eu fiquei “me achando” rs
Pensei “Ah vai ser moleza!!!! No próximo eu passo, com certeza!”.
Logo eu?! Que nunca tive problemas em passar nas provas de concurso (passei pro Colégio Militar com 14 anos, havia passado em todas as faculdades públicas que prestei vestibular e ainda fui aprovada no meu primeiro concurso público aos 21 anos! Lembro que colei grau e tomei posse num cargo de nível superior no mesmo dia! ) …não fazia ideia do que ainda estava por vir!
Agora, minha autoconfiança estava maior e, de repente, logo em seguida veio o edital do ISS/SP! Era a minha hora, estudei muito e me sentia bem mais segura!
Mais uma vez foi quase (muito quase) lá. Estava dentro das vagas com a nota da objetiva, mas a falta de experiência e treino me fizeram ter uma nota bem ruim na redação. Despenquei 92 posições e fiquei na lista de excedentes, mas com muitas expectativas de ser nomeada. Aquela montanha-russa de emoções que todo concurseiro (ou a grande maioria) está acostumado. Aí foi quando eu errei feio: afrouxei os estudos, fui aproveitar a vida e fiquei vivendo de esperanças (NÃO FAÇAM ISSO!).
No início de 2016 resolvi voltar com o gás total, pois tinha ouvido falar que estava para sair o edital de Auditor da Prefeitura de São Gonçalo. Comi os livros e na hora de conferir o gabarito eu havia acertado 59 das 60 questões da prova! Na hora eu comemorei, mas quando saiu o resultado final, havia ficado em 7º lugar (eram 5 vagas). Jurava que com essa nota eu ficaria dentro, mas pensei “Ainda não deve ser a minha hora”.
Como todo bom concurseiro, juntei os meus cacos e decidi acreditar que esse sonho era pra mim e que eu iria chegar lá de qualquer jeito, nem que fosse na marra. Sequei as lágrimas, levantei a cabeça e fui encarar a próxima batalha: o ICMS MA!
E dessa vez tudo foi diferente. Eu consegui!!!! Nem acreditei direito!!! Foi uma sensação ímpar comemorar o meu nome no DOE!
Tomei posse no início de 2017! Mudei de estado (sou do RJ), vivi cada minutinho desse sonho, fiz amigos muito especiais e conheci pessoas incríveis! Mas a saudade da família e dos amigos cariocas, as vezes, doía bastante!
Em 2018 fui nomeada para Auditora da Prefeitura de São Gonçalo e tive a chance de voltar para a minha cidade! Enfim, tudo se encaixou! Auditora e de volta pra casa!
Acho que me estendi um pouco, mas preciso encorajar todos vocês que, assim como eu, questionam se um dia será possível alcançar a tão sonhada aprovação.
O dia chega sim! É só não desistir! E vale muito a pena!!! Até hj eu me pego pensando “Caramba, que orgulho eu tenho de mim!”
Vamos em frente! Devagar e sempre! Cabeça erguida! As derrotas nos fazem crescer e se orgulhar demais de todo o processo!
Contem comigo nessa jornada!
“Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor.“ Walt Disney