Artigo

Minha trajetória

Olá, pessoal!

Sou Vanderlei Malta, Agente de Policia Civil no Distrito Federal, fui aprovado no concurso da PCDF em 2013. Decidi me tornar coach aqui no Estratégia para poder ajudar aqueles que sonham em conquistar uma vaga no serviço público, tenho uma longa trajetória que vou compartilhar com vocês.

Estudo pra concursos a mais de 10 (dez) anos, decidi estudar para concursos públicos porquê procurava segurança e qualidade de vida. No início foi muito complicado, pois a concorrência era muito grande, os caminhos pareciam muito difíceis, cometi alguns erros, mas graças a muito esforço e também orientação de pessoas experientes pude trilhar um caminho vitorioso. Antes de mergulhar no mundo dos concursos atuei na minha área de formação, obtive sucesso, e gostei muito de trabalhar na área, mas eu não tinha no setor privado as garantias e a estabilidade que eu tanto almejava, então decidi que me tornaria um servidor público; eu sabia o que me esperava, sabia que não seria fácil, que seria necessário muito empenho, muita dedicação, afinal não era um sonho só meu, era um sonho de milhares de pessoas.

Nos primeiros anos amarguei algumas reprovações, faltava disciplina e organização, estudava bastante, mas de forma desorganizada; eu sempre digo para os meus alunos que independente da quantidade de horas de estudo tem que existir disciplina, se o aluno faz o compromisso de estudar 02(duas) horas por dia de segunda a sexta, ele não pode quebrar essa regra, tem que cumprir as metas impostas, pois no final de tudo, o aprovado será aquele que mais se dedicou e manteve o foco; e foi isso que fiz, ainda que tivesse que continuar trabalhando pra manter o meu sustento, mantinha a disciplina e o foco nos estudos; ouvir conselhos de pessoas que já haviam sido aprovadas em concursos fez uma grande diferença no resultado final, com base nas dicas e direcionamentos de professores experientes consegui direcionar meus estudos de maneira mais eficiente, foi então que comecei a ser aprovado em alguns concursos, como Policia Federal Administrativo, Eletronorte, Ministério das Cidades, mas não cheguei a assumir em nenhum desses, em 2010 assumi cargo na Polícia Militar do Distrito Federal; o sonho de ser servidor público havia sido realizado, mas eu não queria parar por ali, queria alcançar novos objetivos dentro do serviço público, foi então que resolvi prestar concurso para Agente da  Polícia Civil do Distrito Federal, onde me sinto realizado, na PCDF trabalho com investigação de homicídios e ainda atuo como professor de Sistemas Informatizados na Escola Superior de Policia Civil do DF.

As revisões e os ciclos de estudos são fortes parceiros para a aprovação, não existe cargo que não possa ser alcançado, só depende da sua dedicação e dos métodos certos de estudo, esteja sempre de mente aberta para aprender novos métodos e para testar receitas que deram certo.

A vida dos concurseiros requer abdicação de alguns momentos de lazer, mas assim que vier a aprovação você será capaz de gozar de todos os benefícios que o funcionalismo público pode trazer; a jornada não é fácil, mas garanto a você que se não houver desistência a aprovação vêm.

Todos têm seu espaço no serviço público, sejam aqueles que começaram a estudar agora, ou aqueles que já estudam a um bom tempo, o serviço público espera por vocês.

Sem luta não existe vitória, sem dedicação não existe ganho, quero ajudar os alunos do Estratégia a conquistar o sonho de ser servidor e mudar totalmente de vida; o serviço público me proporciona coisas maravilhosas, tudo que abdiquei no passado estou colhendo com juros hoje.

Acreditem no potencial de vocês e contem comigo nesse processo de aprovação, quero comemorar o sucesso junto com vocês, assim como comemoraram comigo um dia.

A pouco tempo atrás eu era apenas o garoto do interior, que veio de classe média baixa, com a mente cheia de sonhos, hoje sou servidor público, e conquistei patamares maiores do que imaginei.

Finalizo minha apresentação com a seguinte frase:

 “Não há nada nobre em ser superior ao seu semelhante. A verdadeira nobreza é ser superior ao seu antigo eu.” (Ernest Hemingway)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.