Metade de 2017 já foi! E agora?
Olá pessoal!! Tudo bem?
Metade do ano já se foi! E o que eu tenho a te dizer? Feliz ano novo!! Lembra das suas promessas? De estudar mais, se dedicar mais, rever suas formas de estudos, não deixar matérias difíceis de lado, parar de ouvir os “terroristas”? Está colocando em prática?
Eu estava pensando nesse fim de semana sobre a velocidade com que as coisas acontecem. Nosso ritmo de vida é alucinante no mundo dos concursos. Como ex-concurseiro sei como os dias voam para quem estuda de verdade.
Sei também que muitos escolhem o caminho mais fácil. Escolhem as narrativas mais “agradáveis” para justificar uma inação: “ah, não vai ter concurso em 2017”, “vão terceirizar tudo”, “só vai entrar peixe” são frases que costumo ler em grupos de concursos. Já vi amigos próximos repetirem isso há alguns anos. Sim, esse filme não é novo – é como a Sessão da Tarde: a Lagoa Azul, Curtindo a Vida Adoidado, De volta para o futuro e outros, sempre terão seu lugar reservado. Da mesma forma são os boatos e notícias de que os concursos acabarão. Alguns dos meus amigos acordaram a tempo e mudaram seu comportamento: hoje são servidores. Outros ainda seguem na batalha, mas muitos se entregaram ao método mais fácil: a desistência e o conformismo.
Aqui no Estratégia, temos muito cuidado em divulgar as notícias e somos sinceros quando emitimos nossas opiniões. Se o concurso não tem nada que indique que vai sair logo, é exatamente isso que dizemos. Quem nos acompanha há mais tempo já sabe disso.
Mas o que desejo hoje é te alertar: o segundo semestre vai ser MAIS RÁPIDO que o primeiro! Quando você piscar os olhos as lojas e casas estarão decoradas para o Natal e só restará, mais uma vez, fazer pedidos para o ano de 2018.
Ora, ainda há tempo de se realizar em 2017!
Por que ficar preso a questões temporais, ao calendário e deixar tudo para depois? Por que não aproveitar agora e estudar como se o concurso fosse semana que vem? É essa gana e senso de urgência que fizeram com que muitos permanecessem firmes e fortes em seus objetivos para esse ano e que se fingissem de surdos para as maiores teorias conspiratórias. Essas pessoas estão na frente! Mas se você acelerar e esquecer o que perdeu de tempo, ainda pode se tornar competitivo.
O país está em crise? Sim! Isso afeta os concursos? Claro! Essa é nossa primeira crise? Não! E a máquina pública consegue girar sem servidores? Não, de jeito algum. E não sou em quem diz isso. Só nos últimos dias de junho 4 editais foram publicados: TCE-PE, TRT-SC, TJ-SC e Magistratura do Trabalho. E estamos apenas considerando os grandes certames.
Vou me arriscar a listar algumas das provas realizadas ou com edital lançado em 2017. E aqui não coloquei todas: TRE-SP,TJ-SP, TRT-24, TJ-MG, ISS Jundiaí, TRE-PR, Bombeiros-DF, TJM-SP, TRT-11, PM-SP, TRF-2, Ministério da Saúde, TERRACAP, ARTESP, SUSEP-RS, MPRN, PMPI, PMDF, DPE SC, TRE-BA, MP-SP, TCE-PE, Pedro II.
E há muitos concursos previstos ainda para 2017:
CLDF, TST; SEFIN-RO, CAGE-RS, MPU, STM, TRE-TO, TRF-5, TRF-1, TRT-BA, TRT-GO, TRT-RJ, TRE-RJ, TRE-MS.
Ronaldo, mas e a área Fiscal? São poucos nessa lista! Sim, verdade. Há poucos previstos para 2017. A diferença para essa área é que esse é um momento normal. Sempre houve períodos de vale. São concursos com mais de 15, 20 matérias e que demandam muito tempo de preparação. Quem esperar o edital ou autorização saírem, ficará para trás. Quem quer mesmo a Área Fiscal está estudando como se a prova fosse daqui a 3 meses. Foi isso que fiz bem no início dos meus estudos em 2009 quando diziam que os concursos estavam suspensos. Meses depois saiu o edital da Receita Federal (esperado há 4 anos) e do ICMS-SP.
Por fim, se você acredita que pular sete ondas, vestir amarelo e outras superstições ajudam a passar em concurso, tudo bem. Faça isso, mas faça isso hoje. Não espere 31 de dezembro. Finja que já estamos no fim do ano, faça suas promessas e comece a cumpri-las agora.
Como disse, não listei nem metade dos concursos que estão por vir. Recomendo que leiam esse artigo aqui para saber as previsões desse ano e de 2018. Sim, 2018 “já começou” para os aprovados nos próximos concursos.
Tenho tentado usar o Instagram….rs.
Me segue lá ;) É profronaldofonseca.
Um abraço e “feliz ano novo!”