Fala pessoal, tudo bem? Ao contrário da maioria dos concursos de Tribunais, no concurso do TJ/SP as disciplinas de Matemática e Raciocínio Lógico tem um peso significativo na nota final: são 16 das 100 questões (e anteriormente eram 20 das 100 questões). Considerando ainda que este é um concurso bastante competitivo, no qual os aprovados normalmente acertam mais de 80% da prova, fica claro que é essencial ter um ótimo rendimento nestas duas matérias. Neste texto pretendo apresentar o conteúdo que foi exigido pela banca VUNESP para a sua prova, e te passar algumas dicas que vão aumentar a eficiência dos seus estudos e, consequentemente, o seu nível de acertos no concurso. Vamos lá?
Para começar, veja a seguir a transcrição do conteúdo exigido na disciplina MATEMÁTICA, que desta vez terá 6 questões na prova (no lugar das 10 tradicionais):
1. Operações com números reais.
2. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. (1)
3. Razão e proporção.
4. Porcentagem. (1)
5. Regra de três simples e composta. (1)
6. Média aritmética simples e ponderada. (1)
7. Juros simples. (1)
8. Equação do 1.º e 2.º graus.
9. Sistema de equações do 1.º grau.
10. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos.
11. Sistemas de medidas usuais. (1)
12. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. (3)
13. Resolução de situações-problema. (1)
Os números entre parênteses representam a quantidade de questões que foram cobradas de cada assunto na última prova do TJ/SP, em 2015. Vamos conversar um pouco sobre esta disciplina?
Em primeiro lugar, note que o tema Geometria é BASTANTE explorado pela VUNESP em suas provas. Repare que 3 das 10 questões de Matemática da última prova foram sobre este assunto. E a presença de questões de Geometria tem sido recorrente em provas da VUNESP, como é o caso do TJM/SP 2017, PM/SP 2017, TJ/SP 2014, entre outros. Portanto, é essencial estudar bem esta parte do edital. Vale lembrar que a Geometria é uma disciplina muito grande e abrangente, motivo pelo qual o seu estudo precisa ser realizado por um material que esteja realmente focado no que a VUNESP efetivamente vem cobrando, em especial: teorema de Pitágoras, cálculos das principais áreas (triângulo, retângulo, quadrado, círculo), cálculos de perímetros etc. Aproveite para resolver muitas questões recentes deste tópico!
Ainda na disciplina Matemática, existem alguns assuntos que são praticamente presença garantida nas provas da VUNESP: média aritmética, juros simples, MMC e MDC. A sua banca adora elaborar problemas que, para serem resolvidos, exigem que você saiba calcular o mínimo múltiplo comum ou o máximo divisor comum entre 2 ou 3 números. Veja uma questão resolvida neste vídeo do>meu canal do youtube. Embora ela seja da FCC, já vai te permitir ter uma ótima noção:
Já em relação aos juros simples, as questões tendem a cobrar o uso básico das principais fórmulas (do montante e do rendimento). Fique atento pois normalmente a taxa de juros e o prazo de aplicação são fornecidos em unidades diferentes, e você precisa “harmonizar” as unidades antes de sair fazendo os seus cálculos. Quanto à média aritmética, os problemas tendem a ser relativamente simples, exigindo que você saiba utilizar o conceito mais básico de todos: a média entre alguns valores consiste na SOMA desses valores dividida pela QUANTIDADE de valores, que pode ser reescrita como: Soma = Média x Quantidade.
Um comentário importante: não deixe de estudar aqueles assuntos que não tiveram nenhuma questão cobrada no último certame. Nada impede que eles venham a ser exigidos nas provas de 2017. E, além disso, alguns deles são pré-requisitos para o correto entendimento dos demais. É o caso das operações com números reais, que normalmente não são objeto de questões isoladas, mas são a base para que você efetue corretamente os cálculos ao longo da prova.
CONHEÇA NOSSOS CURSOS COMPLETOS PARA O CONCURSO TJ SP CLICANDO AQUI
Veja agora o conteúdo exigido na disciplina RACIOCÍNIO LÓGICO, que terá 10 questões na prova:
Visa avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Visa também avaliar se o candidato identifica as regularidades de uma sequência, numérica ou figural, de modo a indicar qual é o elemento de uma dada posição. As questões desta prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas (3), lógicas de argumentação (5), diagramas lógicos (1), sequências (1).
Na prática este edital se resume às expressões finais:
– estruturas lógicas,
– lógica de argumentação,
– diagramas lógicos
– sequências.
Veja que, na prova de 2015, houve uma forte concentração em questões sobre Lógica de Argumentação. Foram 5 das 10, ou seja, metade da prova! A boa notícia é que são questões de nível fácil, que você não terá dificuldades de enfrentar desde que estude com atenção os tópicos teóricos de Proposições Lógicas e trabalhe questões anteriores. O mais importante é saber encontrar a Negação e a Equivalência de uma dada proposição, ok? Ah, e outra coisa: a VUNESP adora repetir modelos de questão! Veja como essas duas são praticamente idênticas:
VUNESP – TJ/SP – 2015) Uma equivalente da afirmação “Se eu estudei, então tirei uma boa nota no concurso” está contida na alternativa…
VUNESP – TCE/SP – 2015) Uma equivalente para a afirmação “Se Carlos foi aprovado no concurso, então ele estudou” está contida na alternativa…
Preciso dizer que é MUITO IMPORTANTE RESOLVER QUESTÕES ANTERIORES???
O tópico Estruturas Lógicas se refere ao raciocínio lógico propriamente dito, isto é, aqueles probleminhas de sempre: verdades e mentiras, associações lógicas, princípio da casa dos pombos etc. O importante aqui não é trabalhar teoria, e sim a resolução de vários exercícios. É preciso buscar CONHECER os principais “modelos” de questão, pois eles se repetem bastante. Você deve ser capaz de IDENTIFICAR o modelo de questão por meio da leitura do enunciado e, em seguida, resolvê-la, utilizando para isso uma “receita de bolo” que o professor vai te passar. É isso mesmo: cada modelo possui uma “receita de bolo”, isto é, um procedimento padrão para que você resolva com rapidez e segurança.
Os Diagramas Lógicos são simplesmente ferramentas que auxiliam na resolução de questões de lógica de argumentação. Na prática, você vai estudar tudo junto. E as questões de sequências também são continuação do estudo de Estruturas Lógicas. Podem ser cobradas sequências de letras, figuras, números, ou mesmo uma mistura de tudo isso. Veja esta aqui, cobrada no TJ/SP 2015:
Só não se preocupe em estudar Progressões Aritméticas e Geométricas pois, embora sejam sequências numéricas, a VUNESP costuma citá-las expressamente no edital quando pretende cobrá-las em prova, o que não foi o caso do TJ/SP.
Para finalizar esta nossa análise, gostaria de apresentar-lhe 3 procedimentos que você deve executar ao longo dos seus estudos para conseguir revisar tudo com eficiência e, desta forma, chegar no dia da prova com bastante conteúdo “na cabeça”. São eles:
– SUBLINHAR os principais conceitos;
– MARCAR os exercícios mais difíceis;
– MONTAR um resumo de fórmulas.
Neste vídeo eu explico isso melhor:
Detalhando: ao longo do estudo teórico, vá sublinhando os conceitos mais importantes. Eles serão muito úteis em alguns trechos do estudo, em particular na lógica de argumentação. Não recomendo que você faça um resumo teórico escrito, pois você vai gastar muito tempo que poderia ser melhor aproveitado nesta reta final. Quando você estiver resolvendo baterias de exercícios (tem centenas ao longo do curso), vá marcando aqueles que você não conseguiu fazer sozinho e precisou checar a resolução do professor, e também aqueles que você fez sozinho mas sem muita segurança, ou perdendo muito tempo. Por fim, monte um resumo SOMENTE com as principais fórmulas que você precisa decorar (média aritmética, áreas das figuras geométricas, fórmula de Báskara etc).
Se você seguir esses 3 procedimentos, as suas REVISÕES ficarão muito produtivas! Basta você reler os conceitos sublinhados de tempos em tempos, reler as fórmulas que você precisa memorizar, e refazer os exercícios que deixou marcados!
Vou ficando por aqui. Espero que você faça uma excelente preparação e tenha um ótimo desempenho no TJ/SP, conseguindo a sua vaga como Escrevente Técnico Judiciário!
CONHEÇA NOSSOS CURSOS COMPLETOS PARA O CONCURSO TJ SP CLICANDO AQUI
Saudações,
Avançamos em nossa caminhada jurisprudencial. Chegou a hora do Informativo nº 829 do STJ COMENTADO. Pra…
A Fundação Carlos Chagas (FCC) organizará o novo concurso Tribunal Regional do Trabalho da 15ª…
Salários iniciais entre R$ 8.529,67 a R$ 13.994,78! A Fundação Carlos Chagas (FCC) deve ser…
O concurso UNEB (Universidade Estadual da Bahia) que teve as provas realizadas em outubro, divulgou…
Foi divulgado o resultado final da prova objetiva do concurso Câmara São Mateus, no estado…
O Instituto de Previdência Social do Município de Navegantes (NavegantesPrev) teve divulgado os gabaritos preliminares…
Ver comentários
Obrigada pelas dicas professor!!
Meu Deus, me bateu o desespero agora!! A sorte é que podemos contar com professores altamente capacitados que tem a bondade de tentar nos ajudar a superar o edital. Obrigada!!
Obrigada pelas dicas prof.
Professor,
dá para seguir esses passos em outros concursos que tiver RL???
Grata
Show!!! ótimas dicas;)
Obrigada prof pelas dicas ... explicações super detalhadas e importantes ... Muito Obrigada!!!
Tenho Muito Orgulho de Ser Aluna ... tô estudando pro TJSP Capital (vou me testar) mas quero TJSP Interior.
Grande abraço,
Wanessa Said
Parabéns Estratégia, Parabéns Prof. Arthur !!!
Sempre bom ouvir algumas técnicas !
Muito Obrigado.
UM dia as exatas deixaram de ser meus fantasmas.. kkkk....