Fala, estrategista! Vamos aprender sobre a importância do Marketing para a Identidade e a Imagem da Organização e como esse assunto é cobrado no concurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES?
A Associação Americana de Marketing define marketing como a “atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo”. O Marketing é um processo de troca que envolve indivíduos, bens e serviços para satisfazer os clientes em um ambiente competitivo. Assim, o Marketing é vital para a Identidade e a Imagem da Organização.
O conceito sobre o marketing evoluiu ao longo do tempo. Atualmente, a visão “moderna” de marketing conceitua-o como um processo amplo. Está relacionado com clientes, consumidores, fornecedores, funcionários, sociedade como um todo e demais stakeholders. O marketing deve levar em consideração a inter-relação entre os diversos setores da organização.
Marketing Holístico
Kotler e Keller(2019) definem o conceito de Marketing Holístico como o desenvolvimento, o projeto e a implementação de programas, processos e atividades de marketing. Considera-se, nessa visão, a sua amplitude e as interdependências de seus efeitos. Para esses autores, tudo é importante: consumidor, funcionários, concorrência, mercado, sociedade, economia local e global. Os profissionais de marketing lidam com uma variedade de questões. Devem se certificar de que as decisões em uma área devem ser coerentes com as decisões de outras áreas.
Dimensões do Marketing Holístico:
A gestão de Marketing Moderno engloba as seguintes estratégias:
Conceitua-se a Identidade Organizacional como o processo, a atividade e o acontecimento em que a organização ganha a especificidade na mente de seus integrantes. Tal processo engloba as crenças partilhadas pelos membros da organização definindo o que é essencial e ,se caracteriza, por ser duradoura na organização. A identidade organizacional possui três dimensões. A primeira define-se pelos membros da organização, é a dimensão central. A segunda é a que a distingue de outras organizações. A terceira e última demonstra o traço contínuo no processo organizacional, que cria um elo entre o passado o presente.
A Identidade Organizacional é o produto reflexivo do processo dinâmico da cultura organizacional. A cultura provê o material simbólico no qual são construídas e disseminadas as imagens. Ao correlacionar cultura, identidade e imagem, vemos que a Imagem Organizacional está relacionada com a formação da Identidade. Além disso, alinha-se a uma visão externa da organização voltada para a percepção de mercado e para a relação com os clientes.
A imagem influencia-se por determinados aspectos como as crenças dos membros da organização sobre as percepções dos elementos externos a respeito da organização. Esse conceito denomina-se visão projetada. A imagem de futuro que se deseja é a criada pela organização. Essa visão se comunica com os elementos externos ligados a ela e apresenta-se como percepção visionária. Por último, tem-se a imagem que a organização deseja que os elementos externos e membros internos tenham dela. É importante frisar que todas essas perspectivas ocorrem direcionadas a um momento futuro.
Nas organizações, a experiência de trabalho dos colaboradores e a visão da capacidade de liderança dos níveis estratégicos caracterizam a Identidade Organizacional. Devemos lembrar que ela recebe influências externas, por meio do processo de formação de imagens.
Ainda que exista a distinção entre os conceitos de Identidade e Imagem Organizacional, ambas se correlacionam na formação de cada uma. A identidade associa-se à visão interna na empresa e a imagem direciona-se para a visão externa. Sendo assim, qualquer deterioração da imagem pode constituir um risco para a identidade organizacional.
O Marketing influencia-se pela orientação da empresa em relação ao mercado. Ou seja, a cultura e a filosofia adotada pela empresa influencia diretamente e orienta os esforços de marketing. O mercado direciona os esforços de marketing para:
Através das ações de Marketing solidifica-se a Identidade Organizacional que possa refletir na Imagem da instituição fortalecendo-a internamente e diante do ambiente externo. Além disso, a Identidade Organizacional cria um senso de pertencimento nos membros da organização. A identidade corporativa estimula a diferenciação da empresa no mercado. Esses elementos caracterizam um processo circular, que envolve dependência mútua entre cultura, imagem e identidade.
O Marketing Holístico considera que tudo é importante e que é necessária uma visão integrada e abrangente. Ele reconhece e harmoniza o escopo e as complexidades das atividades de marketing. Para construir uma identidade e imagem é essencial que a instituição se fortaleça no ambiente em que está inserida e obtenha sucesso em suas ações.
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Conhecimentos e Comportamentos Digitais1
Conhecimentos e Comportamentos Digitais 2
Por hoje é isso, pessoal!
Abraços e até a próxima.
Bárbara Rocha
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