Malcriado ou mal criado?
Malcriado ou mal criado, como se escreve?
Bom dia, meus amigos! Recebo muitas vezes em meu Instagram perguntas do tipo “Professor, meu filho é malcriado ou mal criado?”, ou “Professor, meu primo foi mal criado pelos meus avós ou ele foi malcriado pelos meus avós.”
Pois bem, primeiro eu preciso saber de uma coisa: Você já me segue no Instagram? NÃÃÃÃOOOO? Então está esperando o quê? Corra e siga o “Malvado Favorito” para ficar por dentro de todas as nossas dicas.
Voltando ao filho mal( )criado, você acha que o certo é junto ou separado?
A verdade é que ambas as grafias estão corretas?. Venha comigo!
Malcriado é um adjetivo usado para caracterizar alguém sem educação, grosseiro ou desrespeitoso.
A aluna foi muito malcriada ao responder a professora. ?
Já mal criado é uma expressão constituída do advérbio “mal” (oposto de bem) e do particípio da voz passiva “criado”, quando se quer qualificar o tipo de educação que foi ou que está sendo dada a alguém.
O fato de terem sido mal criados (por alguém) explica o comportamento daqueles meninos.
Os meninos foram mal criados por Tereza, pois eles não pedem a bênção quando se aproximam dos avós!
Alguns gramáticos conceituados, como Evanildo Bechara (sou muito fã), citam, ainda, o significado de algo ser mal tratado. Vejamos a seguir:
É um cafezal mal criado (poderá trocar mal criado por mal tratado e não perderá o sentido da frase).
Porém, NUNCA, EM NENHUMA HIPÓTESE, coloque hífen ok? Mal-criado não existe na língua portuguesa , pois, segundo o atual acordo ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o hífen apenas é utilizado em palavras compostas com os advérbios bem e mal quando a segunda palavra começa por vogal ou h; como, por exemplo, mal-estar e mal-humorado.
Agora sim, estamos todos prontos para conversar em família e falar que o primo foi mal criado pelos avós (locução verbal da voz passiva), e que o filho da prima do avô da nora do vizinho é malcriado (adjetivo). ?
Grande abraço, pessoal.