O Concurso Nacional Unificado (CNU), um dos maiores certames do Brasil, contará com uma estrutura gigantesca para sua realização.
No domingo (18), mais de 210 mil pessoas serão mobilizadas em todo o país para garantir que as provas ocorram de maneira organizada e segura, envolvendo desde fiscais de sala até equipes de segurança e suporte técnico.
“Os candidatos muitas vezes não imaginam de quantas pessoas precisamos para organizar uma prova desse tamanho, desde o planejamento até toda a parte da elaboração, distribuição e aplicação das provas, além da logística reversa pós exame e também a correção”, explica o coordenador-geral de Logística do CNU, Alexandre Retamal.
Ainda de acordo com Retamal, o esquema logístico coordenado pelo MGI para a seleção foi inspirado na logística do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“O Governo Federal usou como base a experiência do Enem porque temos 25 anos de aplicação do Enem. Ampliamos e aprimoramos as orientações dos órgãos de segurança, principalmente do Ministério da Justiça, para garantir uma segurança mais ampliada”, pontuou.
Para atender a demanda expressiva de candidatos, foi necessária a contratação de colaboradores para todo o ciclo, que envolve desde o planejamento até a logística reversa (pós prova), além de segurança e operacionalidade.
Para isso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) contou com o suporte de órgãos como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Força Nacional, entre outros.
Nível Superior (Blocos 1 a 7): 20 questões objetivas de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e 1 questão dissertativa de conhecimento específico.
Nível Médio (Bloco 8): 20 questões objetivas de múltipla escolha e 1 redação.
Nível Superior (Blocos 1 a 7): 50 questões objetivas de múltipla escolha sobre conhecimentos específicos.
Nível Médio: 40 questões objetivas de múltipla escolha. (A prova do nível médio não inclui questões dissertativas, apenas a redação pela manhã.)
Importante ressaltar que os candidatos devem chegar ao local das provas com 1 hora de antecedência para o início de cada uma delas.
Os participantes foram distribuídos em 3.665 locais de prova, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição. Ao todo, serão 75.730 salas para aplicação do exame.
LEIA TAMBÉM:
>>> Força Nacional atuará em 4 estados; saiba quais;
>>> RJ terá esquema especial de trânsito; e
>>> O que não fazer às vésperas das provas?
Para saber mais detalhes acerca das provas do Concurso Unificado (CNU), acesse agora mesmo o artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos para você:
Veja TODOS os detalhes do Concurso Nacional Unificado!
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…