Notícia

Mais de 210 mil pessoas vão trabalhar na aplicação do CNU

Número inclui os funcionários envolvidos, segurança e transporte!

O Concurso Nacional Unificado (CNU), um dos maiores certames do Brasil, contará com uma estrutura gigantesca para sua realização.

No domingo (18), mais de 210 mil pessoas serão mobilizadas em todo o país para garantir que as provas ocorram de maneira organizada e segura, envolvendo desde fiscais de sala até equipes de segurança e suporte técnico.

Os candidatos muitas vezes não imaginam de quantas pessoas precisamos para organizar uma prova desse tamanho, desde o planejamento até toda a parte da elaboração, distribuição e aplicação das provas, além da logística reversa pós exame e também a correção”, explica o coordenador-geral de Logística do CNU, Alexandre Retamal.

Ainda de acordo com Retamal, o esquema logístico coordenado pelo MGI para a seleção foi inspirado na logística do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Governo Federal usou como base a experiência do Enem porque temos 25 anos de aplicação do Enem. Ampliamos e aprimoramos as orientações dos órgãos de segurança, principalmente do Ministério da Justiça, para garantir uma segurança mais ampliada”, pontuou.

Para atender a demanda expressiva de candidatos, foi necessária a contratação de colaboradores para todo o ciclo, que envolve desde o planejamento até a logística reversa (pós prova), além de segurança e operacionalidade.

Para isso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) contou com o suporte de órgãos como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Força Nacional, entre outros.

Mais de 210 mil pessoas vão trabalhar na aplicação do CNU
Mais de 210 mil pessoas vão trabalhar na aplicação do CNU

Saiba os horários das provas do CNU

Período da manhã (horário de Brasília)

  • Abertura dos Portões: 7h30;
  • Fechamento dos portões: 8h30;
  • Início da aplicação: 9h; e
  • Duração da prova: 2h30.

Nível Superior (Blocos 1 a 7): 20 questões objetivas de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e 1 questão dissertativa de conhecimento específico.

Nível Médio (Bloco 8): 20 questões objetivas de múltipla escolha e 1 redação.

Período da tarde (horário de Brasília)

  • Abertura dos Portões: 13h;
  • Fechamento dos portões: 14h;
  • Início da aplicação: 14h30; e
  • Duração da prova: 3h30.

Nível Superior (Blocos 1 a 7): 50 questões objetivas de múltipla escolha sobre conhecimentos específicos.

Nível Médio: 40 questões objetivas de múltipla escolha. (A prova do nível médio não inclui questões dissertativas, apenas a redação pela manhã.)

Importante ressaltar que os candidatos devem chegar ao local das provas com 1 hora de antecedência para o início de cada uma delas.

Os participantes foram distribuídos em 3.665 locais de prova, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição. Ao todo, serão 75.730 salas para aplicação do exame.

LEIA TAMBÉM:

>>> Força Nacional atuará em 4 estados; saiba quais;
>>> RJ terá esquema especial de trânsito; e
>>> O que não fazer às vésperas das provas?

Para saber mais detalhes acerca das provas do Concurso Unificado (CNU), acesse agora mesmo o artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos para você:

Veja TODOS os detalhes do Concurso Nacional Unificado!


Quer estudar para as provas do Concurso Unificado?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.