O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, no dia 20/05, uma estimativa sobre os aglomerados subnormais no Brasil. A estimativa será confirmada após o próximo Censo Demográfico, adiado para 2021 por conta da pandemia de Covid-19.
Os aglomerados subnormais são formas de ocupação irregular de terrenos de propriedade alheia – públicos ou privados – para fins de habitação em áreas urbanas e, em geral, caracterizados por um padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos essenciais e localização em áreas com restrição à ocupação.
No Brasil, esses assentamentos irregulares são conhecidos por diversos nomes como FAVELAS, invasões, grotas, baixadas, comunidades, vilas, ressacas, loteamentos irregulares, mocambos e palafitas, entre outros.
Nos aglomerados subnormais, residem, em geral, populações com condições socioeconômicas, de saneamento e de moradia mais precárias. Como agravante, muitos aglomerados subnormais possuem uma densidade de edificações extremamente elevada, o que dificulta o isolamento social e pode facilitar a disseminação da Covid-19.
Estimou-se que o Brasil tem 5.127.747 milhões de domicílios ocupados em 13.151 aglomerados subnormais em 734 municípios do país.
A favela da ROCINHA, no Rio de Janeiro, é o maior aglomerado subnormal do país, com 25.742 domicílios. Completam o grupo a comunidade do SOL NASCENTE, no Distrito Federal, com 25.441 casas; Rio das Pedras, também no Rio de Janeiro, com 22.509; e Paraisópolis, em São Paulo, com 19.262 domicílios em aglomerados subnormais.
Eis uma informação importante para os que estudam CONHECIMENTOS SOBRE O DISTRITO FEDERAL para concursos do DF. Em número de domicílios, a Rocinha é só um pouco maior, são 301 a mais. Porém, por este critério o Sol Nascente não é a maior favela do Brasil. O que não é, de forma alguma, motivo para comemoração, é uma área do DF com muitas carências, que todos queremos que venha a ter um adequado desenvolvimento urbano, social e econômico.
Pela estimativa do IBGE, o Distrito Federal tem 62.179 domicílios em favelas, o que equivale a 6,65% do total de domicílios, que somam 935.671.
Depois da Sol Nascente, localizada na RA XXXIII – Sol Nascente/Pôr do Sol, a segunda maior favela do DF é a Vila Estrutural, com 5.974 domicílios, localizada na RA XXV – SCIA/Estrutural e a terceira é o Condomínio Vitória, com 5.744 domicílios, localizado na RA XIV – São Sebastião.
Bons estudos!
Leandro Signori
Sigam-me nas redes sociais. Telegram: https://t.me/profleandrosignori, ou procure por profleandrosignori. Instagram: @profleandrosignori
Link para saber mais: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/27728-quase-dois-tercos-das-favelas-estao-a-menos-de-dois-quilometros-de-hospitais
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
Você que vai participar do concurso Polícia Penal RJ (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado…
A Prefeitura de Carangola, em Minas Gerais, está com concurso público aberto, organizado pela Consulplan,…
Está oficialmente finalizado o concurso público da Secretaria Municipal de Fazenda de Belo Horizonte (ISS BH). Com a…
Atenção, corujas! Os candidatos com situação alterada no Concurso Nacional Unificado (CNU) poderão verificar atualizações…
Inscrições em breve e provas em fevereiro de 2025. Confira neste artigo as principais datas…
Ver comentários
Muito obrigada prof Leandro pelas dicas e sabedoria compartilhada com nós concurseiros . Continua sua história.