Foi sancionado pelo presidente Lula, em 14 de novembro de 2023, o aumento salarial para as instituições que compõem a segurança pública do DF. Veja o documento na íntegra!
O texto, publicado no Diário Oficial da União, reajusta em 18% o salário de policiais civis e militares, além de integrantes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
A recomposição, de acordo com o projeto, ocorrerá em duas etapas:
O reajuste utilizará recursos Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) e terá impacto orçamentário de R$ 372,2 milhões em 2023 e R$ 685 milhões em 2024.
Trechos vetados
O presidente vetou o trecho que previa indenização por “desgastes orgânicos e mentais relacionados ao exercício das funções” que, segundo o Executivo, contraria o disposto no inciso XIV do caput do art. 21 da Constituição, que prevê a competência da União para organizar e manter as polícias do Distrito Federal.
Também foram vetados outros dois trechos:
Em ambas as situações, os vetos explicam que há vício de iniciativa e e são formalmente inconstitucionais.
Para mais informações da segurança pública do DF, cujo aumento foi sancionado pelo presidente Lula, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você!
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
Foram divulgados os gabaritos preliminares das provas do concurso Câmara de Pentecoste, município localizado no…
Já estão disponíveis os gabaritos preliminares das provas do concurso CIOP Presidente Prudente (Consórcio Intermunicipal…
Edital EBSERH oferece vagas nos níveis médio e superior. Inscrições em breve e provas em…
Os preparativos para o concurso público da Prefeitura de Magé, no Rio de Janeiro, estão…
Os candidatos inscritos no concurso PCDF Administrativo (Polícia Civil do Distrito Federal), para o cargo…