Como o lockdown em São Luís afetará a vida dos maranhenses, e poderá servir de referência para outros estados
Olá pessoal, tudo bem? Eu espero que sim!
Na última quinta-feira (30/04/2020), a Justiça determinou ao Estado do Maranhão, a pedido do Ministério Público, que aplique o lockdown em São Luís e em outras 3 cidades. Nas palavras da decisão, serão suspensas “todas as atividades não essenciais à manutenção da vida e da saúde, trazendo rol exaustivo das atividades essenciais que ficariam excepcionadas dessa suspensão, bem como limitação adequada das reuniões de pessoas em espaços públicos, além da regulamentação do funcionamento dos serviços públicos e atividades essenciais, prescrevendo-se lotação máxima excepcional nesses ambientes, na forma estabelecida pelo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, de modo que a restrição do convívio social atinja, no mínimo, 60% da população”.
Ademais, o Governador Flávio Dino informou que irá seguir a medida.
São várias as formas de se tentar combater uma pandemia. Todavia, quando não se tem vacinas testadas e regulamentadas, nem medicamentos com efeitos comprovados, torna-se difícil o enfrentamento direito contra o vírus. Nesses casos, o melhor a se fazer é combater a disseminação, a partir de medidas de distanciamento social.
Dentre as medidas de isolamento, o lockdown é a mais severa de todas. Enquanto que no isolamento social é recomendado a permanência em casa e que se evite aglomerações, no lockdown ficam proibidos a entrada e saída de veículos nas cidades afetadas, aglomerações de pessoas, serviços não essenciais. Em outras palavras, é permitido, basicamente, sair de casa apenas para comprar alimentação e remédio, e, eventualmente, ir às unidades de saúde.
De acordo com a decisão (processo: 0813507-41.2020.8.10.0001), o lockdown em São Luís do Maranhão terá duração de 10 dias, a iniciar dia 05/05/2020. As seguintes atividades ficarão proibidas ou regulamentadas, durante este prazo:
Dessa forma, fica o público obrigado ao uso de máscaras em locais abertos.
Segundo o portal de notícias G1, o juiz Douglas de Melo Martins, responsável pela decisão que decretou o lockdown em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, afirmou que tomou esta decisão porque “as pessoas estão brincando e outras estão morrendo”.
A Fiocruz afirmou que o Maranhão é o estado que apresenta maior taxa de crescimento de mortos por COVID-19 no Brasil.
Além disso, de acordo com o BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO COVID-19 de 28/04/2020, 100% dos leitos de UTI exclusivos para a COVID-19, na rede pública de São Luís, estão ocupados. Afirma, ainda, o juiz Douglas Martins, que os hospitais privados já notificam que a capacidade máxima de seus leitos para pacientes com COVID-19 foi atingida.
Torna-se o lockdown em São Luís, portanto, a medida mais efetiva e responsável no combate à pandemia.
O Estado do Maranhão já divulgou a construção emergencial de hospital da campanha em São Luís que contará com 200 novos leitos, que, no entanto, somente será concluída em 45 dias.
A lista de países que já adotaram essa medida não é tão pequena assim. O primeiro país a estabelecer o lockdown foi a China (berço da doença), quando teve a maior parte de seus voos para o exterior suspensos, em meados de fevereiro. Com o passar das semanas, vimos outros países que também adotaram posicionamentos semelhantes: Itália, França, Espanha.
Quando não se sabe exatamente o que fazer, recorremos à famosa frase: “é melhor prevenir do que remediar”. Como acompanhamos nos jornais, alguns Estados já estão com suas capacidades máximas hospitalares praticamente atingidas, dentre eles: Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Assim sendo, caso a situação saia de controle nas capitais destes estados, não seria surpresa que os governadores, ou até mesmo a justiça destes entes da federação, determinem a medida máxima de isolamento social.
Um forte abraço
Leandro Ricardo M. Silveira
Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Fique por dentro de todos os concursos:
Avançamos em nossa caminhada jurisprudencial. Chegou a hora do Informativo nº 829 do STJ COMENTADO. Pra…
A Fundação Carlos Chagas (FCC) organizará o novo concurso Tribunal Regional do Trabalho da 15ª…
Salários iniciais entre R$ 8.529,67 a R$ 13.994,78! A Fundação Carlos Chagas (FCC) deve ser…
O concurso UNEB (Universidade Estadual da Bahia) que teve as provas realizadas em outubro, divulgou…
Foi divulgado o resultado final da prova objetiva do concurso Câmara São Mateus, no estado…
O Instituto de Previdência Social do Município de Navegantes (NavegantesPrev) teve divulgado os gabaritos preliminares…
Ver comentários
Esse governador iludido. Não conhece a realidade do povo maranhense.