Neste artigo você terá um resumo de Liderança nas Organizações para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região.
Olá, concurseiro! Tudo bem com você? Estudando muito para o concurso do TRT 10? Certamente sim! Afinal, o dia da prova está chegando e, para auxiliar você nessa preparação, elaboramos um resumo bastante didático acerca de alguns conceitos muito importantes e muito cobrados em concurso público, quando se trata do tema liderança nas organizações.
Para iniciar este resumo, precisamos falar que a Liderança está contida na função administrativa de direção, a qual é uma das quatro funções administrativas que compõem o processo organizacional. Trata-se da função responsável por conduzir os trabalhos das pessoas em direção aos objetivos organizacionais.
A direção está intimamente ligada ao relacionamento interpessoal entre o administrador e os seus subordinados. De acordo com Chiavenato, para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, por meio de uma adequada comunicação, liderança e motivação.
Existem diversos conceitos para liderança. Entre eles temos que:
Além disso, Maximiano complementa ao dizer que a liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas também uma combinação de quatro elementos: (1) as características do líder; (2) as características dos liderados; (3) as características da missão a ser realizada; e (4) a conjuntura social, econômica e política.
De modo geral, a liderança está associada a estímulos que possam motivar as pessoas para a realização de missão, da visão e dos objetivos organizacionais.
Nessa seara, a banca Cebraspe já cobrou essa parte introdutória em algumas questões de concursos. Portanto, fique atento!
Vejamos como esse tópico já apareceu em questões da banca:
Em relação a aspectos comportamentais da organização e a convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o item que se segue.
A liderança está associada a estímulos que possam motivar as pessoas para a realização da missão, da visão e dos objetivos organizacionais.
Gabarito: Certo
Há diversas teorias da liderança que buscam explicar como funciona o processo de liderar pessoas.
Nosso objetivo, neste resumo, é trazer para você as teorias mais recorrentes em provas de concurso. Para uma abordagem mais aprofundada, o Estratégia Concursos disponibiliza cursos e assinaturas que, certamente, colaborarão para os seus estudos.
As teorias da liderança podem ser divididas em 03 diferentes abordagens, a saber:
Dessa forma, para fins de resumo, falaremos das abordagens mais concursáveis e que podem estar na sua prova. Então, fique atento!
A teoria dos traços é uma das mais antigas. De acordo com essa teoria, o líder já nasce líder. Conforme os estudiosos dessa teoria, os líderes possuem determinadas características inatas que são determinantes para o exercício da liderança.
Consoante essa teoria, a liderança não pode ser pode ser desenvolvida ou aprendida, pois ela é inata. De acordo com a teoria dos traços, seria possível mapear as características diferenciadas que o líder possui.
Ademais, vale a pena destacar que o fato de o indivíduo nascer com determinadas características inatas não garante que ele será bem-sucedido no exercício da liderança.
Na prática é uma teoria defasada, mas, em se tratando de concursos públicos, é uma das teorias que mais caem em prova.
Essa teoria despenca em concursos, portanto fique atento!
Também chamada de “Os Três de White e Lippitt”, essa teoria define três estilos básicos de liderança:
A teoria do Recurso Cognitivo de Fiedler leva em consideração 4 variáveis:
Dessa forma, em situações que envolvem tarefas muito complexas, o líder com maior nível de inteligência tem um melhor desempenho. Portanto, a inteligência é um fator importante para a resolução de problemas complexos.
Outrossim, em situações de elevado estresse, por sua vez, o líder mais experiente tem um melhor desempenho e alcança os melhores resultados. Isso acontece porque os líderes experientes tendem a se sentir “entediados” em situações de baixo estresse.
Essa teoria da liderança concluiu que, nesse tipo de situação (alto estresse), a inteligência é um fator que não interfere na qualidade da tomada de decisões, ou seja, não faz diferença no desempenho.
Nessa teoria da liderança, o líder conduz ou motiva seus seguidores na direção das metas estabelecidas por meio do esclarecimento dos papéis e das exigências da tarefa. Negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.
Em síntese, na Liderança Transacional há uma relação de troca entre o líder e os subordinados. O líder oferece recompensas com o objetivo de fazer com que os subordinados atinjam as metas e os objetivos organizacionais.
Nesse tipo de liderança, o líder inspira a equipe a transcender seus próprios interesses para o bem da organização, com uma visão partilhada de futuro. O líder se preocupa com as necessidades de seus liderados.
Esse tipo de líder é revolucionário, inspirador e transformador, sendo considerado um agente de mudanças.
De acordo com essa Teoria de Liderança, o líder carismático possui uma visão convincente ou senso de propósito, capacidade de comunicar sua visão em termos claros e de modo que os seguidores possam entender.
O líder carismático demonstra consistência e foco na busca da visão, além de entendimento de suas próprias forças.
Consoante a teoria da Liderança Visionária, o líder possui a capacidade de criar a articular uma visão realista, crível e atraente do futuro para uma organização ou unidade organizacional. Trata-se de uma visão que se desenvolve a partir do presente e o melhora.
Essa visão, quando devidamente selecionada e implementada, conforme preceitua Robbins, é tão energizante que dá a partida no futuro, invocando habilidades, talentos e recursos para que isso aconteça.
Por fim, saiba que o objetivo deste artigo foi trazer para você, concurseiro, pontos importantes acerca conceitos importantes acerca do tema Liderança nas Organizações para o concurso do TRT 10. No entanto, para além desse certame, esse tema é extremamente relevante para provas de concurso na esfera federal.
Outrossim, este resumo não abrange toda a complexidade do tópico Liderança nas Organizações, mas, certamente, nele você encontrará aspectos importantes que ajudarão a gabaritar questões sobre esse assunto.
Além disso, para a sua preparação, não deixe de responder muitas questões. Para auxiliar você nessa missão, o Estratégia Concursos oferece um sistema de questões bastante completo que certamente ajudará você na conquista da tão sonhada vaga no serviço público.
Finalmente, não deixe de acompanhar e ficar por dentro do que acontece no mundo dos concursos.
Pra você está ligad@ aqui no Estratégia Carreiras Jurídicas, informativo nº 1168 do STF COMENTADO na telinha!…
Foram divulgados os gabaritos preliminares das provas do concurso PMERJ Saúde (Polícia Militar do Estado…
O concurso da Secretaria de Educação de Mato Grosso teve seu edital assinado pelo governador…
Concurso DPE AM confirmado para 2025 com vagas para técnico e analista! A informação veio…
O concurso para servidores da Defensoria Pública do Amazonas (DPE AM) deve ter o edital…
Confira os Concursos GO previstos para os próximos meses! O ano de 2025 promete trazer…