Liderança nas Organizações: resumo para o TRT 10
Neste artigo você terá um resumo de Liderança nas Organizações para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região.
Olá, concurseiro! Tudo bem com você? Estudando muito para o concurso do TRT 10? Certamente sim! Afinal, o dia da prova está chegando e, para auxiliar você nessa preparação, elaboramos um resumo bastante didático acerca de alguns conceitos muito importantes e muito cobrados em concurso público, quando se trata do tema liderança nas organizações.
Considerações Iniciais

Para iniciar este resumo, precisamos falar que a Liderança está contida na função administrativa de direção, a qual é uma das quatro funções administrativas que compõem o processo organizacional. Trata-se da função responsável por conduzir os trabalhos das pessoas em direção aos objetivos organizacionais.
A direção está intimamente ligada ao relacionamento interpessoal entre o administrador e os seus subordinados. De acordo com Chiavenato, para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, por meio de uma adequada comunicação, liderança e motivação.
Liderança – conceitos gerais

Existem diversos conceitos para liderança. Entre eles temos que:
- Conforme preceitua Maximiano, Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas.
- De acordo com Stogdill, a Liderança pode ser entendida como um processo de influenciar as atividades de um grupo organizado em seus esforços para o estabelecimento e o alcance de metas.
Além disso, Maximiano complementa ao dizer que a liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas também uma combinação de quatro elementos: (1) as características do líder; (2) as características dos liderados; (3) as características da missão a ser realizada; e (4) a conjuntura social, econômica e política.
De modo geral, a liderança está associada a estímulos que possam motivar as pessoas para a realização de missão, da visão e dos objetivos organizacionais.
Nessa seara, a banca Cebraspe já cobrou essa parte introdutória em algumas questões de concursos. Portanto, fique atento!
Vejamos como esse tópico já apareceu em questões da banca:

Cebraspe (2024) – CNJ
Em relação a aspectos comportamentais da organização e a convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o item que se segue.
A liderança está associada a estímulos que possam motivar as pessoas para a realização da missão, da visão e dos objetivos organizacionais.
Gabarito: Certo
Teorias da liderança

Há diversas teorias da liderança que buscam explicar como funciona o processo de liderar pessoas.
Nosso objetivo, neste resumo, é trazer para você as teorias mais recorrentes em provas de concurso. Para uma abordagem mais aprofundada, o Estratégia Concursos disponibiliza cursos e assinaturas que, certamente, colaborarão para os seus estudos.
As teorias da liderança podem ser divididas em 03 diferentes abordagens, a saber:
- Teoria dos traços de personalidade
- Teoria dos estilos de liderança
- Teorias situacionais
Dessa forma, para fins de resumo, falaremos das abordagens mais concursáveis e que podem estar na sua prova. Então, fique atento!
Teoria dos Traços de Personalidade
A teoria dos traços é uma das mais antigas. De acordo com essa teoria, o líder já nasce líder. Conforme os estudiosos dessa teoria, os líderes possuem determinadas características inatas que são determinantes para o exercício da liderança.
Consoante essa teoria, a liderança não pode ser pode ser desenvolvida ou aprendida, pois ela é inata. De acordo com a teoria dos traços, seria possível mapear as características diferenciadas que o líder possui.
Ademais, vale a pena destacar que o fato de o indivíduo nascer com determinadas características inatas não garante que ele será bem-sucedido no exercício da liderança.
Na prática é uma teoria defasada, mas, em se tratando de concursos públicos, é uma das teorias que mais caem em prova.
Teoria dos estilos de Liderança de Kurt Lewin

Essa teoria despenca em concursos, portanto fique atento!
Também chamada de “Os Três de White e Lippitt”, essa teoria define três estilos básicos de liderança:
- Liderança autocrática: nesse estilo, apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação dos subordinados. Conforme esse modelo, os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram maior volume de trabalho produzido, porém apresentou maior nível de tensão, frustração e agressividade.
- Liderança democrática: de acordo com esse modelo, as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, o qual é estimulado e assistido pelo líder. O líder procura ser um membro normal do grupo. Com a liderança democrática, os grupos não chegaram a apresentar um nível quantitativo de produtividade tão elevado quanto os submetidos à liderança autocrática, no entanto a qualidade do trabalho foi superior, além de um clima de satisfação, integração grupal, responsabilidade e comprometimento dos indivíduos.
- Liderança liberal (laissez-faire): conforme esse estilo, há total liberdade para a tomada de decisões grupais e individuais. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou regular o curso das coisas. Apenas faz comentários quando lhe é solicitado. O estudo revelou que, sob a liderança liberal, os grupos não se saíram bem quanto à quantidade nem quanto à qualidade, com marcantes sinais de individualismo, desagregação, insatisfação, agressividade e pouco respeito ao líder.
Teoria do Recurso Cognitivo de Fiedler
A teoria do Recurso Cognitivo de Fiedler leva em consideração 4 variáveis:
- Recursos cognitivos do líder: (1) experiência e (2) inteligência.
- Aspectos da Situação: (3) situações de estresse e (4) situações complexas.
Dessa forma, em situações que envolvem tarefas muito complexas, o líder com maior nível de inteligência tem um melhor desempenho. Portanto, a inteligência é um fator importante para a resolução de problemas complexos.
Outrossim, em situações de elevado estresse, por sua vez, o líder mais experiente tem um melhor desempenho e alcança os melhores resultados. Isso acontece porque os líderes experientes tendem a se sentir “entediados” em situações de baixo estresse.
Essa teoria da liderança concluiu que, nesse tipo de situação (alto estresse), a inteligência é um fator que não interfere na qualidade da tomada de decisões, ou seja, não faz diferença no desempenho.
Teorias Emergentes de liderança

Liderança Transacional
Nessa teoria da liderança, o líder conduz ou motiva seus seguidores na direção das metas estabelecidas por meio do esclarecimento dos papéis e das exigências da tarefa. Negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.
Em síntese, na Liderança Transacional há uma relação de troca entre o líder e os subordinados. O líder oferece recompensas com o objetivo de fazer com que os subordinados atinjam as metas e os objetivos organizacionais.
Liderança Transformacional
Nesse tipo de liderança, o líder inspira a equipe a transcender seus próprios interesses para o bem da organização, com uma visão partilhada de futuro. O líder se preocupa com as necessidades de seus liderados.
Esse tipo de líder é revolucionário, inspirador e transformador, sendo considerado um agente de mudanças.
Liderança Carismática
De acordo com essa Teoria de Liderança, o líder carismático possui uma visão convincente ou senso de propósito, capacidade de comunicar sua visão em termos claros e de modo que os seguidores possam entender.
O líder carismático demonstra consistência e foco na busca da visão, além de entendimento de suas próprias forças.
Liderança Visionária
Consoante a teoria da Liderança Visionária, o líder possui a capacidade de criar a articular uma visão realista, crível e atraente do futuro para uma organização ou unidade organizacional. Trata-se de uma visão que se desenvolve a partir do presente e o melhora.
Essa visão, quando devidamente selecionada e implementada, conforme preceitua Robbins, é tão energizante que dá a partida no futuro, invocando habilidades, talentos e recursos para que isso aconteça.
Para finalizar
Por fim, saiba que o objetivo deste artigo foi trazer para você, concurseiro, pontos importantes acerca conceitos importantes acerca do tema Liderança nas Organizações para o concurso do TRT 10. No entanto, para além desse certame, esse tema é extremamente relevante para provas de concurso na esfera federal.
Outrossim, este resumo não abrange toda a complexidade do tópico Liderança nas Organizações, mas, certamente, nele você encontrará aspectos importantes que ajudarão a gabaritar questões sobre esse assunto.
Além disso, para a sua preparação, não deixe de responder muitas questões. Para auxiliar você nessa missão, o Estratégia Concursos oferece um sistema de questões bastante completo que certamente ajudará você na conquista da tão sonhada vaga no serviço público.
Finalmente, não deixe de acompanhar e ficar por dentro do que acontece no mundo dos concursos.