Artigo

Lei 13.869/19 e Concurso PCDF: qual a melhor forma de estudar?

Saiba como estudar a Lei 13.869/19 para o concurso da PC-DF!

Olá, caro aluno!

Se você está se preparando para o novo concurso da PC-DF, deve ter notado a exigência da nova Lei de Abuso de Autoridade (Lei 13.689/19) dentro da disciplina de Legislação.

Por ser uma lei recente, tendo sido sancionada no dia 5 de setembro de 2019, e que gerou certa polêmica no meio jurídico e político, há grandes chances de que haja pelo menos uma questão na prova que trate sobre o tema.

Como todo ponto importa, este artigo trará dicas sobre como estudar a Lei 13.869/19 para o concurso da PC-DF e ficar um passo mais próximo da sua aprovação!

Passo-a-passo para o estudo da Lei 13.869/19

1. Download da Lei 13.869/19 atualizada

Primeiramente, faça o download da lei atualizada no site Casa Civil – Palácio do Planalto, de modo a garantir que você está diante da lei legítima, sem qualquer alteração de terceiros.

2. Leitura inicial da lei seca

Com a Lei 13.869/19 em mãos ou na tela do seu computador, faça a leitura seca de todos os dispositivos pela primeira vez. Essa primeira leitura é importante para que você se ambiente com o conteúdo da lei e entenda o seu escopo principal.

É possível que alguns termos abordados na norma não sejam do seu conhecimento. Destaque-os de forma evidente (com grifos, círculos em volta ou observações) para que você procure entender os seus significados posteriormente.

3. Estude o material do Estratégia sobre a Lei 13.869/19

Após ter feito a leitura da lei seca – possivelmente até mais de uma vez – estude o seu material do Estratégia que trata sobre esse assunto. Você poderá ler o PDF ou assistir à videoaula do tema.

Ter a visão do professor da disciplina sobre a lei é importante para que você entenda quais pontos são mais suscetíveis de cobrança, quais partes da lei você deve prestar mais atenção, verificar se você interpretou corretamente os dispositivos enquanto fazia a leitura da lei seca, além de esclarecer suas possíveis dúvidas sobre alguns termos possivelmente desconhecidos.

Aproveite o estudo das aulas do Estratégia para ir destacando na sua lei os artigos e dispositivos mais importantes, de modo a criar um material de revisão mais eficiente.

4. Repetição exaustiva da leitura da lei

Leia e releia a sua lei 13.869/19 o máximo de vezes que conseguir até a data da prova. De modo geral, a nova Lei de Abuso de Autoridade não é uma lei extensa. Logo, é possível revisá-la rapidamente e por muitas vezes até chegar o dia do certame.

A repetição exaustiva da leitura da lei é o que te fará decorar os seus dispositivos – principalmente aqueles destacados como mais importantes. Como a maioria das questões de concurso que envolvem cobrança de lei são literais, ou seja, exigem exatamente a cópia da lei, quanto mais você tiver memorizado da lei, maiores serão as chances de você gabaritar a questão na hora da prova.

5. Criação de material à parte com as possíveis decorebas e pegadinhas

Além de grifar e marcar na sua lei 13.869/19 os pontos mais importantes, você também pode criar resumos, mapas mentais ou flashcards à parte com as principais decorebas e pegadinhas, como, por exemplo, as penas de cada crime destacado na norma.

Assim, além de revisar esses conteúdos durante a leitura da lei seca, você também poderá tirar um tempo rápido para revisar esses materiais e relembrar com facilidade os principais pontos de decoreba da lei, reforçando e complementando o seu estudo.

6. Elaboração e resolução de questões sobre a lei

Por ser uma lei recente, você não encontrará questões de concursos anteriores sobre a Lei 13.869/19. Para solucionar esse problema, uma estratégia eficaz a ser utilizada é a elaboração de questões sobre o assunto pelo próprio aluno.

Pense como o examinador! O que você acha factível de ser cobrado? Como você cobraria cada parte da lei? Crie as suas próprias questões e responda-as de tempos em tempos. Insira as suas próprias pegadinhas e macetes, de modo a te ajudar na memorização dos dispositivos. A técnica de criar suas próprias questões é extremamente poderosa para os seus estudos. Isso, pois, você estará estudando enquanto elabora as questões, enquanto as resolve e enquanto as revisa, reforçando aquele conteúdo em sua mente e solidificando o seu conhecimento sobre o tema.

Seguindo todas essas dicas, não haverá mistério, você dominará todo o conteúdo da Lei 13.869/19 até a data da sua prova!

Bons estudos e sucesso!

Deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para o concurso PC DF:

CURSO PCDF

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

BAIXE O EDITAL DO CONCURSO DA PC-DF ESCRIVÃO CLICANDO NO LINK ABAIXO!!

Edital PCDF Escrivão

Principais Informações do Edital da PCDF Escrivão

Inscrições: 22/01 a 10/02/2020
Valor da taxa:
 R$199,00
Isenção: 20 a 26/12/2019
Data da Prova Objetiva: 15/03/2020

Bônus e Conteúdos Gratuitos

Vade Mecum PCDF

A equipe do Estratégia Concursos elaborou um Vade Mecum para a PCDF, que você poderá baixar no link: Vade Mecum PCDF: baixe grátis toda Legislação prevista no edital

Ebook PCDF: Análise Estatística

O Prof. Túlio Lages, coordenador dos cursos do “Passo Estratégico” elaborou uma análise estatística dos temas mais cobrados em prova pelo Cebraspe e que, portanto, têm mais chance de serem cobrados na prova da PCDF.

Baixe gratuitamente no link abaixo: Ebook PCDF gratuito com estatísticas de cobrança dos assuntos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.