Artigo

Legislação Institucional PMMA – RECURSO!

Oi pessoal! Estou passando aqui para trazer o gabarito extraoficial da prova de Legislação Institucional PMMA aplicada ontem para a Polícia Militar do Maranhão. Achei a prova num nível mais alto do que as bancas normalmente costumam cobrar em concursos de polícias militares. Isso é excelente para quem estudou! :)

A seguir comento todas as questões uma por uma. Se tiver alguma dúvida você pode me mandar pelo instagram @profpauloguimaraes.

Abraços!

 

Alertei a você sobre essa regra. Perceba que o enunciado da questão pediu para você responder de acordo com o Estatuto, e a regra que consta no art. 4o, §2o é no sentido de que a carreira de Oficial é privativa de brasileiros natos, e por isso devemos marcar a questão como certa.

GABARITO: CERTO

De acordo com o art. 15, o ingresso na graduação de 3º Sargento dar-se-á através de aprovação no Curso de Formação de Sargentos, após aprovação em concurso público e por promoção. Não podemos dizer, portanto, que a aprovação em concurso público é requisito único.

GABARITO: ERRADO

O posto é conferido pelo Governador do Estado, confirmado em carta patente, enquanto a graduação é conferida pelo Comandante-Geral da PM, nos termos do art. 19, §1o.

GABARITO: ERRADO

Em primeiro lugar você precisa lembrar que a precedência para praças que ocupam a mesma graduação se dá em primeiro lugar pela antiguidade na graduação. Como os dois foram promovidos na mesma data, o primeiro critério da antiguidade não resolve o problema. Aí então é necessário aplicar o critério da precedência sucessiva nos graus hierárquicos anteriores, e então João terá precedência sobre Pedro, já que era mais antigo enquanto soldado. Aqui estamos aplicando as regras do art. 20 e do art. 21 do Estatuto. Além disso, de acordo com o art. 21, §3o, em igualdade de posto ou graduação, os militares da ativa têm precedência sobre os da inatividade.

GABARITO: CERTO

A assertiva está CERTA, nos termos do art. 19, §3o do Estatuto, combinado com o art. 22, I.

Art. 19 – Os círculos hierárquicos e a escala hierárquica da Policia Militar estão fixados no quadro e parágrafos seguintes

§3º – Os Aspirantes-a-Oficial e os Cadetes são denominados Praças Especiais.

Art. 22 – A precedência entre as praças especiais e as demais praças é assim definida:

I – os Aspirantes-a-Oficial são hierarquicamente superiores às demais praças;

GABARITO: CERTO

De acordo com o art. 35, são considerados no exercício de função policial-militar os militares da ativa que se encontrarem em diversas situações, entre as quais se encontram os policiais militares colocados à disposição de órgãos de inteligência de outras Polícias Militares.

GABARITO: CERTO

O erro aqui está na autoridade competente para determinar o afastamento. Nos termos do art. 57, §1o, são competentes para determinar o imediato afastamento do cargo ou o impedimento do exercício da função:

  1. a) o Governador do Estado;
  2. b) o Gerente de Estado de Segurança Pública;
  3. c) o Comandante Geral da Polícia Militar.

GABARITO: ERRADO

Nos termos do art. 61, §3o, o Conselho de Disciplina também poderá ser aplicado às praças da reserva remunerada e reformados.

GABARITO: CERTO

O Comandante-Geral tem essa prerrogativa, mas somente deve utilizá-la quando houver razões que recomendem tal medida, nos termos do art. 42.

GABARITO: ERRADO

Essa é bem simples! De acordo com o art. 44, todo cidadão, após ingressar na Polícia Militar, prestará compromisso de honra, no qual afirmará a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres policiais-militares. A necessidade da presença da tropa é mencionada pelo art. 45.

GABARITO: CERTO

Nos termos do art. 55, §2o, no concurso de crime militar e de transgressão disciplinar será aplicada somente a pena relativa ao crime.

GABARITO: ERRADO

De acordo com o art. 87, são considerados dependentes econômicos os filhos, inclusive os enteados e adotivos ate 21 (vinte e um) anos de idade ou, se estudante, até 24 (vinte e quatro) anos ou, se inválido, de qualquer idade.

GABARITO: ERRADO

Nos termos do art. 64, §1o, se contar mais de 10 anos de serviço, o policial militar será agregado pela autoridade superior, e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

GABARITO: ERRADO

Nos termos do art. 64, São alistáveis, como eleitores, todos os policiais-militares.

GABARITO: CERTO

De acordo com o §3o do art. 78, “é nulo de pleno direito as promoções ocorridas em desacordo com a legislação vigente”. Apesar da agressão à língua portuguesa, o dispositivo torna a questão errada.

GABARITO: ERRADO

Aqui está o grande problema da prova! Vamos lá! Na redação original do art. 69 estava o seu parágrafo único, que restringia o benefício do fardamento aos cadetes, cabos e soldados. Acontece que a Lei n. 8.591/2007 deu nova redação ao art. 69, e nessa redação não consta o parágrafo único. Isso leva aos problemas na hora de responder à questão. Se você analisar a Lei n. 8.591/2007, verá que ela dá nova redação ao art. 69, e não traz nenhuma menção ao parágrafo único. Assim, poderíamos entender que ele foi revogado, mas também pode ser um erro de técnica legislativa em relação à nova lei. Por isso a banca deve anular a questão. Segue minha sugestão de texto para recurso:

Pede-se a anulação da questão em razão da publicação da Lei n. 8.591/2007, que dá nova redação ao art. 69 da Lei n. 6.513/1995, não fazendo qualquer menção ao parágrafo único do referido dispositivo. É possível entender, portanto, que o dispositivo foi revogado, e por isso não haveria mais restrição à concessão do fardamento.

GABARITO OFICIAL: CERTO (RECORRA!)

De acordo com o §2o do art. 93, o período de licença-prêmio não interrompe a contagem de tempo de serviço, nem será prejudicada pelo gozo anterior de qualquer licença, bem como não anula o direito àquelas licenças, exceto a licença prevista no item II do art. 92. A licença do item II do arr. 92 é justamente a licença para tratamento de saúde de pessoa da família.

GABARITO: CERTO

De acordo com o art. 98, a licença-prêmio, a licença-paternidade e a licença para tratar de interesse particular poderão ser interrompidas:
a) em caso de mobilização, estado de defesa, grave perturbação da ordem pública, estado de sítio e intervenção federal;

b) para cumprimento de sentença que importe restrição da liberdade individual;

c) para cumprimento de punição disciplinar;

d) em caso de denúncia, pronúncia em processo criminal ou indiciação em inquérito, a juízo da autoridade que efetivar a pronúncia ou a indiciação.

GABARITO: ERRADO

O art. 94 define essa licença como aquela concedida ao policial militar com a finalidade de acompanhar seus dependentes em tratamento de saúde.

GABARITO: CERTO

Nos termos do art. 107, a agregação do militar se faz por ato do Governador do Estado ou de autoridade à qual tenham sido delegados poderes para tal. A competência, portanto, é delegável.

GABARITO: ERRADO

De acordo com o caput do art. 106, a agregação é a situação na qual o militar deixa de ocupar vaga na escala hierárquica de seu quadro. Além disso, o §8o determina que o militar agregado não poderá ser promovido enquanto durar sua agregação.

GABARITO: CERTO

Apenas a praça sem estabilidade assegurada será automaticamente excluída do serviço ativo quando declarada desertora, nos termos do art. 144, §2o.

GABARITO: ERRADO

De acordo com o parágrafo único do art. 143, a praça excluída a bem da disciplina não terá direito a qualquer remuneração ou indenização e sua situação militar será definida pela Lei do Serviço Militar.

GABARITO: ERRADO

Nos termos do §4o do art. 139, O licenciamento a bem da disciplina será aplicado às praças sem estabilidade assegurada, que ingressarem no MAU comportamento, sendo de competência do Governador do Estado ou autoridade delegada, o ato de licenciamento.

GABARITO: CERTO

De acordo com o §2o do art. 151, não será computado para nenhum efeito o tempo que ultrapassar 6 meses, contínuo ou não, em licença para tratamento de saúde de pessoa da família.

GABARITO: CERTO

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • boa tarde, estou com uma duvida na questão 64, no final ela fala que o SOLDADO joao terá precencia sobre pedro e que ambos tinham precedencia sobre os cabos na inativa, acho que a questão está errada pois ela fala "SOLDADO joao" e o correto era falar CABO joao pois eles foram promovidos a cabo
    antonio gomes em 20/12/17 às 13:58
    • Como já respondi a um comentário anterior, você pode até recorrer com base nisso, mas duvido muito que a banca anule a questão, pois mesmo estando errado não há ambiguidade.
      Paulo Guimarães em 20/12/17 às 16:51
  • professor bom dia, a definição de precedência entre os praças especiais e as praças de acordo com o artigo 22, I é q o aspirante é hierarquicamente superior as praças, essa questão estar muito confusa pois o proprio artigo difere precedência e hierarquia.
    LENILTON GONZAGA SILVA em 20/12/17 às 10:53
    • A rigor, precedência e hierarquia são coisas diferentes, mas não acredito na anulação da questão com base nisso.
      Paulo Guimarães em 20/12/17 às 16:52
  • Foi erro de digitação mesmo :)
    Paulo Guimarães em 20/12/17 às 07:21
  • Acabei de atualizar o artigo recomendando recurso!
    Paulo Guimarães em 20/12/17 às 07:19
  • Acabei de atualizar o artigo recomendando recurso!
    Paulo Guimarães em 20/12/17 às 07:16
  • Professor Paulo Guimarães, a questão número 76, sobre o fardamento dos cadetes, cabos e soldados. O artigo 69 realmente foi revogado? A resposta seria de fato ERRADA?
    Tamires Morais em 20/12/17 às 03:24
    • Acabei de atualizar o artigo recomendando recurso!
      Paulo Guimarães em 20/12/17 às 07:19
    • Acabei de atualizar o artigo recomendando recurso!
      Paulo Guimarães em 20/12/17 às 07:16
  • A questão 76 foi publicada como CERTA, no gabarito extraoficial divulgado pela CESPE. Será que até eles caíram na pegadinha?
    Jackson Limeira em 19/12/17 às 21:27
    • Acabei de atualizar o artigo recomendando recurso!
      Paulo Guimarães em 20/12/17 às 07:16
  • meu caro, na questão 76, voce informou que a questão tava conforme esta justificativa, Esta era a redação original do parágrafo único do art. 69, mas a nova redação do art. 69, dada pela Lei n. 8.591/2007, não contempla o parágrafo único. Pegadinha hein!? verifiquei nesta lei e não conseguir compreender o porque desta questão ta certa conforme gabarito preliminar da cespe
    André Ângelo em 19/12/17 às 20:56
    • Acabei de atualizar o artigo recomendando recurso!
      Paulo Guimarães em 20/12/17 às 07:19
  • Gabarito preliminar da Cespe diz que a 76 está certo não concordo e gostaria da sua opinião professor
    Mbbm em 19/12/17 às 20:40
    • Acabei de atualizar o artigo recomendando recurso!
      Paulo Guimarães em 20/12/17 às 07:17
  • A questão 64 estaria errada, pois o João não é mais soldado e sim cabo. Colocando como cabo e não soldado. Assim estaria correto. Procede?
    TIAGO RAFAEL em 19/12/17 às 19:14
    • Você pode até recorrer com base nisso, mas acho muito difícil a questão ser anulada por causa desse detalhe...
      Paulo Guimarães em 20/12/17 às 07:17
  • Professor, na questão 64 o fato de a assertiva ter dito "o soldado Joao" em vez de "o cabo João" não torna a questão errada, uma vez que ele já foi promovido?
    Adriele em 19/12/17 às 17:45
    • Sempre recomendo que na dúvida você recorra, mas acho muito difícil que a questão seja anulada com base nesse detalhe.
      Paulo Guimarães em 20/12/17 às 07:17
  • Professor, segundo o gabarito preliminar a questão 76 ( Somente os cadetes, cabos e soldados fazem jus ao fardamento) está correta. marquei errado por causa da redação do art. 69, dada pela Lei n. 8.591/2007. Auxilie-me a entrar com recurso.
    JC junior em 19/12/17 às 17:43
    • Acabei de atualizar o artigo indicando recurso para a questão!
      Paulo Guimarães em 20/12/17 às 07:15
  • Você que é tão por dentro dos direitos deveria saber, que a questão 61 está errada, pois nenhuma lei passa por cima da lei maior, a constituição federal, fique ligado.
    Theylon em 19/12/17 às 07:55
    • É melhor conferir o gabarito oficial amigo :)
      Paulo Guimarães em 20/12/17 às 07:08
  • Fiquei com dúvida na 78,de acordo com o regimento não estará correta?
    Elanny em 19/12/17 às 00:18
    • o Regimento não está no nosso conteúdo programático, então não deve ser levado em consideração na hora de responder às questões.
      Paulo Guimarães em 20/12/17 às 07:18
  • O gabarito da 81 não seria CERTO?!
    Helson em 18/12/17 às 22:18
    • Está sim! Acabei de fazer a correção :)
      Paulo Guimarães em 18/12/17 às 22:23
  • Boa noite professor! Por favor verifique essa questão 81 Ela fala exatamente o q seu vc disse no comentário. Só que o senhor colocou como Errado. Veja aí com calma.
    Elkson Castro em 18/12/17 às 21:59
    • Foi erro de digitação mesmo :)
      Paulo Guimarães em 20/12/17 às 07:20
  • O senhor errou o gabarito da questão 81 professor. Obrigado!
    Ives Fernandes em 18/12/17 às 21:41
    • Foi erro de digitação mesmo :)
      Paulo Guimarães em 20/12/17 às 07:20