A Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2023 (LDO 2023) foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada nesta quarta-feira (10/8) por meio do Diário Oficial da União.
De acordo com o texto publicado, estão previstos reajustes salariais, contratações por meio de concursos públicos e reestruturação de carreiras dependentes do Orçamento federal.
Os novos concursos públicos, segundo o texto da LDO 2023, seriam relacionados à “criação de cargos, funções e gratificações, desde que não impliquem aumento de despesa; provimento em cargos efetivos vagos; e contratação de pessoal por tempo determinado, quando comprovada a disponibilidade orçamentária”.
Veja o trecho do texto da LDO 2023 na imagem abaixo:
Além das previsões, o texto traz alguns vetos como, por exemplo, a recomposição salarial e a reestruturação especificamente voltadas para as carreiras da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penitenciária, além das polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Isso porque, conforme aponta a justificativa apresentada no texto, as disposições contrariam o interesse público pois criariam uma assimetria desnecessária entre as carreiras do poder público.
Veja maiores detalhes do veto na imagem abaixo:
LDO 2023 sancionada: texto na íntegra
Ficou ainda mais interessado em ingressar no serviço público federal? Veja abaixo alguns editais previstos e confirmados:
Concurso INSS: Foi oficialmente autorizada a realização do novo concurso público do INSS. Serão ofertadas mil vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social. Agora, o certame depende apenas da contratação da banca para que seja publicado.
Concurso Receita Federal: O concurso público da Receita Federal já tem banca definida para 699 vagas distribuídas nos cargos de Auditor e Analista, ambos os cargos exigem nível superior em qualquer área de formação e possuem remuneração inicial de R$ 11 mil (Analista) e R$ 21 mil (Auditor).
Concurso Senado: o novo edital para o Senado está autorizado e com banca definida! Serão ofertadas vagas distribuídas entre os cargos de Advogado, Consultor Legislativo, Analista Legislativo (várias especialidades) e Técnico Legislativo (Policial Legislativo). Todos exigem nível superior.
Concurso TRT: O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) autorizou o preenchimento de vagas em diversos Tribunais Regionais do Trabalho. São 12 editais já confirmados para 2022 com vagas de nível médio e nível superior.
Concurso TSE unificado: a Assessoria de imprensa do TSE confirmou que o órgão trabalha no levantamento dos cargos e vagas do edital unificado. De acordo com ofício divulgado no dia 1º de abril, o órgão pretende realizar a seleção unificada em 2023. O edital poderá contemplar todos os Tribunais Regionais Eleitorais de forma centralizada.
Saiba mais: Concursos 2023
Oi gente!! Neste material iremos analisar um assunto muito importante para a prova de Auditor…
Neste artigo você encontrará um breve resumo da Teoria da Autoeficácia, uma das principais Teorias…
Você que pretende ingressar na Polícia Federal (PF), por meio do concurso para área Administrativa,…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Tauá, município do estado do…
O concurso do Ministério Público do Piauí (MP PI) conta com oferta de 30 vagas imediatas…
Está na praça o concurso do Ministério Público do Piauí (MP PI), com oferta de…