Justiça suspende alteração no TAF feminino do concurso PMDF
O juiz titular da 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, Daniel Eduardo Branco Carnacchioni, suspendeu a mudança na distância da prova de corrida das candidatas mulheres do concurso da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Foi suspenso o item do edital que aumentou, de 2.100 metros para 2.200 metros, a distância da corrida exigida das mulheres, que deveriam completá-la em 12 minutos. Em relação aos homens, houve redução de 2.600 metros para 2.400 metros.
Daniel Carnacchioni reforçou a falta de “motivação técnica ou científica” na mudança, indicando uma possível “discriminação indireta” ao elevar a quantidade de metros no exame. O período de 12 minutos para o percurso foi mantido.
Vale destacar que o magistrado atendeu ao pedido de uma candidata que fez a prova com o índice original, de 2.100 metros em 12 minutos, mas foi eliminada.
Sobre o TAF
De caráter eliminatório, o Teste de Aptidão Física determina a aptidão ou inaptidão do candidato. A etapa consisti em Teste de Barra Fixa, Flexão Abdominal, Corrida de 12 minutos e Natação, sendo realizados em dois dias.
No primeiro dia, são realizados os testes de barra fixa, flexão abdominal, corrida e no segundo dia o teste de natação.
Sobre o concurso
São ofertadas 700 vagas imediatas, além de 1.400 em cadastro de reserva. As oportunidades exigem nível superior, não ter completado 31 anos até a data da inscrição e outros requisitos. O salário durante o CFP é de R$ 5.336,96.
Saiba mais: Concurso PMDF