Notícia

Justiça suspende 1.068 cargos comissionados na Câmara Municipal de São Paulo

O Tribunal de Justiça do estado de São Paulo suspendeu, em caráter liminar, mais de 1 mil cargos em comissão da Câmara Municipal de São Paulo. O órgão é a maior casa legislativa do país.

Ao todo, a justiça suspende 1.068 cargos comissionados, servidores contratados sem a realização de concurso. A dúvida que fica é se a decisão vale para as futuras contratações ou se já começa a valer para os que já foram contratados.

A decisão de suspender os comissionados foi do desembargador Sérgio Rui, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Ele ressaltou que a criação de cargos comissionados sem exigência de concurso público contraria a Constituição Estadual.

Tudo começou quando o Ministério Público de São Paulo ajuizou uma ação direta de inconstitucionalidade a respeito de leis editadas entre 2003 e 2017, que permitiram as contratações dos cargos sem concurso público.

Em nota à imprensa, a Câmara Municipal de São Paulo informou que vai “pedir esclarecimentos sobre o alcance da liminar concedida pelo TJ”.

Em sua decisão, o desembargador Sérgio Rui esclarece que suspende “a vigência e a eficácia das leis supra mencionadas do Município de São Paulo, relativamente aos cargos em comissão mencionados, até o julgamento da presente ação”.

O que você acha desta notícia? Comente!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Cargos comissionados só para efetivos e realmente se for necessário. Ótima decisão do desembargador!
    Kelly em 07/05/18 às 22:09
  • Se fizerem concurso, infelizmente, "encaixes" acontecerão.
    Jean Carlos Soares em 07/05/18 às 15:29