Resumo do ITBI para o ISS Fortaleza: Incidência
Confira neste artigo um resumo sobre o ITBI ,no Código Tributário Municipal, para o ISS Fortaleza.
Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
O concurso de Auditor do Tesouro e Analista Fazendário, do ISS Fortaleza, está com o edital na praça, com remuneração inicial de até R$ 18.581,16. Nada mal, não é mesmo?
Dessa maneira, no artigo de hoje, iremos aprender sobre o ITBI, presente no Código Tributário Municipal, para o concurso do ISS Fortaleza.
Vamos lá?
A incidência do ITBI para o ISS Fortaleza
O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis por Ato Oneroso inter Vivos (ITBI) é um importante imposto municipal, o qual possui como principal fato gerador a transmissão, por ato oneroso, da propriedade de bens imóveis.
Dessa maneira, o ITBI apenas incide na transmissão de bens imóveis quando esta ocorrer entre pessoas vivas, e de forma onerosa, ou seja, por meio de pagamento. Caso fosse gratuita, seria caracterizada como doação, incidindo, assim, o ITCD, e não o ITBI.
Além disso, são também fatos geradores do ITBI:
- a transmissão de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia;
- a promessa ou o compromisso de compra e venda e de permuta de imóveis;
- a procuração pública em causa própria para transferência de imóveis;
- a procuração pública irrevogável e irretratável, para venda de imóveis, sem a apresentação e/ou a confirmação da concretização do negócio;
- nas tornas ou reposições em que ocorram:
- a partilha efetuada em virtude de dissolução da sociedade conjugal ou morte, quando, em face do valor do imóvel, na divisão de patrimônio comum ou na partilha, for atribuído a um dos cônjuges separados ou a herdeiro, recebimento de imóvel situado em Fortaleza, quota-parte cujo valor seja maior do que o da parcela que lhe caberia na totalidade desse imóvel;
- a divisão, para extinção de condomínio de imóvel, quando qualquer condômino receber quota-parte material cujo valor seja maior do que o de sua quota-parte ideal.
- a cessão de direitos relativos a todas as hipóteses citadas acima.
FIQUE ATENTO: O ITBI apenas incidirá sobre os imóveis situados em Fortaleza.
Não incidência do ITBI para o ISS Fortaleza
Há algumas clássicas situações nas quais não incide o ITBI, sendo elas quando a transferência for:
- realizada para incorporação ao patrimônio de pessoa jurídica, em pagamento de capital nela inscrito;
- decorrente de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica;
- decorrente de desincorporação do patrimônio da pessoa jurídica, aos mesmos alienantes.
EXCEÇÃO: Contudo, há algumas exceções, uma vez que as não incidências citadas acima não se aplicam quando a pessoa jurídica adquirente tiver como atividade preponderante a compra e venda de bens imóveis e seus direitos reais, a locação de bens imóveis ou o arrendamento mercantil.
Mas o que é caracterizado como atividade preponderante de uma empresa? Bom, isso ocorre quando:
- mais de 50% da receita operacional da pessoa jurídica adquirente,
- nos 24 meses anteriores e nos 24 meses posteriores à aquisição,
- decorrer das transações citadas como exceções.
Mas e no caso de a pessoa jurídica adquirente ter iniciado as suas atividades após a aquisição, ou menos de 24 meses antes dela? Nesta situação, a preponderância deverá ser apurada com base na receita operacional auferida nos 36 primeiros meses seguintes à data da aquisição.
Assim, caso haja preponderância, o imposto será devido, sendo calculado sobre o valor dos bens na data do pagamento do crédito tributário respectivo.
Mas, como uma boa legislação, há a exceção da exceção, uma vez que o ITBI incidirá, independentemente da preponderância da atividade, quando a pessoa jurídica alienante realizar o negócio jurídico em conjunto com a totalidade de seu patrimônio.
Isenções do ITBI para o ISS Fortaleza
Há algumas situações nas quais o ITBI incide, mas o seu pagamento será isento, como na:
- transmissão de imóvel residencial, quando adquirido por servidor público ativo ou inativo de Fortaleza, desde que não possua outro imóvel residencial em Fortaleza e seja sua moradia;
- transmissão de imóvel residencial, quando adquirido por ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, que tenha participado de operações bélicas, desde que não possua outro imóvel residencial no Município e seja sua moradia;
- transmissão de imóvel residencial, quando adquirido por contribuinte comprovadamente pobre (renda familiar menor que 3 salários mínimos) e o faça para sua residência, desde que não possua outro imóvel em Fortaleza e o valor venal do imóvel seja igual ou inferior a R$ 45.000,00;
- a transmissão das Zonas Especiais de Interesse Social 1 e 2, desde que o imóvel seja adquirido para moradia de contribuinte que não possua outro imóvel no Município.
Finalizando
Pessoal, chegamos ao fim do nosso artigo sobre a incidência do ITBI para o ISS Fortaleza. Esperamos que tenham gostado.
Recomendamos a leitura completa do Código Tributário Municipal de Fortaleza.
Caso queira se preparar para chegar competitivo nesta prova, invista nos cursos para o ISS Fortaleza do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado.
Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!