Olá, tudo bem com você? Está estudando para o concurso do ISS-Jequié? Hoje vamos te ajudar a montar um bom Ciclo de Estudos para o concurso o ISS-Jequié, para que você conquiste sua vaga para Auditor Fiscal Municipal!
Foi publicado o Edital do concurso para Auditor Fiscal Municipal de Jequié. Estão sendo ofertadas 03 vagas imediatas mais 07 vagas de cadastro reserva!
E, claro, uma dessas vagas vai ser sua! Mas, para isso, é necessária muita disciplina, foco e dedicação.
Por falar nisso, você já montou seu plano de estudo nesse pós-edital?
Depois do edital ter sido publicado você já está com “as regras do jogo” nas suas mãos. Isto é, você já sabe as disciplinas exigidas, os conteúdos exigidos dentro de cada disciplina, quais conteúdos vão ter um maior peso na sua prova, se vai ter discursiva ou não, entre outros fatores.
Por sinal, no caso da prova de Auditor Fiscal de Jequié, você já sabe que terá prova discursiva, além da prova objetiva. Além disso, a discursiva, assim como a objetiva, é uma prova eliminatória e classificatória.
Então, já que você já tem acesso a todas essas informações, este é o momento ideal para você se planejar para ser o mais eficiente possível nesse pós-edital.
Afinal, sabemos que depois que o edital sai não pode perder tempo!
Sendo assim, você já elaborou seu plano de estudos depois do edital ter sido publicado?
Depois do edital ser publicado temos uma das informações mais importantes, se não a mais importante, sabe qual é?
A sua Banca Examinadora. Assim, no caso do ISS Jequié já sabemos que a Banca Examinadora é o Instituto Consulplan.
O concurseiro antes do edital ser publicado estuda com base nos concursos anteriores daquele cargo que ele almeja, verificando as tendências recorrentes para as provas daquele concurso.
Porém, depois que o edital é publicado, ele tem o conteúdo programático de maneira detalhada, além das etapas que serão exigidas naquele concurso.
Logo, esse é o momento de realizar os ajustes necessários para a prova!
Como falamos, depois do edital ser colocado “na praça”, o concurseiro deve fazer algumas adaptações conforme as suas prioridades.
1° Existe alguma matéria com maior peso para o seu concurso?
Primeiramente, é importante saber quais são as etapas do seu concurso:
O concurso do ISS Jequié é formado por três etapas:
Ok, então para ver se alguma matéria tem um maior peso vamos analisar a prova objetiva. Sendo assim, a prova objetiva do ISS Jequié será composta por 40 questões do tipo múltipla escolha, com 5 alternativas (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta.
Essas 40 questões serão compostas do seguinte modo:
Conhecimentos básicos (15 questões totais):
Conhecimentos específicos (25 questões):
Sendo assim, a prova será composta por 40 questões (15 questões de conhecimentos básicos + 25 questões de conhecimentos específicos). No entanto, a pontuação da prova pode chegar até 60 pontos (10 pontos de português + 5 pontos de raciocínio lógico-matemático + 15 pontos de legislação e noções de Direito + 30 pontos de conhecimento do cargo).
Lembrando que dentro de conhecimentos do cargo estão as seguintes matérias: noções de auditoria, noções de direito tributário, noções de direito administrativo e contabilidade geral).
Assim, a parte da prova objetiva de conhecimentos específicos totaliza 45 pontos dos 60 pontos possíveis em toda a prova. Portanto, 75% da pontuação da prova vem da parte de conhecimentos específicos. Logo, 25% da pontuação da prova objetiva vem da parte de conhecimentos básicos.
Verificamos o peso considerável que as disciplinas da parte de conhecimentos específicos vão ter na sua prova objetiva. Mas será que isso irá se manter na prova discursiva?
Vamos verificar?
A prova discursiva para o concurso do ISS Jequié será constituída de 1 texto dissertativo-argumentativo, a respeito de um assunto de interesse geral.
Ademais, o texto deverá ter de 20 linhas a 30 linhas. Além disso, a discursiva será avaliada em uma escala de 0 a 10 pontos. Sendo 7 pontos relacionados aos aspectos textuais e formais e 3 pontos relacionados aos aspectos técnicos, ou seja, a pertinência com o tema proposto.
Assim, somando com a prova objetiva, temos 70 pontos totais nas provas (60 da prova objetiva + 10 da prova discursiva). Isto é, a prova discursiva representa um pouco mais de 14% da pontuação máxima da prova.
Então, vamos para o principal do artigo de hoje: como elaboro meu ciclo de estudos para o ISS Jequié, levando em consideração a importância das provas e das matérias?
Antes de tudo, você sabe o que é um Ciclo de Estudo?
Ciclo de estudo é um método de planejamento de estudos que leva em consideração uma sequência de matérias que vão ser estudadas com base em uma ordem que foi determinada previamente. Então, não importa qual o dia ou qual o horário que o estudante vai estudar aquelas matérias, o que importa é a ordem das matérias.
E se algum dia não der para estudar?
No método de ciclo de estudos, quando acontece de em algum dia o estudante não conseguir estudar, ou não conseguir terminar o tempo determinado para a matéria no dia anterior, ele deve recomeçar do ponto que ele parou no ciclo assim que conseguir voltar a estudar.
Sendo assim, quando você elabora um ciclo de estudos, você não se prende a horários ou dias pré-definidos. O que importa no ciclo de estudo é a ordem das disciplinas que vão ser estudadas e o tempo que vai ser dedicado a cada disciplina.
O Ciclo de Estudos apresenta inúmeras vantagens, vamos enumerar algumas?
1° – Por não ser tão fixo como o Cronograma de Estudos, o Ciclo acaba sendo mais dinâmico;
2° – Como não tem horários ou dias determinados, o Ciclo lida melhor com imprevistos;
3° – O Ciclo se adapta melhor a rotina principalmente de quem trabalha ou não tem horários fixos de estudo diário;
4° – O Ciclo apresenta uma metodologia mais flexível, já que ele permite efetuar uma maior adaptação à rotina do estudante;
5° – Evita que o estudante negligencie alguma disciplina, já que quando você conseguir estudar você irá retomar do ponto que parou anteriormente;
6° – O Ciclo auxilia para que as matérias sejam rodadas com mais rapidez e praticidade;
7° – Por fim, o Ciclo de estudos contribui para o aumento da motivação do estudante, já que ao ver que o planejamento está sendo cumprido, o estudante fica mais estimulado a continuar os estudos.
Já falamos do conceito do Ciclo de Estudos, da sua importância, das vantagens, etc. Mas e agora? Como montar um Ciclo de Estudo para a prova do ISS Jequié?
Primeiramente, você deve definir qual tamanho o seu Ciclo irá ter. Por exemplo, vamos supor que você levantou todas as suas obrigações diárias e verificou que você teria disponível umas 25 horas líquidas semanais para dedicar ao estudo.
Isto posto, 25 horas líquidas semanais, dá um total de 1.500 minutos de estudo semanais.
Considerando que você tem 7 matérias no concurso do ISS Jequié, você poderia dividir as matérias em ciclos de aproximadamente 90 minutos. Sendo assim, você iria rodar todas as matérias pelo menos 2 vezes cada.
Considerando que dividimos cada bloco em 90 min, já que o ideal é que ele seja maior que 60 minutos (afinal, demoramos um tempo para engatar na matéria) e inferior a 180 minutos (já que depois de 2 horas e meia estudando o rendimento começa a cair consideravelmente).
Assim, com blocos de 90 min você irá conseguir rodar todas as matérias 2 vezes e irá sobrar 240 min. Deste modo, 240 min geraria 4 blocos de 60 minutos. Logo, você pode selecionar 4 matérias para estudar 60 minutos a mais por ciclo.
Sabe como você pode escolher essas matérias?
1 – Verificando a importância da matéria na sua prova;
2 – Verificando a dificuldade ou facilidade que você tem naquela matéria.
Lembra quais são as matérias mais importantes?
“75% da pontuação da prova vem da parte de conhecimentos específicos. Logo, 25% da pontuação da prova objetiva vem da parte de conhecimentos básicos.”
Isto posto, você pode colocar as seguintes matérias para rodar a mais no seu ciclo:
Disciplina | Tempo de Estudo |
Português | 90 minutos |
Noções de Direito Tributário | 90 minutos |
Contabilidade Geral | 90 minutos |
Legislação e Noções de Direito | 90 minutos |
Noções de Auditoria | 90 minutos |
Noções de Direito Administrativo | 90 minutos |
Raciocínio lógico-matemático | 90 minutos |
Legislação e Noções de Direito | 90 minutos |
Português | 90 minutos |
Contabilidade Geral | 90 minutos |
Noções de Auditoria | 90 minutos |
Legislação e Noções de Direito | 60 minutos |
Noções de Direito Tributário | 90 minutos |
Noções de Direito Administrativo | 60 minutos |
Noções de Auditoria | 60 minutos |
Contabilidade Geral | 60 minutos |
Noções de Direito Tributário | 90 minutos |
Ok, mas e quando encerra o Ciclo?
Como o próprio nome já diz, trata-se de um Ciclo, isto é, quando encerra, deve-se reiniciar ele. Assim, se você estudou o seu último bloco (nesse caso, 90 minutos de noções de Direito Tributário), você volta para o primeiro bloco do Ciclo de Estudo (nesse caso, 90 minutos de Português).
Assim, a finalidade do ciclo de estudo é continuar o estudo do ponto que parou anteriormente e seguir com a carga horária pré-definida.
Espero que você tenha gostado do Artigo de hoje!
Bom Estudo!
Elizabeth Menezes
@elizabethmpalves
Quer saber mais um pouco sobre a preparação para os concursos da carreira fiscal?
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…