Intranet, Extranet e Internet: você sabe a diferença?
Intranet, Extranet e Internet: você sabe a diferença?
Olá amigos e amigas!
Intranet, Extranet e Internet são conceitos fundamentais para quem estuda Informática para concursos. Vamos comparar todas as definições?
_________________________________________________________________________
Internet
A Internet é a rede mundial de computadores, composta por todos os computadores do mundo ligados em rede. Seu funcionamento é baseado na Pilha de Protocolos TCP/IP. Neste exato momento, é muito provável que você esteja conectado à Internet lendo este texto, rs.
A Internet possibilita que computadores e outros dispositivos inteligentes troquem dados e informações entre si, por meio de uma infinidade de serviços, tais como correio eletrônico, mensageria, redes sociais, armazenamento em rede, fóruns, sistemas de gerenciamento e outros serviços. A Internet possibilita que este texto, por exemplo, seja lido em qualquer local do mundo, uma vez que ele está disponível de forma irrestrita na rede mundial de computadores.
_________________________________________________________________________
Intranet
A Intranet, por sua vez, também é uma rede de computadores, que disponibiliza um conjunto de serviços análogo à Internet, também baseada na pilha de protocolos TCP/IP. Porém, a Intranet é restrita a um local físico. Ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva.
Empresas, órgãos públicos e outros tipos de organizações normalmente possuem Intranets, pois precisam de uma rede de computadores similar à Internet para manter os seus serviços, como os seus Portais Corporativos e outros recursos on-line. Contudo, por questões de segurança, não há interesse que tais serviços estejam disponíveis para livre acesso pela Internet. Daí a necessidade de se implantar uma Intranet.
Mas duas observações são pertinentes neste momento:
1º – É possível que a Intranet de uma organização esteja conectada à Internet. Inclusive, esta é a regra geral, embora existam Intranets desconectadas da Internet.
Normalmente, as organizações impõem uma política restritiva de comunicação entre a Intranet e a Extranet, permitindo o acesso à Internet pelos computadores da Intranet, mas protegendo os serviços da Intranet, para que não sejam acessados por terceiros na Internet. Quem já trabalhou em uma Intranet certamente se viu em uma máquina com acesso à Internet.
2º – PODE SER POSSÍVEL acessar a Intranet e os seus serviços mesmo estando fora da Intranet, ou seja, pela Internet.
Mas professor, você acabou de dizer o contrário na observação anterior!
CALMA. Eu expliquei a regra geral. Mas vejamos o conceito de Extranet e desvendar essa interrogação.
_________________________________________________________________________
Extranet
A Extranet, por fim, funciona como uma extensão da Intranet a computadores que estejam fora dos domínios físicos da Intranet.
Não raro, é necessário que parceiros, clientes, fornecedores, e até mesmo funcionários da organização precisem acessar alguns serviços da Intranet, mesmo estando fora da organização. E, nesse contexto, a Extranet torna-se ferramenta essencial para a organização.
Eu mesmo, cito a minha experiência como servidor público. Meu órgão, a Câmara dos Deputados, disponibiliza alguns dos serviços da Intranet via Extranet para os seus servidores. Mesmo assim, por motivos de segurança ou outras razões organizacionais, pode a organização optar por disponibilizar ou não determinados serviços na Extranet.
Quer um exemplo?
Pela Extranet da Câmara dos Deputados, eu posso marcar minhas férias no sistema da Casa. Por outro lado, não consigo acessar o sistema do Ponto Eletrônico. Este último somente pode ser acessado de computadores da Intranet.
O acesso à Extranet, via de regra, pode ocorrer de duas formas: ou por meio de um acesso exigindo usuário e senha, para garantir a autenticidade do usuário, ou ainda por uma rede privada virtual (VPN), que, em termos práticos, cria uma conexão segura tunelada entre o dispositivo fora da Intranet e a Intranet propriamente dita.
_________________________________________________________________________
É isso aí, pessoal!
Quem gostou do artigo, pode me seguir no Instagram: @profdiegocarvalho.