INSS abre segunda turma do curso de formação para Técnico
Está aberta a segunda turma do curso de formação profissional dos 298 candidatos aprovados no concurso público do INSS. A seleção ofertou vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, conduziram a cerimônia no auditório do INSS, no Setor de Autarquias Sul, em Brasília.
Os candidatos do curso de formação do INSS para técnico preencheram o cadastro no Cebraspe para dar início às aulas na data de hoje (4). A previsão de conclusão do curso é no dia 4 de fevereiro.
A carga horária total será de 180 horas, presenciais e em tempo integral, com atividades programadas para o turno diurno e a bolsa auxílio corresponde a 50% da remuneração de um técnico do seguro social, hoje em R$ 5.905,79.
Lupi e Stefanutto ressaltaram os avanços ocorridos com a automação, mas salientaram que “é preciso humanizar o atendimento nas agências”. Para isso, o ministro voltou a afirmar que está em busca do chamamento, senão de todos, de parte dos 1.894 candidatos que foram aprovados no concurso passado.
Vale lembrar que a meta do ministro é de reduzir ao máximo as inúmeras filas do INSS. Atualmente, o tempo de espera é de 49 dias, sendo que a expectativa é de diminuir esse tempo para 30 dias.
“Eu quero, nesse ano de 2024, chegar a data de 30 dias de espera para conclusão do benefício. O que quer dizer? Que no próprio mês que a pessoa dê entrada, conclua o processo”, disse o ministro.
Ademais, o INSS já se prepara para realizar um novo concurso público em 2024. Foram solicitadas 7.655 vagas para uma nova seleção, que pode contemplar cargos de níveis médio (Técnico) e superior (Analista).
Para saber TODOS os detalhes acerca do novo concurso do INSS, acesse agora mesmo o artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos para você. O link está disponível logo abaixo:
Saiba mais: Concurso INSS