INGLÊS – SENADO FEDERAL
PROF. ROBERTO WITTE!
Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.
Inglês para o Senado
Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.
Muito bem, muito bem, muito bem…neste rápido artigo, falarei um pouco sobre (about; on; concerning) a prova do Senado Federal.
Antes de (before; prior to) continuar, porém, preciso ressaltar (highlight) que, apesar de a banca não ter sido escolhida, podemos, de certa forma, antecipar o que pode, COM CERTEZA, ser estudado para que surpresas desagradáveis não aconteçam.
É costume das bancas cobrar, assuntos relacionados ao órgão que solicitou o concurso. Sendo assim, a prova para a Receita Federal deverá cobrar textos relacionados à tributação, economia e comércio (política também aparece, dependendo da época em que a prova é aplicada). Se a prova for para a Aneel, textos voltados para o setor elétrico, e assim por diante.
HOWEVER (entretanto, contudo, todavia)
Portanto (therefore; so; thus), procuramos sempre antecipar as tendências que podem ser cobradas e, consequentemente, o provável tipo de vocabulário que o (a) candidato (a) irá se deparar.
LEMBRANDO que estou sempre às 3feiras de manhã e tarde transmitindo AO VIVO pelo Canal do Estratégia Concursos das 8:30 até 12h e Estratégia Militar das 14h até 17:30. Inclusive, estou gravando o material que fará parte do curso do Senado Federal.
ENTRETANTO, TÃO IMPORTANTE QUANTO (as important as) SABER QUAL O PERFIL DA PROVA COBRADA PELO SENADO, é saber como é o formato da prova. Em nossas aulas, nos baseamos na última prova aplicada em 2008. Prova aplicada pela FGV. A FGV tem se mostrado uma banca exigente, principalmente no que tange vocabulário. A FGV não dá mole quando o assunto é vocabulário. Sendo assim, seguem algumas recomendações:
1. Assista às aulas (attend the classes) e anote TODAS as palavras e expressões novas. Talvez elas não sejam objeto de perguntas, mas podem estar inseridas no texto e, se você não as conhecer, isso pode prejudicar o entendimento do texto (no mínimo, você você vai perder muito mais tempo para entender o que estiver “rolando” (going on) naquele trecho do texto e, quiçá prejudicar toda sua prova…vamos ficar atentos (as);
2. Mesmo que (even if) não seja a FGV a escolhida para o certame, não tem problema. Estudar por provas elaboradas pela FGV é um excelente treino para qualquer outra banca. Então, mãos à obra;
3. A seguir, vou colocar alguns tópicos que foram solicitados em provas anteriores. Todos esses textos serão abordados na próxima aula GRATUITA e AO VIVO, no dia 29 de Outubro. Aguardo você lá.
A seguir, segue um pequeno mapa de como foram as últimas provas, mais precisamente (more precisely; more accurately) , os últimos textos.
1. Department of Sociology (texto abordando sociologia)
2. Beware the power of the blog (“Cuidado com o poder do blog” > texto curto falando da importância, ou não, dos blogs)
3. Of all the tedious tasks that lawyers have to do… (texto abordando a rotina e funções de advogados)
4. When we think about people who have law degrees (praticamente a continuação do texto acima, mas que foi desmembrado para haver 2 textos na prova)
5. Information governance – more than a guiding force? (atitudes que empresas estão tomando em relação à governança da informação estão mudando.)
6. The Tech Product Network is an information and knowledge portal (Informação e conhecimento a serviço da lei, mais especificamente para tornar os trabalhos dos agentes da lei e correções mais fácil, mais seguro e mais eficiente)
7. Questions To Ask Before Using YouTube As A Communications Tool (Observe a tradução do trecho inicial desse texto: “Como profissionais de comunicações, é muito fácil ser pego pela propaganda exagerada e emoção sobre todas as novas táticas de comunicação on-line que temos disponíveis para nós hoje.”)
8. EVER since it was first spotted amid the factory smoke of …(Novamente, observe a tradução do trecho inicial desse texto: “Desde que foi visto pela primeira vez em meio à fumaça de fábrica das nações industrializadas da Europa Ocidental, a classe média tem suportado as esperanças de progresso de políticos, economistas e lojistas.”)
Perceba que há enfoque sociológico em todos os temas dos textos. Temas sociológico e no trato e comportamento em relação à informação disponível na atualidade.
Baseando-se nos exemplos apresentados (exemplos das últimas provas), minhas sugestões são:
1. Estude bem esses últimos textos, de modo que você fique bem familiarizado (a) com os assuntos.
2. Estude o modo como as questões são exigidas (em meu próximo artigo, abordarei e exemplificarei esse ponto, um Raio-X da prova);
3. Fique atento à assuntos atuais relacionados a comportamentos humanos em relação a informação e a relação com nossa sociedade atual;
4. Eu apostaria, também, em ficarmos atentos (as) a assuntos voltados (concerning) para o que tem ocorrido em nosso senado federal e suprema corte. Mesmo tendo havido decisões polêmica ultimamente (lately; recently), e um concurso público provavelmente não vá questionar tais decisões, pode ser que haja algum texto que aborde um tema similar e, consequentemente, apareça vocabulário pertinente. Já houve (there has already been) uma prova de concurso que falava sobre corrupção de prefeitos em municípios brasileiros, então não custa ficarmos atentos;
5. Estude pelo nosso material e assista às nossas aulas AO VIVO e GRATUITAS todas as 3feiras no canal do Estratégia Concursos. Eu abordo muito vocabulário e, independentemente de a aula abordar material de outros cursos, você sempre se deparará com palavras e expressões novas, bem como fará com que seu cérebro permaneça em contato com o idioma. Quando você chegar na prova, você estará adequadamente acostumado com um texto em inglês.
Em nosso próximo bate-papo, vou falar sobre o perfil da prova…conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.
Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith