O Inglês vem sendo uma matéria cada vez mais presente nos editais de concursos públicos da Área Policial. Neste artigo, será dada ênfase para a disciplina de Inglês nos concursos da PCDF e do CBM-MG, que estão com editais publicados, porém suspensos em face da pandemia.
Com toda a certeza, esse período de suspensão é extremamente proveitoso para o início dos estudos da matéria, contanto que haja foco e dedicação, somados às técnicas aqui apresentadas, muitas delas, indicadas pelos Professores do Estratégia que desenvolvem os PDFs e ministram as videoaulas.
Muitos não esperavam que aparecesse Inglês nos concursos da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) e do CBM-MG (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais). Talvez seja por não perceberem o quão fundamental é ter noção de uma língua tão falada (terceira do mundo, atrás apenas do Mandarim e do Espanhol) em situações de emergência e extrema necessidade, as quais os policiais e oficiais constantemente se deparam.
A comunicação é fator de extrema relevância para transmissão dos fatos. Por exemplo, ao socorrer uma vítima estrangeira em risco de morte, que necessita informar o ocorrido.
Tenha em mente que, certamente, o Inglês será cada vez mais frequente nos concursos policiais e afins, por consequência, tal disciplina não pode ser deixada de lado.
Primeiro, importante saber que o estudo do Inglês para concursos públicos é diferente dos cursos regulares, uma vez que não há intenção de o concurseiro ser um falante nato, nem escritor da língua. O foco principal é a compreensão suficiente para análise e solução da questão.
Em outras palavras, não se trata de alcançar, em poucos meses, um nível avançado e domínio total da língua, pois isto é impossível. É claro que a proficiência em um idioma vai muito além da simples compreensão.
Em contrapartida, tudo é questão de treino. Quanto mais for estudado, mais conhecimento será obtido. Saiba que o Inglês é muito mais simples do que a própria Língua Portuguesa, pois tem pouca variação, principalmente em relação aos tempos verbais.
Lembre-se que são “apenas” cinco questões, mas que podem fazer toda diferença em sua prova em virtude da ampla concorrência.
O passo inicial é avaliar o seu nível de conhecimento com sinceridade. Busque resolver algumas questões e analisar o aproveitamento. Ao notar que é ‘grego’ e não entende nada, inicie o curso pela aula 00 e veja os vídeos.
De fato, se você está no nível iniciante não adianta entrar em desespero e querer ler todo o conteúdo em um curto espaço de tempo. Então, separe um tempo maior para se dedicar ao curso de Inglês do Estratégia, que engloba: Provas + Tradução + Gramática + Vocabulário.
Por outro lado, caso já consiga entender bem o texto de uma forma geral, mas possui dificuldades em pontos específicos, como no vocabulário, por exemplo, inicie pela aula que trata deste tema.
De tal sorte que os que já possuem um bom nível de Inglês não podem relaxar, sequer subestimar a prova, pois o estudo para concursos requer muito treino.
Aliás, caso sinta necessidade de assistir às videoaulas, não há problemas, porém, antes disso, leia os PDFs da matéria correlata para já ter noção do que vai ser tratado e otimizar seu tempo, porque, assim, já terá certa intimidade com o assunto, o que deixará a aula mais interessante e de fácil assimilação.
Dominar a interpretação de textos é a peça chave para se sair bem em Inglês nos concursos da PCDF e do CBM-MG.
Dificilmente o concurseiro sem muito conhecimento da matéria conseguirá ler o artigo inteiro e entender tudo que foi passado. Todavia, identificar o assunto principal e captar a visão global do conteúdo, muitas vezes, pode ser suficiente para resolução da questão.
Veja esse exemplo da Professora Andrea Belo, em que ela cria palavras sem significado e, mesmo assim, é possível resolver as questões apenas por indução:
Durante o treino, tente resolver as questões sem prévia leitura do texto traduzido. Analise e anote os pontos que geraram dificuldade. Confira o gabarito e, então, será o momento de destrinchar todo o conteúdo, anotando e grifando o que mais importa.
Escolha um texto de nível compatível com seu conhecimento e que seja de sua área ou interesse, a fim de facilitar a compreensão e absorção do vocabulário. Em seguida, faça uma leitura rápida/diagonal para ter noção do que é tratado.
Compreender a formação e estrutura das frases facilitará para captar a informação central e interpretar corretamente o texto. Cada palavra tem uma função específica na sentença. São elas: substantivos, pronomes, verbos, adjetivos, advérbios, preposições, artigos e conjunções.
Como é possível perceber, quem já tem facilidade na disciplina de Português poderá ter maior noção contextual do Inglês ao estudá-lo quando se tratar da estrutura em si, devido à compreensão dos conceitos.
Atenção ao formato das orações. Busque colocar as sentenças na ordem direta: “sujeito + verbo + complemento” para que a ideia substantiva abra o enunciado, seguida da ação e, por fim, o complemento.
Outra dica muito boa é prestar atenção nas primeiras sentenças de cada parágrafo, pois, nelas, já pode haver uma pista do que será tratado ou até mesmo, a ideia principal.
Em síntese, a ordem é: leia, primeiro, o enunciado da questão, em seguida, as alternativas e, então, faça a leitura rápida do texto. Este método vai ajudar a economizar tempo na hora da prova, contanto que seja treinado antes.
Além da interpretação de textos, ter um bom vocabulário é essencial para se dar bem em Inglês nos concursos da PCDF e do CBM-MG. Os dois pontos (intepretação e vocabulário) são conexos, pois, para interpretar bem o texto, é preciso entendê-lo e, para tanto, deve-se conhecer o vocabulário.
Claro que não se pode prever todas as palavras que vão aparecer na sua prova, porém é viável montar um caderno de vocabulários de forma inteligente. Nele, sempre anote todas as palavras novas para revisão.
Pense nas palavras-chave, porque elas darão dicas do conteúdo. Como exemplo: but (mas), because (porque), best (o melhor), worst (o pior), the most (o mais), if/whether (se).
De maneira idêntica, concentre-se nos nomes de lugares, datas e palavras em destaque no texto, pois eles também podem auxiliar na interpretação.
Fique atento aos cognatos, ou seja, palavras parecidas nas duas línguas que podem significar a mesma coisa (cognatos verdadeiros) ou terem conceitos totalmente distintos (falsos cognatos). Seguem alguns exemplos de falsos cognatos extraídos dos PDFs elaborados por nossos professores Roberto Witte e Ena Loiola:
Assim como os falsos cognatos são capazes de pregar peças, as expressões idiomáticas também podem estar presentes para confundir o candidato. São frases e termos usados pelos nativos da língua que não têm significado ao pé da letra ao se traduzir palavra por palavra. Por isso, deve-se prestar muita atenção ao contexto.
Olhe alguns exemplos dos nossos Professores:
Viu como não tem relação alguma? Assim, dependerá do bom senso para interpretar, baseando-se na visão global do texto caso não conheça a expressão idiomática.
Por fim, segue um quadro da Professora Andrea Belo de duas opções de métodos a serem utilizados na hora de estudar Inglês para os concursos da PCDF e CBM-MG:
A matéria de Inglês nos concursos da PCDF e do CBM-MG será cobrada de modo e de nível diferentes, posto que não se trata da mesma banca examinadora.
A banca FUNDEP é responsável pelo concurso do CBM-MG e, geralmente, cobra um conteúdo mais básico. Em contrapartida, os textos costumam ser longos.
Já a banca CEBRASPE, escolhida para o concurso da PCDF, apresenta um conteúdo mais aprofundado e exige linguagem técnica e vocabulário apurado.
Por certo, em ambos os casos, os temas tratados serão variados, mas sempre com grandes chances de ser exigido algo relacionado ao cargo do concurso. Por sorte, procure estudar textos que tratem da área policial , de acordo com o concurso almejado.
Atualidades, sem dúvida, é uma matéria muito recorrente nos textos para concursos, por isso, esteja ligado no que vem acontecendo no mundo!
Da mesma forma, ambas as bancas cobram muito interpretação de textos, mas cada uma a seu estilo, por isso, é essencial a resolução de questões específicas da banca examinadora nos simulados.
Antes de iniciar os estudos faça um planejamento possível de ser cumprido. Se você trabalha com ciclos semanais de estudo, inclua o Inglês, no mínimo, uma vez na semana, mas com revisões diárias de alguns minutos.
Diferentemente das demais disciplinas, as chances de esquecimento sem repetição diária (e não apenas semanal/quinzenal) é muito maior, pois se trata de uma língua estrangeira com curto prazo para aprendizagem. Então, é necessário criar certa “intimidade” com ela.
Além disso, hábitos do dia-a-dia fora dos estudos podem complementar a revisão. Para ilustrar: assistir a séries e a filmes legendados em Inglês, bem como utilizar aplicativos de celular e configurar os programas (e-mail, navegador, notas, calendário) para Língua Inglesa.
As músicas também são ótimas opções: busque entender o que você está ouvindo e/ou cantando. Todavia, não confie cegamente nos sites de tradução, pesquise em mais de uma fonte, sempre.
Como foi mostrado, não só é possível, como também é necessário estudar Inglês para os concursos da PCDF e do CBM-MG, que já tiveram a publicação do edital.
Embora haja dificuldades, lembre-se que são cinco questões da prova, as quais, inegavelmente, podem ser essenciais para a aprovação.
Para tanto, pratique, por meio da resolução de questões e seja disciplinado: Inclua o Inglês na carga semanal de estudos e não o ignore.
E, em especial, não sofra. Estude um dia por vez, pois, quando se sai do “zero”, o ganho inicial é muito grande, pois há impulso. Como se sabe, impulso consiste na quantidade de movimento dada a algo, a relação direta entre FORÇA e TEMPO.
Ou seja, tempo existe, uma vez que o concurso está suspenso. Já a força aplicada depende exclusivamente do treino e da constância.
Aliás, não pare até conseguir.
Espero tê-lo ajudado.
Um Abraço,
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