Jurídico

Informativo STJ 588 Comentado – Informativo Estratégico

Informativo STJ 588 Comentado – Informativo Estratégico

Em continuidade ao nosso projeto de informativos comentado, apresentamos neste artigo a compilação dos comentários feitos pelo Professores do Estratégia referente ao Informativo STJ 588.

Antes de mais nada, lembro que você pode optar por receber nossos informativos por e-mail, INSCREVA-SE AQUI!

Nesta rodada de julgados, que abrange o período de 17 a 31 de agosto de 2016, o STJ trouxe alguns casos interessantes, que estão em provas vindouras de concurso público.

Foram abrangidos os seguintes assuntos:

a) Em Direito Tributário, conforme comentários do Prof. Fábio Dutra, tivemos:

– A notificação para cobrança judicial de crédito tributário, pode ser por envio de carnê ao contribuinte ou outra modalidade em que seja dada ciência ao contribuinte sobre o lançamento do imposto; e

– Nas operações de venda de medicamentos que sejam de uso restrito a hospitais e clínicas, a base de cálculo do ICMS/ST (imposto sujeito ao regime de substituição tributária) será valor da operação de que decorrer a saída da mercadoria.

b) Em Direito do Consumidor, conforme comentários da Prof. Aline Baptista Santiago:

– Não se aplica o CDC às relações existentes entre operadoras de planos de saúde constituídas sob a modalidade de autogestão e seus filiados, na hipótese em que firmado contrato de cobertura médico-hospitalar.

– O termo inicial do prazo de permanência de registro de nome de consumidor em cadastro de proteção ao crédito (art. 43, § 1º, do CDC) inicia-se no dia subsequente ao vencimento da obrigação não paga, independentemente da data da inscrição no cadastro.

c) Em Direito Processual Civil, conforme comentários do Prof. Ricardo Torques:

– A Fazenda Nacional, embora tenha contestado a ação, ao reconhecer a procedência do pedido, terá denotado desinteresse em resistir à pretensão pelo que estaria dispensada do pagamento dos honorários advocatícios;

– Se a obrigação for fundada exclusivamente em lei não recepcionada pelo STF – ou seja, em norma materialmente incompatível com a Ordem Constitucional – o título será inexigível, o que justifica a impugnação;

– O filho não tem legitimidade “ad causam” para tutelar o reconhecimento de filiação socioafetiva em razão da genitora capaz e já falecida, o que não impede que o referido filho busque, diretamente, o reconhecimento da paternidade natural ou socioafetiva pela via declaratória adequada; e

– Citado o devedor fiduciante e ciente da decisão limitar de busca e apreensão em razão da mora, terá prazo de 15 dias para contestar a ação, a contar da juntada do mandato nos autos.

d) Em Direito Civil, conforme comentário do Prof. Paulo H. M. Sousa:

– O empregado que for aposentado ou demitido sem justa causa não terá direito de ser mantido em plano de saúde coletivo empresarial custeado exclusivamente pelo empregador – sendo irrelevante se houver coparticipação no pagamento de procedimentos de assistência médica, hospitalar e odontológica -, salvo disposição contrária expressa em contrato ou em convenção coletiva de trabalho;

– O condomínio, independentemente de previsão em regimento interno, não pode proibir, em razão de inadimplência, condômino e seus familiares de usar áreas comuns, ainda que destinadas apenas a lazer;

– O brasileiro que adquiriu dupla cidadania pode ter seu nome retificado no registro civil do Brasil, desde que isso não cause prejuízo a terceiros, quando vier a sofrer transtornos no exercício da cidadania por força da apresentação de documentos estrangeiros com sobrenome imposto por lei estrangeira e diferente do que consta em seus documentos brasileiros;

– Os lucros de sociedade empresária destinados a sua própria conta de reserva não são partilháveis entre o casal no caso de dissolução de união estável de sócio; e

– No caso em que sociedade empresária tenha sido contratada mediante licitação para a execução integral de evento festivo promovido pelo Poder Público, a contratada – e não o ente que apenas a contratou, sem colaborar direta ou indiretamente para a execução do espetáculo – será responsável pelo pagamento dos direitos autorais referente às obras musicais executadas no evento, salvo se comprovada a ação culposa do contratante quanto ao dever de fiscalizar o cumprimento dos contratos públicos (culpa in eligendo ou in vigilando).

– É trienal o prazo prescricional da pretensão de entidade de previdência privada complementar de reaver verbas relativas a benefício indevidamente apropriadas por terceiro.

e) Em Direito da Criança e do Adolescente, conforme comentários do Prof. Ricardo Torques:

O STJ não admite transmudar a adoção conjunta em adoção unilateral post mortem, quando houve falecimento de um dos cônjuges, em razão da desista da ação pelo outro cônjuge, mesmo que o falecido haja manifestado inequívoco interesse em adotar.

f) Em Direito Penal, conforme comentários do Prof. Renan Araújo:

O dolo, no crime de gestão temerária, deve ser entendido como a vontade livre e consciente de agir com inobservância dos cuidados obrigatórios na gestão da Instituição, em contrariedade às normas estabelecidas pelo Banco Central, sendo irrelevante se o agente considera que está agindo de forma temerária.

g) Em Direito Processual Penal, conforme comentários do Prof. Renan Araújo:

o juiz pode, ao proferir sentença penal condenatória, fixar valor mínimo para a reparação dos danos morais eventualmente suportados pela vítima.

BAIXE O INFORMATIVO 588 STJ COMENTADO AQUI

Confira a íntegra dos comentários:

Convido você a curtir a página do Estratégia Carreira Jurídica no Facebook. Publicamos com frequência informações relevantes e conteúdos gratuitos. Nos acompanhe no Facebook.

Para consultar os informativos comentados anteriormente acesse:

INFORMATIVOS STF Comentados

INFORMATIVOS STJ Comentados

PS. Divulgaremos ainda nesta semana os comentários ao Informativo STJ 588. Continue nos acompanhando.Inscreva-se na nossa lista de e-mails.

Não custa lembrar, mas o Estratégia Carreira Jurídica está com pacotes específicos e focados no edital para vários concursos da área jurídica. Confira aqui nossos principais pacotes:

Cursos para PGE-AM

Cursos para Procurador Federal

Cursos para Procurador do BACEN

Cursos para PGE-SP

Cursos para PGE-SE

Cursos para PGFN

Cursos para DPU

Qualquer dúvida, deixe seu comentário logo abaixo!

Excelentes estudos!

Ricardo Torques

Ver comentários

Posts recentes

Concurso BNDES: 900 vagas! Conheça os cargos do edital!

Está na praça o aguardado edital do concurso público BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico…

1 hora atrás

Concurso CAU AC PUBLICADO! Veja os detalhes

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre (CAU AC) divulgou o seu novo edital…

2 horas atrás

Concurso PM SP divulga gabarito preliminar para Soldado

Com suas provas realizadas neste último domingo, 21 de julho, foi divulgado o gabarito preliminar…

2 horas atrás

Concurso IAGRO MS: saiu edital! 29 vagas e inicial de R$ 7 mil

Ei, concurseiro. É formado em Medicina Veterinária? Pois então acaba de surgir uma nova oportunidade…

3 horas atrás

Concursos Nível Médio 2024: vagas em diversas áreas!

Já pensou em garantir um emprego com estabilidade, bons salários e benefícios e sem precisar…

3 horas atrás

Concursos Administrativos 2024: previsões ATUALIZADAS!

A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…

3 horas atrás