Informativo STF 859 – Informativo Estratégico
Olá pessoal, tudo bem? Passando para divulgar mais um informativo comentado. Hoje apresento a vocês a consolidação dos comentários do Informativo STF 859.
Nesta rodada temos julgados de Direito Previdenciário, Direito Administrativo, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Penal.
Entre os julgados relevantes dessa semana, destacamos inicialmente a análise do Prof. Ali Jaha no RE 718.874/RS sobre a constitucionalidade da contribuição social do empregador rural pessoa física, incidente sobre a receita bruta obtida com a comercialização da produção.
Sem dúvidas, o RE 760.931/DF, analisado pelo Prof. Erick Alves constará das próximas provas de concurso público. Nesse julgado de Direito Administrativo, segundo o Professor, o STF entendeu que a responsabilidade pelo pagamento dos encargos trabalhistas é exclusiva do contratado, não podendo ser transferida à Administração, exceto quando se comprovar sua omissão culposa no exercício do seu dever de fiscalização ou de escolha adequada da empresa a contratar, a chamada culpa “in vigilando” ou culpa “in elegendo”.
Outro julgado fundamental desta rodada é o HC 140.441, analisado pelo Professor de Direito Constitucional. Segundo Professor Ricardo Vale, o STF assentou entendimento no sentido de que o brasileiro nato que perder a nacionalidade ao adquirir voluntariamente outra poderá ser extraditado em virtude da prática de homicídio doloso.
Não deixe de estudar bem esse informativo!
Lembro que você pode receber nossos informativos diretamente no seu e-mail! INSCREVA-SE AQUI!
Leia os comentários clicando no link a seguir:
Informativo STF 859 – Informativo Estratégico
Convidamos você também para curtir a página do Estratégia Carreira Jurídica no Facebook e acompanhar nossos conteúdos gratuitos!
Para consultar os informativos comentados anteriormente acesse:
Não custa lembrar, mas o Estratégia Carreira Jurídica está com pacotes específicos e focados no edital para vários concursos da área jurídica. Confira aqui nossos principais pacotes:
Cursos Regulares para Magistratura Federal
Cursos Regulares para Magistratura Estadual
Cursos para Procurador Federal
Cursos para Procurador do BACEN
Bons estudos!