Informática TCE SP: gabarito comentado. Temos recurso!
Olá amigos e amigas!
Venho aqui comentar a prova de informática TCE SP. Foi uma prova de mediana para difícil, considerando o histórico recente da FCC.
19. O sistema operacional Windows 7, em português, possui o menu Iniciar, que oferece uma lista de opções para acessar programas, pastas e configurações do computador. O menu Iniciar
(A) tem uma caixa de pesquisa, localizada na parte superior do menu.
(B) dá acesso ao Painel de Controle, no qual é possível instalar ou desinstalar programas, configurar conexões de rede, gerenciar contas de usuário, etc.
(C) tem o botão de Desligar. Ao clicar neste botão, surge um menu com apenas 2 opções: reiniciar ou desligar o computador.
(D) permite que o usuário cole no painel direito os programas aos quais deseja ter acesso rápido.
(E) pode ser acessado clicando-se no botão Iniciar localizado no canto inferior direito da tela ou pressionando-se as teclas CTRL e M e I.
Comentários: as demais alternativas estão evidentemente erradas, e não preciso comentá-las. O problema é que a assertiva “gabarito” também está errada! Não se utiliza o Painel de Controle para instalar programas, apenas para desinstalar. No máximo, o Painel de Controle oferece um tutorial para ensinar a instalar um programa, o que, definitivamente, não é um recurso que instala programas.
Portanto, acredito que cabe recurso nessa questão, pois não há funcionalidade específica no Painel de Controle para a instalação de programas, de modo que não há alternativa correta na questão. Pede-se, portanto, a anulação da mesma.
20. Um Auxiliar da Fiscalização Financeira do TCE de São Paulo deseja imprimir, em uma impressora HP LaserJet 200 color, uma área contínua de uma planilha criada no Microsoft Excel 2010, em português, em uma única página. Porém, este conteúdo ocupa uma página e meia. Para conseguir o que deseja, após selecionar a área que necessita imprimir, o Auxiliar deve clicar no menu Arquivo e, na opção Imprimir, deve selecionar, na divisão de
(A) configurar o layout da página, Reduzir para Caber, depois, clicar no ícone de uma impressora.
(B) propriedades da impressora, a opção Imprimir Seleção e Ajustar Para Caber, depois, clicar no botão Imprimir.
(C) configurações, Imprimir Seleção e Ajustar Planilha em Uma Página, depois, clicar no botão Imprimir.
(D) propriedades da impressora, Células Selecionadas e Comprimir para Caber, depois, clicar no ícone de uma impressora.
(E) configurações, Ajustar Seleção em Uma Página, depois, clicar no botão Imprimir.
Comentários: A FCC gosta de criar alternativas fictícias neste tipo de questão. Não há outra alternativa senão o gabarito a ser marcada.
21. Considere a planilha abaixo, criada no Microsoft Excel 2010, em português.
Para gerar um gráfico de pizza de forma que sejam considerados apenas os itens A, B e C e seus respectivos totais, é correto selecionar as células de
(A) B1 a D4.
(B) A1 a A4 e de D1 a D4.
(C) A1 até D4.
(D) A1 a D1, de A2 a D2 e de A3 a D3.
(E) A2 a D4.
Comentários: Considero este tipo de questão complicado, pois ou requer prática com o Excel ou uma boa dose de raciocínio por parte do candidato. Uma vez que deseja-se somente os itens e os seus totais no gráfico, não há necessidade de selecionar as colunas intermediárias.
Portanto, selecionar de A1 a A4 e de D1 a D4 é o adequado para gerar o gráfico corretamente.
22. Um Auxiliar de Fiscalização Financeira está usando um aplicativo de Correio Eletrônico em um computador com o Windows 7. Ele preencheu todos os campos do e-mail e tem uma planilha de 500KB (que está em um diretório local) para enviar ao destinatário. O Auxiliar deve
(A) fazer o download da planilha do diretório para o e-mail, selecionar a opção de Anexar Arquivo e enviar a mensagem com a planilha anexada.
(B) habilitar a opção do Windows 7 para permitir que sejam anexados arquivos, localizar a planilha no diretório, esperar pelo download do arquivo e enviar a mensagem com a planilha anexada.
(C) enviar o e-mail e depois enviar a planilha usando um serviço de envio de arquivos, pois a planilha é muito grande para ser anexada.
(D) selecionar a opção de Anexar Arquivo, localizar a planilha no diretório, esperar pelo upload do arquivo e enviar a mensagem com a planilha anexada.
(E) aumentar a capacidade de anexos do navegador de internet para 500KB, anexar a planilha no navegador e enviar o email.
Comentários: As ferramentas de email disponibilizam algum recurso do tipo “Anexar Arquivo” para que um arquivo possa ser anexo a um email. Depois de anexado o arquivo pode-se enviar a mensagem.
23. Considerando o URL
http://www4.tce.sp.gov.br/sites/default/files/resolucao_12_2006.pdf, é correto afirmar que
(A) www4.tce.sp.gov.br/sites/default/files corresponde ao servidor, que é o computador no qual está hospedado o site.
(B) resolucao_12_2006.pdf corresponde ao arquivo que se deseja acessar.
(C) http é o único protocolo capaz de permitir acesso a qualquer endereço na WWW.
(D) há erro no URL, pois o certo seria www e não www4.
(E) há erro no URL, pois o certo seria resolucao_12_2006.html e não resolucao_12_2006.pdf.
Comentários: Em um URL, o último elemento (quando explicitado) é o recurso a ser acessado. No caso, resolucao_12_2006.pdf é o arquivo a ser acessado.
24. Um Auxiliar do TCE de São Paulo está digitando um manual de Fiscalização Financeira contendo títulos de níveis 1, 2 e 3 e textos normais para cada um destes títulos. Como este manual possui diversas figuras, ele colocou legenda em todas elas utilizando o procedimento que relaciona a legenda ao nível de título a que a figura pertence. Ao final da digitação do manual, o Auxiliar inseriu uma página em branco no início do documento, e deseja gerar automaticamente o índice das figuras. Para gerar este índice, clicou na guia
(A) Página Inicial, na opção Índice de Figuras, na opção Modelos de Índices e selecionou o índice desejado.
(B) Inserir, na opção Gerar Índices Automaticamente do grupo Referências, e no botão Ok.
(C) Referências, na opção Inserir Índice de Ilustrações e no botão Ok.
(D) Layout da Página, na opção Referências, na opção Gerar Índice de Ilustrações e no botão Ok.
(E) Inserir, na opção Índice de Ilustrações e selecionou o modelo de índice desejado.
Comentários: O que facilita nossa vida nessa questão é que o usuário deseja fazer um índice apenas com as figuras do documento. No Word, o nome desse recurso é Índice de Ilustrações, e fica na Guia Referências.
Comentários finais: Conforme dito inicialmente, não foi uma prova fácil, mas, por outro lado, já tivemos provas piores da FCC no ano de 2015.
Espero que o recurso seja útil.
Grande abraço!